Como economizar dinheiro para pagar o empréstimo em dia?

Veja dicas para pagar em dia as suas parcelas e manter suas finanças pessoais equilibradas

Categoria: Dicas Financeiras

Categoria: Dicas Financeiras

Seja por um gasto que não foi previsto, seja por uma oportunidade imperdível — como uma viagem ou a compra de um bem — pode ser necessário recorrer a um empréstimo pessoal. Para não ter dor de cabeça no futuro, é importante aprender como economizar dinheiro para pagar em dia as parcelas do acordo e manter suas finanças pessoais equilibradas.

Não pagar o empréstimo na data do vencimento pode levar a vários problemas, como ter que arcar com altos juros ou mesmo comprometer o seu nome no mercado.

A melhor forma de evitar essas situações é adotar o controle financeiro como aliado. Ao investir em práticas como anotar tudo o que gasta e o que ganha e mudar hábitos como comer na rua todos os dias, fica mais fácil ter o dinheiro que você precisa para pagar as parcelas do acordo com a instituição financeira. Continue a leitura deste post e aprenda como economizar dinheiro para pagar o empréstimo em dia!

Tenha um controle das suas finanças

O primeiro passo para organizar a vida financeira e conseguir pagar em dia as parcelas do seu empréstimo é saber qual é a situação real das suas finanças. Para isso, você precisa entender quanto realmente ganha e o quanto/no que gasta o seu dinheiro.

Analise a sua conta-corrente e veja quais são suas principais entradas — salário líquido, rendimentos e renda extra, se for o caso. Em seguida, analise os gastos que você tem durante o mês. Comece pelos fixos, como aluguel, parcela do financiamento, mensalidade da escola do filho etc.

Depois, liste aqueles que são variáveis e, ainda assim, essenciais, como contas de água, luz e internet, mercado e transporte. Em seguida, coloque no papel as despesas que você costuma ter com estilo de vida, como lazer, compras, restaurantes e cuidados pessoais.

Para manter as finanças sob controle, é importante não só entender o quanto você gasta como no que gasta. Se as suas despesas estiverem muito próximas das suas receitas ou, pior, superarem aquilo que você ganha por mês, é essencial fazer um ajuste nas finanças para equilibrar a balança e ter dinheiro suficiente para pagar a parcela do empréstimo.

Corte os gastos dispensáveis

Depois de analisar sua situação financeira e começar a controlar suas receitas e despesas, é hora de investir em mudanças de hábitos para fazer com que o dinheiro sobre cada vez mais no final do mês e você possa pagar seu empréstimo com tranquilidade.

Uma das primeiras mudanças que você pode fazer na sua rotina é cortar gastos com supérfluos. Analise o seu orçamento e veja quais despesas são dispensáveis para você e para a sua família.

Assinatura de revistas, jantares fora de casa e até mesmo aquele café após o almoço são gastos que podem ser cortados sem prejudicar o seu estilo de vida. É importante colocar na balança e manter apenas as despesas que são realmente importantes.

Evite comer na rua

De acordo com o IBGE, comer fora de casa consome um terço das despesas das famílias com alimentação. Por isso, reduzir ou mesmo eliminar esse hábito pode ser um passo importante para gastar menos no dia a dia e ter dinheiro suficiente para pagar as parcelas do seu empréstimo.

Preparar as refeições em casa, além de mais barato, pode ser mais saudável. Dessa forma você sabe de onde vieram os ingredientes e como a preparação dos pratos é feita. Coloque a criatividade para funcionar, reúna a família e torne as refeições caseiras um momento especial na rotina. Além de economizar, você estreita os laços familiares e torna almoços e jantares ocasiões para colocar a conversa em dia.

Não abra e-mails de promoções

Resistir à tentação de comprar aquilo que não precisa fica mais fácil quando você deixa de abrir e-mails de promoções. Além de apagar as mensagens recebidas de lojas, você também pode descadastrar seu endereço eletrônico desse tipo de lista.

Dessa forma, você não precisa se preocupar em apagar várias mensagens, o que aumenta sua produtividade e evita a armadilha de olhar as ofertas e acabar comprando um item que vai prejudicar o seu orçamento no futuro.

Faça listas antes de ir às compras

Fazer listas antes de ir às compras é uma das maneiras mais eficientes de controlar gastos por impulso. Sempre liste aquilo que você precisa comprar antes de ir ao shopping ou ao supermercado. Além disso, adquira apenas o que está na lista, independentemente de promoções.

Ao aderir a listas de compras, você não só não gasta mais do que deve como não compra itens em excesso ou repetidos no mercado — o que leva ao desperdício.

Dê preferência a compras com dinheiro vivo

Quando mal utilizado, o cartão de crédito é um dos grandes vilões do orçamento. Isso acontece porque é muito fácil comprar mais do que deveria quando há um limite de crédito disponível e de fácil acesso.

Quem tem dificuldade para resistir às tentações do mundo do consumo deve optar por sair com dinheiro vivo e levar apenas a quantia que precisa para o dia. Além de evitar compras supérfluas, ao pagar à vista você pode pedir um bom desconto.

Tenha uma renda extra

Caso o seu salário não seja o suficiente para pagar suas despesas do dia a dia e as parcelas do seu empréstimo, é preciso considerar a possibilidade de buscar uma renda extra.

O aluguel de casas e quartos, transporte compartilhado e até mesmo a venda de roupas e outros objetos são algumas alternativas para quem precisa aumentar a renda e ter recursos financeiros suficientes para cumprir com suas obrigações e pagar seu crédito pessoal.

Agora que você já sabe como economizar dinheiro para pagar o empréstimo em dia, comece a aplicar as nossas dicas na sua vida financeira para cumprir com seus compromissos e não ter dor de cabeça! Mesmo pequenas mudanças de hábitos podem fazer toda a diferença na sua vida e aumentar sua segurança financeira.

Quer ter acesso a outros conteúdos sobre finanças pessoais? Então, siga-nos nas redes sociais! Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube!

Atendimento BV