Emissão de CO2 por veículos: saiba como o BV ajuda a neutralizar

A partir de 2021, o BV vai neutralizar a emissão de CO2 por veículos de todos os novos contratos. Vem com a gente saber como isso vai funcionar!

Categoria: Financiamento de Veículos

Que o carro facilita a vida da gente e garante mais conforto para a família ninguém duvida, não é mesmo? Mas você já parou para pensar que o uso dele causa danos ao meio ambiente? Isso acontece por causa da emissão de CO2 por veículos. Se preocupar com essa questão ou optar por um carro sustentável é importante porque afeta a sua qualidade de vida e a das gerações que ainda estão por vir.

O CO2 (também conhecido como dióxido de carbono ou gás carbônico) é um dos gases do efeito estufa, e o excesso desse composto químico na atmosfera provoca o aquecimento global e as mudanças climáticas. Por essa razão que é interessante neutralizar os danos causados pelos veículos tradicionais. É isso que o BV vai fazer.

Gostou do assunto e quer saber mais? Continue a leitura, pois vamos esclarecer todas as suas dúvidas!

Como ocorre a emissão de CO2 por veículos?

A emissão de CO2 ocorre por meio do processo de combustão. A queima de combustível gera subprodutos — entre eles, o dióxido de carbono — que são eliminados pelo escapamento. É assim que o carro joga carbono para o ambiente.

De acordo com o artigo "Quantificação das emissões de carbono por veículos automotores na cidade de Boa Vista/RR", a quantidade aproximada de CO2 emitida por litro de combustível é:

  • etanol — 1,10 kg;
  • gasolina — 2,12 kg;
  • diesel — 2,49 kg.

Já o carro elétrico não libera CO2 quando roda. Na verdade, ele só não é 100% limpo porque o processo de fabricação do veículo e de geração de energia emitem monóxido de carbono. Mesmo assim, veículos elétricos geram cerca de 33% menos gases durante toda a sua vida útil, se comparados aos automóveis tradicionais.

Quais são os prejuízos dessa emissão ao meio ambiente?

O CO2 em si não é ruim. Nós mesmos eliminamos esse composto durante a respiração. Lembra do que aprendemos na escola: inspira oxigênio e expira gás carbônico? Pois é! As plantas dependem de CO2 para a fotossíntese, assim como os animais também liberam CO2 pela respiração.

Esse gás é um dos responsáveis pelo efeito estufa — fenômeno natural que aquece a superfície da terra, tornando-a habitável. Sem esse mecanismo, o planeta seria tão gelado que, provavelmente, não existiria vida por aqui.

O problema mesmo é o excesso de dióxido de carbono emitido pelo transporte — público e particular —, pela indústria e agropecuária, pelas queimadas, entre outros fatores. Isso gera um desequilíbrio de gases na atmosfera e aumenta o efeito estufa. Daí temos o aquecimento global.

Acompanhe quais são os prejuízos que esse aumento de temperatura causa ao meio ambiente.

Alterações climáticas

Sabe essas chuvas superfortes que causam destruição por onde passam, as secas severas que castigam regiões inteiras e aquelas ondas de calor insuportável? As alterações climáticas são consequências da elevação da temperatura da terra.

O calor ainda derrete as calotas polares. Com isso, o nível do mar sobe, várias cidades litorâneas poderão ficar debaixo d’água e ecossistemas costeiros correm o risco de desaparecer.

Mudanças na biodiversidade

Os animais que não se adaptarem ao clima mais quente podem entrar em extinção, e as vegetações passarão por mudanças drásticas. Nós ainda podemos sofrer com o desabastecimento de comida por causa dos efeitos negativos nas plantações.

Proliferação de microrganismos e insetos transmissores de doenças

Enquanto alguns animais morrem, insetos transmissores de doenças tropicais e micróbios que infestam e contaminam plantações vão nadar de braçada. Você já percebeu que a dengue, por exemplo, chega mais forte no verão? É a condição climática perfeita para proliferação de mosquitos, barbeiros, carrapatos e outras pragas.

Por que é importante reduzir a emissão de CO2?

Porque a perpetuação da humanidade depende disso. Simples assim! De acordo com um levantamento feito pela NASA, nos Estados Unidos, a temperatura da terra em 2018 foi a quarta mais alta dos últimos 140 anos, perdendo apenas para 2015, 2016 e 2017. Ou seja, nos últimos cinco anos, a terra vem batendo recordes de calor.

A tendência é que isso só piore, se a emissão de dióxido de carbono não for reduzida. Segundo especialistas, no ritmo que estamos, a concentração de CO2 na atmosfera terrestre pode duplicar até 2080. O resultado disso seria um aumento médio de 2,6°C a 4,1°C na temperatura do planeta.

E sabe qual é um dos principais vilões nessa história? O carro! Dados do Inventário de Emissões Atmosféricas do Transporte Rodoviário de Passageiros no município de São Paulo mostram que os veículos — carros, ônibus e motos — são responsáveis por 72,6% da emissão de CO2.

Logo, reduzir a liberação de carbono não é apenas uma boa prática, mas sim uma necessidade para conter os efeitos do aquecimento global.

O que o BV tem feito para neutralizar a emissão de CO2?

Em 2020, o BV passou a neutralizar as emissões diretas de carbono do ano anterior. Além disso, incentivamos o uso de energia sustentável com uma linha de financiamento própria para a instalação de painéis solares em casa ou no comércio.

São várias soluções de crédito que ajudam pessoas a realizar sonhos, inclusive o de comprar um carro — o maior responsável pela emissão de CO2. Então, nada mais justo que neutralizar também os danos que esses veículos causam ao meio ambiente, não é mesmo?

É por isso que, a partir de 2021, todos os carros financiados pelo BV terão a emissão de carbono compensada. Na prática, isso quer dizer todo CO2 liberado pelos veículos será anulado com ações que retiram o gás da atmosfera ou que evitam que mais dióxido de carbono seja gerado. Assim, a conta fica zerada, entende?

A compensação será feita por meio da compra de créditos de carbono. Funciona assim: empresas limpas e certificadas emitem créditos de carbono, e os negócios com interesse em compensar suas emissões compram esses créditos.

Além de neutralizar as emissões de CO2, essa é uma forma de financiar ações que contribuem para o desenvolvimento sustentável. Aliás, essa é uma iniciativa pioneira no Brasil, viu? O melhor de tudo é que você não precisa desembolsar nada a mais por isso. Quem banca tudo é o BV.

Tem mais: a compensação será compulsória para novos contratos. Ou seja, ao financiar um carro com o BV em 2021, você ajuda o meio ambiente automaticamente.

Neutralizar a emissão de CO2 por veículos é um compromisso do BV de modo a contribuir para um futuro mais leve e sustentável. Ao financiar um carro com a gente, você poderá dirigir com tranquilidade e ter a certeza de que estamos cuidando do meio ambiente juntos.

Gostou do conteúdo e quer saber mais sobre o BV? Então, siga-nos nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram, no YouTube, no LinkedIn e no Spotify!

Atendimento BV