Afinal, por que você deve evitar ter o nome sujo? Saiba aqui!

Descubra quais são as consequências de ter o nome sujo e como fugir desse problema com este artigo!

Categoria: Orientação Financeira

Ficar com o nome sujo (ou negativado) é bem ruim. Além de ter que lidar com pendência que precisa ser paga, você ainda precisa sofrer algumas penalidades no mercado. É por isso que se deve tentar uma renegociação de dívidas e evitar o problema antes que ele chegue até os órgãos de proteção de crédito.

Neste artigo, explicaremos melhor do que se trata, quais as consequências, o que fazer caso fique com o nome negativado, entre outras coisas. Quer aprender um pouco mais sobre e organização das suas finanças? Então, continue a leitura e confira a seguir!

O que é ter o nome negativado?

Ter o nome negativado é ser registrado nos órgãos de proteção ao crédito. Os mais conhecidos são o Serasa, o SPC e o Boa vista. Isso ocorre quando você tem uma dívida pendente com uma empresa e após várias tentativas de negociação, resolve não fazer um acordo.

Quando isso ocorre, você recebe uma carta informando sobre o registro do seu débito nos órgãos dentro de um prazo determinado. Então, se você não entrar em contato e negociar um plano de pagamento nesse período, o seu nome fica negativado.

O que é score?

O score de crédito é um ranking de pontuação que esses órgãos utilizam para indicar o seu nível de confiança no que diz respeito ao seu comportamento de pagamento das contas. Isso significa que quanto menor for esse número, menos confiança você passará para o mercado.

Diversos fatores influenciam essa pontuação. Porém, os principais são o pagamento das contas em atraso e o registro de dívidas pendentes. Quando você solicita um financiamento, por exemplo, esse dado é uma das informações consultadas pela instituição.

Por outro lado, se você é o que o mercado considera como “bom pagador”, o seu score tende a aumentar, junto à confiança das empresas. Conseguir cartão de crédito, vários tipos de empréstimo e financiamentos fica mais fácil.

Quais são as consequências de estar com o nome sujo?

Ficar com o nome sujo traz diversas consequências para você, principalmente se essa situação dura por muito tempo. Entenda melhor, quais são elas nos tópicos a seguir.

Dificuldade para abrir conta em banco

Dependendo da política que o banco adota para a abertura de novas contas, é possível que você receba uma resposta negativa quando tenta fazer isso. Mesmo que consiga, é possível que tenha várias restrições, como a impossibilidade de solicitar qualquer tipo de crédito (desde cartões até financiamentos).

Contudo, vale destacar que se você já tem a conta aberta, o banco não pode encerrá-la só pelo fato de você estar com o nome sujo. Mas isso não significa que a dívida não precisará ser paga de alguma forma.

Dificuldade para conseguir crédito

Qualquer linha de crédito que você solicite no mercado pode ser vetada pelas instituições. Existem algumas que até liberam empréstimos e financiamentos para negativados. Contudo, as taxas de juros ficam mais altas. A menos que você solicite o tipo consignado, que é descontado direto na folha de pagamento.

Isso acontece porque, como dito, o registro do nome nos órgãos de proteção e a diminuição do seu score indicam para o mercado que você tem grandes chances de não honrar os pagamentos.

Possibilidade de sofrer processos judiciais

Em geral, as empresas vendem a sua dívida para recuperadoras de crédito, escritórios de advocacia ou fazem a cobrança por conta própria. Independentemente da situação, diversos contatos são feitos com tentativa de fazer uma renegociação.

A dívida também poderá ser registrada em cartório. Se após as várias tentativas de resolver o problema você não demonstrar interesse em fazer o pagamento, existe a possibilidade de as empresas entrarem com um processo judicial. Caso isso aconteça, as consequências podem ser bem mais sérias.

Perda de limites de crédito

Se você tem cheque especial, talão de cheque e limite para solicitar empréstimo. A instituição pode retirar a disponibilidade de crédito. Isso acontece quando você tem uma dívida diretamente com o banco, que fornece esses serviços.

Dificuldade para conseguir fazer matrícula em instituições de ensino

Se você pretende ingressar em uma faculdade particular ou em qualquer outro curso pago, pode ter dificuldades para conseguir aprovação no pedido de matrícula, dependendo da política adotada pela instituição de ensino.

Estou com o nome sujo. E agora?

Se você está lendo este post e já está com o nome negativado, não precisa se desesperar. Veja quem são as instituições credoras e entre em contato com elas para renegociar o débito. Tente fechar um plano que tenha parcelas que caberão no seu orçamento, a fim de evitar que você se endivide e não consiga fazer os pagamentos novamente.

Assim que você fizer o pagamento da entrada ou da primeira parcela, o seu nome é retirado dos registros rapidamente. Porém, o seu score não vai subir de imediato. Para que isso aconteça, é importante que você pague as suas contas sempre em dia.

É preciso ter um pouco de paciência nesse processo, pois, dependendo do seu comportamento anterior em relação às dívidas, é algo que pode demorar um pouquinho para acontecer.

Além disso, de agora em diante, tente ter uma pegada mais de consumo consciente. Reduza seus gastos, evite comprar por impulso e só faça compromissos que caibam no seu orçamento. Isso diminui bastante as chances de você ter problemas novamente.

A dívida caduca?

O seu nome pode ficar negativado por um período máximo de cinco anos. Depois desse prazo, ele é retirado dos bancos de dados e fica limpo novamente. Quando falamos que a dívida caduca, nos referimos a isso.

Entretanto, muita atenção! A dívida só acaba com os órgãos de proteção ao crédito. Com a instituição credora, ela vai continuar existindo e sendo usada na política interna nas análises.

Então, se você ficou devendo um cartão de crédito há muitos anos, a dívida caducou e você vai procurar o banco hoje para fazer um financiamento, tem grandes chances de ter a solicitação recusada.

Ficar com o nome sujo prejudica muito o seu perfil de comprador. Como você pôde ver, fica muito difícil conseguir qualquer tipo de crédito no mercado, mesmo que seja para estudar. Portanto, o recomendável é você fazer um bom controle financeiro e evitar que as contas saiam do controle.

Suas dívidas sobre o assunto foram esclarecidas? Aproveite para conferir as nossas dicas para aumentar o seu score de crédito!

Atendimento BV

Este site usa cookies e outras tecnologias semelhantes de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade, o que pode acarretar no tratamento de dados pessoais. Ao continuar navegando, você declara estar ciente dessas condições.