O que vale mais a pena: alugar ou comprar carro?

Não sabe se é mais vantajoso alugar ou comprar carro? Então, este conteúdo é pra você. Veja.

Categoria: Financiamento de Veículos

Esta é uma das maiores dúvidas de quem pretende ter um automóvel: vale mais alugar ou comprar carro? Muita gente está fazendo as contas, registrando tudo no papel, para saber o que compensa para elas. E você, também está nesse dilema?

A decisão vai depender do perfil do comprador, das demandas e necessidades de uso do veículo no dia a dia. Para saber o que é mais vantajoso para você, é importante levantar qual será a utilidade do automóvel, ou seja, sua frequência e finalidade (praticidade, passeio, trabalho, viagem etc.).

Pensando nisso, elaboramos este material com os prós e contras de cada alternativa para que no final você escolha a melhor opção. Continue a leitura.

Vantagens de comprar um carro

Há diversas razões para adquirir um automóvel. Veja algumas vantagens para o comprador.

Realização Pessoal

Essa compra pode significar uma fase muito importante na sua vida! O carro pode ser sinônimo de liberdade para muitas pessoas e em muitos casos, ele representa a realização de uma grande conquista. Especialmente se você for jovem e estiver começando a adquirir bens materiais com o esforço do seu trabalho.

Essa sensação de bem-estar conseguida por ter um veículo na garagem pode estimular a busca por novos bens e serviços de valores mais elevados.

Conforto

Provavelmente, você já pegou transporte público em dias de chuva. Se já passou por isso, sabe que, além da lotação, ele costuma atrasar e ficar com as janelas sempre fechadas. Fora o desconforto para quem precisa ficar em pé o trajeto todo.

Quem escolhe ter um carro não se expõe a isso e viaja com mais conforto.

 Facilidade para transportar o que quiser

Quem tem o dia apertado pode deixar materiais de estudo, uniforme, roupas de academia, casaco e outros materiais no porta-malas. Assim, você não precisa carregar tudo isso de um lado para o outro com a própria força física.

Renda extra

Quem tem um automóvel pode conseguir uma renda extra dirigindo para aplicativos de transporte, como 99, Cabify e Uber, o que também é possível de fazer com um veículo alugado. Independentemente disso, você conseguirá um bom retorno financeiro.

Desvantagens de comprar um carro

Existem algumas desvantagens que devem ser ponderadas ao adquirir um carro.

Impostos e demais taxas

Além do seguro auto para o veículo, vale lembrar dos tributos obrigatórios que devem ser pagos todo ano, como o Seguro de Danos Pessoais por Veículos Automotores de Via Terrestre (DPVAT), que não será pago em 2021, mas que pode retornar nos próximos anos. Por fim, há o IPVA, que deve ser pago todo início de ano.

Manutenção

É importante manter o automóvel em boas condições de funcionamento e conservação. Para isso, alguns custos entram na conta, como revisões, despesas com oficina, limpeza (higienização), trocas e ajustes de componentes, como óleo, pneus, freios etc. Considerar esses valores e estar com a manutenção preventiva em dia evita prejuízos e mantém o carro conservado.

Depreciação

A depreciação do carro é um fator que precisa ser pensado com muito cuidado. Afinal de contas, assim que ele sai da loja, já não tem o mesmo valor de mercado que um novo. Logo, a melhor alternativa é escolher um modelo que sofra pouca desvalorização para não perder tanto na troca/revenda.

Vantagens de alugar um carro

Muita gente aluga carro para dirigir em aplicativo, mas existem outros motivos e circunstâncias, o que vai depender das prioridades do motorista. Veja as vantagens dessa modalidade.

Custo reduzido

Não é preciso arcar com custos de manutenção do automóvel, pois a locadora cuida disso. Você sempre terá o suporte dela caso aconteça algo com o automóvel alugado. Em geral, o seguro veicular já vem incluído no preço do aluguel, garantindo mais comodidade a você.

Isenção de imposto

O carro alugado não exige IPVA, taxa de licenciamento, emplacamento e transferência de documentos do locador, já que essa demanda fica a cargo da locadora. Nesse caso, é só dizer adeus para os impostos anuais.

Opções variadas e praticidade

As opções vão desde automóveis compactos e populares até os mais luxuosos e robustos. Essa é uma vantagem atraente para quem quer realizar o sonho de experimentar modelos variados. Você pode alugar um carro diferente a cada período ou viagem.

Além disso, você pode alugar em uma cidade e devolver na outra, desde que tenha uma sede da locadora no seu destino. Em geral, elas têm diversos pontos de devolução espalhados pelas cidades, basta pesquisar as opções antes de fazer sua reserva.

Desvantagens de alugar um carro

Conheça as desvantagens de alugar um automóvel em vez de comprar um.

Política de quilometragem

Algumas locadoras oferecem dois planos de quilometragem: livre ou controlado (geralmente 100 km). É importante observar as entrelinhas do contrato para evitar surpresas desagradáveis na hora de devolver o automóvel por conta da distância excedida, que em muitos casos ultrapassa o valor da diária.

Forma de abastecimento

Em geral, as locadoras entregam o veículo abastecido e você deve devolvê-lo com o tanque cheio. Se existir alguma diferença no momento da entrega, você será cobrado.

Na apólice de locação é registrado o que acontecerá se o automóvel não for devolvido conforme o combinado e quanto o locatário deverá pagar. Por isso é essencial conservar esse patrimônio para não ter que desembolsar uma quantia maior por um bem que não é seu.

Como escolher entre alugar ou comprar carro

Vamos a alguns questionamentos que você deve fazer para ajudar na sua escolha:

  • Com que frequência o automóvel será usado?
  • Quantos quilômetros rodará por dia em média?
  • O veículo vai ficar na garagem e você pretende utilizá-lo somente nos finais de semana?
  • Viaja muito?

São perguntas que precisam ser levantadas e devidamente respondidas para decidir se vale a pena alugar ou comprar carro. Isso porque cada pessoa tem um modo de uso diferente. E essa escolha varia bastante.

Por isso, é muito importante fazer um planejamento financeiro e registrar todas as suas contas. Não estamos falando que você deva ficar sem veículo de passeio, mas sim estudar muito sobre o assunto para chegar à conclusão do que é mais benéfico para você: alugar ou comprar carro. Afinal, custear automóvel deve ser um compromisso a ser seguido com rigor para que tudo corra bem.

Gostou deste conteúdo? Que tal aproveitar a leitura para conhecer quais são os carros mais econômicos para se comprar?

Atendimento BV

Este site usa cookies e outras tecnologias semelhantes de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade, o que pode acarretar no tratamento de dados pessoais. Ao continuar navegando, você declara estar ciente dessas condições.