Empresa ou casa: veja como aproveitar ao máximo a energia solar!

É possível aproveitar a energia solar tanto na empresa quanto em casa. A seguir, oferecemos algumas dicas para ajudar você nessa tarefa!

Categoria: Financiamento para Energia Solar

Aproveitar a energia solar de maneira correta pode ajudar a gerar até 95% de economia na sua conta de luz. Porém, para que você possa usufruir desse benefício, é necessário seguir adequadamente todos os procedimentos indicados durante e depois da instalação.

Caso haja alguma dúvida sobre como fazer isso, o conteúdo a seguir é perfeito para você! Aqui, vamos oferecer algumas dicas de como explorar todo o potencial do equipamento, gerando um impacto positivo na sua conta de energia e uma economia para seu bolso. Continue sua leitura para saber mais!

Instale os painéis nos locais corretos

Um dos pontos mais importantes durante a instalação é posicionar corretamente os painéis, para que eles fiquem a favor dos raios solares durante todo o período que o sol estiver presente, aumentando sua eficiência na geração de energia.

No Brasil, por estarmos no hemisfério sul, o caminho que o sol percorre durante o dia é de leste para oeste. Durante esse período, ele acaba sofrendo uma leve inclinação em seu pico (meio dia), que o faz passar pelo norte, sendo essa a melhor posição para instalar as placas solares.

Caso não seja possível instalá-los nessa direção, seu equipamento ainda terá boa eficiência se forem posicionados tanto para leste quanto para oeste. A única posição não recomendada é com as placas voltadas para o sul, pois a incidência de raios solares será muito baixa, fazendo com que seu equipamento funcione com eficiência reduzida.

Outro fator a ser considerado, é a inclinação do painel, que deve estar alinhado com a latitude do local que será instalado. Por exemplo: caso você more em uma cidade onde a latitude é de 22º, o ideal é que o grau de inclinação das placas também seja esse.

Essa instalação, quando feita de maneira correta, além de garantir eficiência máxima dos painéis, também permite uma redução na quantidade de placas que será instalada no imóvel, gerando uma economia já na aquisição do produto.

Avalie o sistema solar on-grid

O sistema fotovoltaico on-grid é quando sua rede solar é instalada em comunhão com a rede da companhia elétrica da região que devolve, como compensação, a energia excedente gerada pelos painéis, que fica em forma de crédito. 

Assim, caso seu imóvel precise utilizar a energia pública — seja por algum defeito nos painéis ou até mesmo por exceder o limite de produção do seu sistema — serão utilizados os créditos gerados pela concessionária, que serão abatidos do valor de sua conta. 

Esses créditos gerados têm validade de até 5 anos e podem ser utilizados em qualquer lugar que esteja coberto pela concessão da operadora de energia a qual sua rede está ligada — para isso, deve-se ficar atento aos requisitos legais impostos pela ANEEL.

Mas é caro para instalar?

Além disso, o custo de instalação do sistema on-grid caiu de maneira significativa nos últimos anos, fazendo com que seja uma das melhores opções para quem pretende implementar esse modelo em uma área urbana. 

E mesmo que o cliente não disponha de toda a quantia para investimento, é possível encontrar ótimas condições no mercado, como parcelamentos ou até mesmo um financiamento para energia solar.

E a manutenção?

Quanto à manutenção, temos outro ponto positivo. Por não haver a necessidade do uso de baterias para armazenamento de energia, como no sistema off-grid, o custo adicional com a manutenção dessas peças — que precisam ser reparadas com frequência, devido à tecnologia ainda não ser tão consolidada quanto a on-grid — deixam de existir.

Dê preferência para móveis com tons claros para aproveitar a energia solar

Pode parecer besteira, mas a decoração do imóvel e dos ambientes podem ter um papel fundamental para auxiliar na economia, reduzir o consumo e aproveitar a energia solar com mais eficiência.

Cômodos com paredes e móveis escuros em excesso tendem a reter mais o calor. Isso torna o ambiente fique mais quente — havendo a necessidade de utilizar ventiladores ou ar-condicionado por mais tempo. Além disso, a luminosidade do local também é reduzida, o que demanda lâmpadas acesas mesmo durante o dia.

Portanto, procure usar uma decoração mais leve e clara, fazendo com que os próprios móveis reflitam a luz que vem de fora e deixem o ambiente mais arejado, evitando gastos desnecessários.

Tente, também, posicioná-los de modo que não obstruam qualquer entrada de luz natural ou alguma passagem de ar, como próximo a janelas e portas.

Faça um projeto luminotécnico

Criar um projeto luminotécnico é outra boa dica para aproveitar melhor a sua energia solar. Por meio dele, será criado um sistema de iluminação adequado para cada ambiente, com luminárias estrategicamente posicionadas, tanto para fornecer luminosidade no centro do cômodo quanto luz direta em determinados pontos.

Isso possibilitará que o ambiente fique bem-iluminado, sem que você tenha que investir em lâmpadas com grande potência ou custo muito elevado.  

Priorize o uso de lâmpadas LED

É fato que nem sempre é possível utilizar a luz natural. Para manter a economia nesses casos, uma boa dica é priorizar a instalação de lâmpadas LED nos ambientes. 

Além de proporcionarem uma ótima iluminação — com uma lâmpada de 15W sendo suficiente para iluminar um cômodo inteiro —, elas também consomem muito menos energia, se comparadas aos outros modelos mais tradicionais (incandescentes e fluorescentes).

Apesar de serem um pouco mais caras, apresentam um custo-benefício satisfatório, devido à sua durabilidade, que é bem maior do que as outras opções citadas acima. Fora isso, as lâmpadas LED produzem menos calor, o que ajuda a manter o cômodo mais fresco, sendo um motivo a menos para ligar o ventilador ou o ar-condicionado. 

Invista na automação de energia

É interessante pensar em uma automação para aproveitar de maneira mais eficiente a energia gerada pelo sistema fotovoltaico. 

Esse investimento vai proporcionar algumas medidas simples, mas que vão ajudar a gerenciar o seu consumo. Isso ocorre por meio de equipamentos instalados no imóvel, que são capazes de produzir sua própria energia utilizando fontes naturais

Aliado ao sistema fotovoltaico, esse processo ficará mais otimizado ainda, fazendo com que sua energia seja utilizada com muito mais eficiência, além de colaborar com a preservação do meio ambiente, optando por soluções mais sustentáveis.

Aproveitar a energia solar de maneira mais adequada é um ponto fundamental no que diz respeito à eficiência e à economia. Quanto mais correta for a instalação e a utilização, maior será o impacto positivo na sua conta de energia, sendo uma ótima opção para o seu negócio ou a sua casa.

Gostou do que aprendeu neste artigo? Então, compartilhe o conteúdo em suas redes sociais e leve essas informações para mais pessoas!

Atendimento BV

Este site usa cookies e outras tecnologias semelhantes de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade, o que pode acarretar no tratamento de dados pessoais. Ao continuar navegando, você declara estar ciente dessas condições.