Aprenda como fazer um bom planejamento para comprar um carro

Entenda a importância de ter um planejamento para comprar um carro

Categoria: Financiamento de Veículos

O planejamento para comprar um carro exige não apenas inteligência para estabelecer as metas e organizar as economias, mas também um pouquinho de esforço e dedicação. Sem autocontrole, novas despesas são feitas, e isso aumenta a dificuldade para guardar o dinheiro que realizará o sonho do carro novo.

Neste artigo, vamos apresentar os principais elementos de um planejamento para guardar dinheiro, que incluem analisar os gastos não só de compra do veículo, como também os custos de impostos, seguro e manutenção.

Também vamos falar sobre o levantamento da sua renda mensal, a necessidade de ter uma reserva para emergências e, por fim, como os gastos desnecessários podem comprometer o desejo de comprar ou trocar de carro.

Ficou interessado em saber mais sobre o assunto? Confira o texto que preparamos a seguir!

Entendendo a importância de ter um planejamento para comprar um carro

O planejamento para comprar um carro, como mencionamos na introdução, depende muito de dois fatores essenciais: uma boa renda mensal e autocontrole! Afinal, não adianta sonhar em comprar um carro se não há um fluxo de dinheiro entrando na conta, que permita pagar as nossas despesas e ainda sobrar um pouquinho para guardar. Assim como não adianta nada ganhar muito dinheiro, mas gastar tudo no shopping, sem controle algum sobre as nossas finanças pessoais.

Mas não é só isso. O planejamento depende também do carro que a gente sonha em ter. Ele custa quanto? É novo, seminovo ou usado? Quanto custa o seguro, o IPVA e as manutenções? Tudo isso precisa ser pesquisado para que o planejamento seja bem-feito. Assim, dá para economizar a quantia necessária a cada mês.

Fazendo o planejamento

Dito tudo isso, é hora de estabelecer as metas financeiras! Junte todas as informações levantadas até aqui — sua renda mensal e os custos de compra e manutenção do carro — e identifique o quanto é possível economizar a cada mês. A partir daí, começa o planejamento de curto prazo.

Ao entender o quanto você consegue economizar a cada 30 dias e relacionando essa informação aos custos que você terá ao comprar o carro, fica claro por quanto tempo você terá que guardar dinheiro para, finalmente, realizar o seu sonho.

Lembre-se que, em um primeiro momento, os gastos principais são o valor do carro e a contratação do seguro (que é renovado anualmente). Os gastos com manutenção virão mais adiante, não no mesmo período da compra — afinal, você não pretende comprar um carro estragado, certo? Ainda assim, é importante saber que esse custo aparecerá mais cedo ou mais tarde – daí a importância de ter também um planejamento de longo prazo.

Financiamento na compra de carros

Talvez, ao fazer o planejamento, você se sinta desmotivado ou incapaz de comprar o tão sonhado carro em curto prazo. Mas não se preocupe, ainda é possível chegar lá! Por meio de um bom financiamento, o pagamento é facilitado, e você poderá adquirir o automóvel que sempre quis mais rapidamente.

Mas isso não quer dizer que o planejamento para comprar um carro novo deva ser deixado de lado. A mesma análise que você fez sobre renda mensal e gastos continua valendo. Porém, agora o valor necessário para dar a entrada é menor do que o custo de comprar o carro à vista.

Outro ponto importantíssimo: inclua no planejamento os custos das parcelas do financiamento e estabeleça por quanto tempo você terá esse gasto mensal — isso é planejamento de longo prazo! Em geral, os financiamentos para compra de carros vão de 12 a 48 meses, dependendo do quanto foi dado de entrada e da capacidade financeira de cada pessoa para honrar os seus pagamentos.

Em geral, as pessoas costumam dar uma entrada de até 50% do valor total do carro e financiam o valor restante. Dessa forma, conseguem comprar o automóvel mais rapidamente — desde que, é claro, o planejamento tenha sido bem-feito.

Dicas para não se atrapalhar com os pagamentos

Se você fez o planejamento para comprar um carro novo direitinho, não deve ter problemas para cumprir os seus compromissos. No entanto, às vezes, a vida nos coloca em algumas situações inesperadas. Para que esses imprevistos não atrapalhem o seu sonho de comprar e manter o seu carro, confira as dicas!

Faça uma reserva para emergências

Durante o planejamento financeiro e período de economias para a compra do carro, não se esqueça de reservar um valor específico para emergências. Guarde esse valor separado do dinheiro que será usado para a compra do carro.

Isso evitará que futuros imprevistos façam que você precise retirar o dinheiro economizado para a compra do automóvel ou, pior ainda, ter que vender o carro já comprado em função de um problema de saúde, um acidente ou a perda do emprego.

Evite gastos desnecessários

Isso vale para todos os momentos da vida: evite gastar dinheiro em itens desnecessários. Às vezes, a gente toma um cafezinho na rua sem nem estar com muita vontade, compra uma roupa ou um calçado apenas porque achou bonito (e não porque precisa realmente) ou investe em pacotes caros de TV por assinatura sem nunca parar para, de fato, assistir à programação.

Comer fora também é algo que pode ser evitado — cozinhar em casa costuma sair bem mais barato do que ir a restaurantes ou pedir entrega em casa. Isso ajuda a manter as finanças saudáveis.

Registre toda a sua movimentação financeira

Mantenha um registro de todos os seus gastos: supermercado, condomínio, combustível, escola, plano de saúde... E mesmo aquele cafezinho ou doce comprado no impulso deve ser contabilizado. Assim você sabe exatamente quanto tem na sua conta e o quanto pode gastar, sem entrar no cheque especial e pagar juros desnecessários.

Entendeu por que fazer um planejamento para comprar um carro é tão importante? Além de visualizar de forma mais clara os valores disponíveis, de fato, para adquirir o automóvel, também fica mais fácil economizar e perceber onde estamos gastando à toa. Seguindo essas dicas, com certeza você vai chegar lá!

Se curtiu o artigo, que tal enviá-lo para os seus amigos que também sonham em ter um carro novo? Compartilhe o texto nas suas redes sociais!

Atendimento BV