O que é preciso definir antes de pedir um empréstimo?

Pedir um empréstimo é alternativa para conseguir dinheiro rápido para diversos fins. No entanto, é necessário ter alguns cuidados para manter as finanças em dia. Confira!

Categoria: Crédito

Categoria: Crédito

Pedir um empréstimo é uma opção para ter acesso a recursos financeiros para emergências e outras situações que exigem ações rápidas. No entanto, para manter as finanças em dia, é importante ter em mente que esse é um recurso que não pode ser usado de qualquer forma.

Antes de recorrer ao crédito pessoal ou consignado, é importante ter um objetivo bem definido para o dinheiro, além de se planejar para pagar o empréstimo, levando em consideração o valor total do débito.

Neste post, vamos mostrar tudo o que você precisa fazer antes de pedir um empréstimo pessoal, como fazer todos os cálculos necessários para não ter problemas no futuro e pesquisar antes de solicitar o crédito a uma instituição financeira. Entenda o que é preciso definir antes de pedir um empréstimo!

Tenha um objetivo claro antes de pedir o empréstimo

O primeiro passo antes de pedir um empréstimo é ter um uso claro para o dinheiro. Isso evita recorrer ao crédito pessoal ou a outras modalidades sem ser realmente necessário.

Além de definir o objetivo para o dinheiro que pegará emprestado, outro passo importante é refletir se o gasto é prioritário. Muitas vezes, por falta de conhecimento ou, até mesmo, por ansiedade para fazer determinada compra, as pessoas recorrem ao empréstimo para algo que nem é tão importante para realizar suas metas e seus objetivos de vida.

Pelo bem da sua vida financeira, é importante ter em mente que o empréstimo é uma opção para lidar com situações inesperadas, como uma emergência de saúde na família ou um problema no carro. Algo que não pode esperar e não um recurso para qualquer gasto.

Recorrer ao crédito pessoal para quitar débitos que cobram juros mais altos, como cartão de crédito e cheque especial, também é uma alternativa a ser considerada.

Faça todos os cálculos necessários

Depois de garantir que tem um objetivo claro para o dinheiro do empréstimo, o próximo passo é fazer todos os cálculos necessários para analisar a sua capacidade de pagamento do valor. Comece por uma análise completa das suas finanças. Coloque no papel suas receitas, despesas e, também, seus débitos em aberto e possíveis rendimentos.

Essa análise é um passo essencial para saber se a parcela do empréstimo realmente cabe no seu orçamento. Caso as suas despesas superem as suas receitas, será necessário fazer um ajuste nas finanças para conseguir quitar os seus débitos e, no futuro, ter a possibilidade de guardar dinheiro para futuras prioridades financeiras.

Na hora de fazer os cálculos para encaixar as parcelas do empréstimo no seu orçamento mensal, é importante, ainda, deixar uma folga. Afinal, imprevistos podem acontecer, e você deve estar preparado financeiramente para lidar com possíveis emergências. Se preciso, veja onde pode cortar gastos para conseguir pagar o seu empréstimo com tranquilidade.

Defina o valor total que você pode pagar

Finanças analisadas e cálculos feitos, é hora de chegar a um valor de empréstimo que você possa pagar. Mesmo com um bom limite de crédito, não é indicado pegar mais dinheiro do que o que você precisa para uma necessidade imediata. Afinal, ninguém quer pagar juros sem realmente precisar.

Ao estipular o valor total que você vai pagar, é importante considerar não só o dinheiro que pegará emprestado e, sim, o total das parcelas, que incluem ainda possíveis tarifas, além dos juros. Esse passo é muito importante, porque você terá que planejar a sua vida financeira considerando esse débito.

Pesquise bem antes de solicitar o empréstimo

Pegar um empréstimo é uma decisão importante, que impacta diretamente as suas finanças. Por isso, buscar uma instituição financeira confiável e se certificar de que as condições oferecidas são as melhores para você é fundamental.

Faça uma pesquisa sobre a reputação da instituição financeira. Prefira nomes reconhecidos no mercado e que tenham boa reputação junto aos clientes. De forma alguma faça qualquer tipo de depósito antes de pegar o crédito e desconfie de propostas que parecem boas demais para serem verdade. Há muitos golpes no mercado. Fique atento!

Outro ponto de atenção é em relação ao empréstimo em si. Leia com cuidado as condições, além de taxas e juros cobrados. Veja a opinião de outras pessoas que pegaram esse tipo de crédito e não deixe de comparar o valor total em diferentes instituições financeiras.

Ajuste o seu orçamento para pagar as parcelas com tranquilidade

Depois de definir o valor e a instituição financeira em que pegará o empréstimo, chega o momento de ajustar o orçamento para conseguir quitar o novo compromisso financeiro com tranquilidade. Para isso, é importante ajustar as suas despesas e cortar todos os custos possíveis. Comece pelos gastos que não são essenciais, como lazer, compras e viagens. É muito comum ter assinaturas de serviços e outras despesas que não fazem tanta diferença no dia a dia.

Mesmo pequenos gastos podem fazer a diferença no orçamento. Por isso, reduza essas despesas e não se esqueça de tornar o controle financeiro parte da rotina. Dessa forma, você garante que terá os recursos suficientes para pagar o que pegou emprestado.

Crie uma reserva financeira

Além de organizar as finanças para pagar o seu empréstimo, é importante ajustar as suas receitas e despesas para, no futuro, criar uma reserva financeira para imprevistos. Depois de quitar o que está devendo, é importante criar o hábito de juntar uma quantia mensalmente para criar esse fundo que deve ter, em média, valor referente a três meses de gastos mensais.

Tem um débito alto em aberto, surgiu uma situação de emergência ou um gasto inesperado, mas você não tem recursos financeiros no momento? Pedir um empréstimo pode ser uma boa solução. No entanto, para não ter dor de cabeça no futuro, é essencial planejar com cuidado as suas finanças para conseguir pagar o valor das parcelas sem dificuldades.

Agora que você sabe o que é preciso definir antes de pedir um empréstimo, saiba mais sobre o crédito pessoal da BV, suas vantagens e como contratar.

Atendimento BV