Blockchain no mercado financeiro: entenda os impactos da inovação

O blockchain no mercado financeiro surge para dar mais segurança aos usuários nas transações. Conheça mais sobre essa tecnologia.

Categoria: Inovação

Categoria: Inovação

O blockchain no mercado financeiro surgiu para dar mais segurança a esse setor da economia. Com a evolução tecnológica, aparecem necessidades cada vez mais latentes de garantir a segurança dos usuários. Conhecer esse conceito e entender como o blockchain finance funciona é fundamental.

Neste artigo, mostraremos a definição desse conceito e como ele impacta a sua vida. Continue lendo e descubra!

O que é o blockchain?

Trata-se de uma ferramenta de proteção imprescindível nessa era de transformação digital. É um sistema que nasceu graças ao mercado de moedas digitais, garantindo segurança nesse tipo de transação. O ano do surgimento foi 2008, especificamente com uma criptomoeda que ficaria conhecida no mundo inteiro, o Bitcoin.

Para que ela pudesse ser utilizada, era preciso ter uma base a fim de evitar a duplicação do dinheiro digital. Nesse contexto, criaram uma espécie de livro de registro que funciona de forma semelhante a uma rede de blocos virtuais que contém informações sobre a transação.

Assim que uma nova informação é gravada e vinculada, a antecedente permanece imutável e totalmente protegida. Isso garante que ela não será replicada por fraudadores que criariam moedas digitais falsas. Como a gravação do código é feita por meio de blocos, a tecnologia recebeu o nome de blockchain.

Com ela, é possível transferir moedas digitais e dados de forma segura, direta e sem o auxílio de intermediários por meio da internet. Apesar de ter aparecido no ambiente das criptomoedas, ela não se restringiu a esse mercado. Atualmente, governos, bancos e outras instituições que trabalham com dados sensíveis e sigilosos fazem o uso da tecnologia.

Como o blockchain é aplicado no mercado financeiro?

Uma das características mais importantes do blockchain é a descentralização. O fato de não existir intermediários é o que garante o maior nível de segurança dessa tecnologia. A base de dados é capaz de criar uma criptografia de registros individualmente. Assim, gerando um código ou chave personalizada para cada transação.

Cada uma dessas informações inseridas na rede é processada por diversos computadores, produzindo uma criptografia própria para a informação transacionada. Dadas essas características, o blockchain se transforma em uma forma segura e econômica de criar um banco de dados, mantendo registro de transações digitais dos mais variados tipos.

Os bancos e as instituições financeiras vêm utilizando essa tecnologia para garantir a segurança das informações de seus clientes em transações financeiras e evitar vazamentos, pois causam problemas sérios para um banco digital ou tradicional.

Além disso, essa tecnologia também simplifica as movimentações financeiras entre intermediários que não conhecem as partes. Graças à criptografia do registro, o processo passa mais segurança nesse relacionamento ou transação.

O que pode ser feito com o blockchain no mercado financeiro?

Agora que você conhece o conceito, é importante entender como o blockchain é utilizado na prática. Entre as diversas possibilidades de aplicações, nós temos as transações internacionais. Uma das vantagens dessa ferramenta é que ela torna esses procedimentos mais eficientes e com menos custos.

Como não existem os intermediários na transação, você não precisará se preocupar com as taxas que eles cobram. Contudo, é fundamental que ambos os lados da operação estejam perfeitamente adequados a essa tecnologia.

Outra funcionalidade que afeta diretamente os usuários do sistema bancário é a integridade de dados, garantindo a segurança das suas informações que estão em posse do banco.

O blockchain fornece a integridade desses dados graças a sua única fonte de informações, eliminando a duplicação. Ou seja, uma vez que o dado está criptografado com essa tecnologia, é impossível ser replicado. Assim, uma instituição financeira que adota esse método de segurança reduz a incidência de fraudes e adulterações, o que oferece benefícios para os clientes.

Quais são os impactos do blockchain no mercado financeiro?

Sempre que surge uma nova tecnologia, o mercado precisa se ajustar aos poucos. É claro que no início dessa adequação ao blockchain as instituições terão certo trabalho adicional. Foi assim durante a implementação dos aplicativos, da inteligência artificial e de outras inovações.

Por outro lado, os impactos dessa tecnologia no mercado financeiro são extremamente vantajosos. O mais interessante é que existirão ganhos em todos os lados das transações. O cliente terá mais segurança em seus dados, informações e até mesmo recursos que são transacionados.

O banco, por outro lado, poderá utilizar essas inovações para proporcionar serviços ainda mais personalizados para seus consumidores, além de garantir o máximo de proteção em todas as operações. Em resumo, o blockchain finance é o futuro em termos de segurança bancária.

Como o BV investe nessa tecnologia?

O banco BV está de olho nessas novidades tecnológicas e já aplica o blockchain em muitas de suas operações. Antes de abrir uma conta em uma instituição bancária, é fundamental verificar se ela conta com esse tipo de tecnologia. Acredite: isso faz toda a diferença no seu relacionamento com a instituição.

Com o blockchain, a gente garante que os dados dos clientes permaneçam seguros, reduzindo consideravelmente o risco de vazamentos, desvios e invasões em seus sistemas.

Essa tecnologia é especialmente importante para a aplicação de novos conceitos e funcionalidades que vêm surgindo nos últimos anos. Por exemplo, o famoso e queridinho dos brasileiros Pix e o novíssimo Open Banking. O blockchain dará mais segurança para você utilizar todas as vantagens do app BV e as demais funcionalidades que oferecemos.

Por fim, concluímos que o blockchain no mercado financeiro chegou para revolucionar o modo como as pessoas e as instituições tratam seus dados. Ele é mais uma alternativa de segurança para tornar esse mercado ainda mais confiável e transparente para você.

Gostou de saber mais sobre o assunto? Então, aproveite a leitura para nos seguir em nossas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram, no Twitter, no YouTube, no LinkedIn e no Spotify.

Atendimento BV