Entenda a importância do investimento sustentável para a sua carteira

Por que investir em opções que não causem grandes impactos ao meio ambiente e na sociedade pode ser positivo para a sua carteira? Descubra neste artigo!

Categoria: Sustentabilidade

Categoria: Sustentabilidade

Para quem deseja preservar os seus investimentos e construir um patrimônio sólido e duradouro, é fundamental fazer uma gestão mais eficiente da sua carteira. É preciso adotar táticas e estratégias para que os seus ativos não ofereçam apenas rentabilidade, mas também, segurança a longo prazo. Por isso, é importante conhecer conceitos como o investimento sustentável no mercado financeiro.

A sustentabilidade está em alta em vários segmentos da nossa sociedade. Por que, então, não levar esse conceito para o ambiente financeiro? Afinal, esse termo se refere à proteção em longo prazo de um investimento. Sendo assim, encontrar empresas que se encaixam nesse perfil pode ser essencial.

Na prática, o que significa investimento sustentável e qual é a importância desse conceito para o futuro da sua carteira? Para esclarecer algumas das suas dúvidas e mostrar um pouco mais sobre critérios que podem ser utilizados na hora de escolher os seus ativos sustentáveis, preparamos esse conteúdo. Vamos continuar?

O que é investimento sustentável?

Um investimento sustentável representa um aporte financeiro em uma instituição que adote as melhores práticas de sustentabilidade no seu modelo de negócio. Lembrando que não estamos falando somente do aspecto ambiental, mas também do social e o econômico.

Opções de investimento que respeitem o meio ambiente e não gerem um impacto negativo para o planeta, ativos que se preocupam com a responsabilidade social — a inclusão de diversidade no seu quadro de funcionários, por exemplo — e a governança corporativa também são critérios que definem um investimento sustentável ou não.

Qual é a importância de buscar investimento sustentável para sua carteira?

Procurar investimentos sustentáveis resulta em benefícios variados não apenas para você e o seu patrimônio. Quando você realiza aportes em uma empresa que tenha esse valor como base é uma maneira de incentivar o uso mais consciente da natureza, as melhores práticas de gestão, responsabilidade social e governança. Querendo ou não, é uma forma de contribuir com diferentes aspectos para o futuro.

Mais do que uma cobrança de responsabilidade socioambiental, também se refere ao cenário de gestão da organização. Nesse momento, ficam mais claros o pontos positivos para o seu aporte: quando uma empresa se consolida como uma opção sustentável, maiores são as chances de ela render resultados positivos para os seus acionistas, por exemplo.

Imagine o seguinte cenário: a empresa que você decidiu comprar ações gerou bons resultados, porém, as suas práticas não respeitavam a regulamentação ambiental em uma de suas sedes e contribuíram para um desastre ambiental na região. Além do prejuízo à natureza e à sociedade em geral, o negócio também acaba impactando negativamente os seus investimentos.

Afinal, quando uma organização tem responsabilidade direta em um desastre, a sua desvalorização é quase imediata. Procurar um investimento sustentável se torna, portanto, uma forma de proteger o seu patrimônio. Quanto mais eficiente for a governança corporativa, por exemplo, maiores são as chances de crescimento sustentável a longo prazo.

Uma empresa que segue as melhores práticas de gestão sustentável acaba gerando maior confiança do mercado nos seus resultados, tornando-se um investimento seguro. Além disso, significa que o seu patrimônio está aplicado em uma organização séria e comprometida com o futuro.

Quais empresas oferecem essa opção de investimento?

Na hora de procurar empresas para investir seguindo essa lógica, alguns critérios podem ser primordiais para uma decisão precisa. Em primeiro lugar, é preciso um trabalho profundo de pesquisa e análise das suas opções, entendendo mais sobre o que o negócio executa em suas estratégias e ações. Além disso, é importante tomar cuidado com o greenwashing.

O termo em inglês representa a utilização de ações de marketing específicas para tentar passar uma imagem de empresa sustentável. Na verdade, a conduta da organização não atende a esses valores e os impactos negativos ao meio ambiente ou mesmo a má gestão são realidades. A ideia é não se limitar às páginas e aos conteúdos institucionais de cada empresa.

Procure fontes independentes e imparciais para a sua análise, assim como notícias publicadas em portais sobre as práticas de preservação ambiental ou responsabilidade social, por exemplo. A análise também deve ser completa e profunda, voltando bastante no tempo para entender, de fato, como a organização se comporta, além de informações sobre mudanças na gestão. E claro, buscar orientação com pessoas que entendem sobre esse tipo de investimento.

O que é ESG?

Existem alguns critérios que podem ser utilizados para facilitar essa busca. Os fatores ESG (Environmental, Social and Governance) podem indicar quais organizações adotam as práticas mais adequadas para os três pilares: ambientais, sociais e de governança. Ou seja, se uma companhia realmente segue uma cartilha rígida para atuar de forma sustentável.

Aos poucos, essa medição vai se tornando um componente importante no momento de tomada de decisão dos investidores. De acordo com a MSCI (financeira estadunidense), os fatores ESG já estão se tornando critérios mais definitivos para a decisão do que outras métricas mais tradicionais.

Encontrar investimentos sustentáveis, portanto, deve ser uma prioridade para quem deseja tornar o seu patrimônio ainda maior e deixá-lo protegido.

Aqui no banco BV acreditamos que é praticamente impossível planejar o futuro sem considerar a sustentabilidade e se você deseja saber mais sobre as nossas inciativas, conheça o nosso pacto para 2030.







Este material foi preparado pelo Banco Votorantim S.A. (“Banco BV”). As informações aqui apresentadas têm como única intenção fornecer um panorama da situação atual do mercado, estando baseadas em dados de conhecimento público, não significando, portanto, quaisquer compromissos e/ou recomendações de negócios por parte do Banco Votorantim S.A. (“Banco BV”). As informações contidas neste material são de caráter meramente informativo. Este conteúdo não deve ser reproduzido no todo ou em parte, redistribuído ou transmitido para qualquer outra pessoa sem o consentimento prévio do administrador. É recomendável que as decisões de investimento sejam tomadas com plena compreensão dos riscos envolvidos. Este material não deve ser considerado como recomendação de investimento nem deve servir como única base para tomada de decisão. O Banco BV e suas empresas coligadas se eximem de qualquer responsabilidade por quaisquer prejuízos, diretos ou indiretos, que venham a decorrer da utilização deste material, de seu conteúdo e da realização de operações com base neste material. Dúvidas, sugestões e reclamações, entre em contato com o Serviço de Atendimento ao Cliente pelo telefone 0800 728 0083 ou pelo e-mail sac@bv.com.br. Deficientes Auditivos e de Fala: 0800 701 8661. Se desejar entrar em contato com a Ouvidoria, ligue para 0800 707 0083 (Deficientes Auditivos e de Fala: 0800 701 8661).

Atendimento BV

Este site usa cookies e outras tecnologias semelhantes de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade, o que pode acarretar no tratamento de dados pessoais. Ao continuar navegando, você declara estar ciente dessas condições.