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Publicado em

25/07/25 09:00

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Equipe BV Inspira

Inteligência artificial no setor bancário: saiba como ela é utilizada

Símbolo de placa mãe de computador escrito

Em um cenário de alta competitividade pela atenção e os recursos dos consumidores, a tecnologia desempenha um papel fundamental. A transformação digital proporciona mudanças significativas e um exemplo disso é o uso da inteligência artificial no setor bancário. Mas você sabe como esse conceito se aplica no dia a dia das empresas no segmento? 

Do uso de chatbots para proporcionar um atendimento mais rápido e durante 24 horas por dia até mesmo no combate a fraudes no setor, as possibilidades com essa tecnologia são muitas e podem modificar o mercado por completo. Para quem busca soluções com maior segurança e quer entregar produtos e serviços cada vez melhores, pode ser uma alternativa válida. 

Que tal, então, tirar as suas dúvidas sobre o assunto e entender um pouco mais sobre o papel da inteligência artificial (IA) no setor bancário? Continue a leitura deste conteúdo para saber quais são as aplicações práticas desse conceito cada vez mais popular e eficiente em diferentes segmentos. Confira! 

Qual é o impacto da tecnologia no mercado financeiro? 

A tecnologia proporciona inúmeros benefícios para os mais variados setores da sociedade, certo? Quando falamos do mercado financeiro, não é diferente: as inovações estão presentes e garantem um segmento cada vez mais criativo e melhor para os clientes finais.  

Dentro de tantas mudanças, a inteligência artificial é uma das que mais se destacam no segmento. Em uma sociedade bastante conectada, as empresas e demais players do setor precisam garantir uma melhor experiência e personalização aos clientes. Essas duas necessidades são supridas, justamente, com as soluções provenientes do uso da inteligência artificial

Quais são as aplicações da inteligência artificial no setor bancário? 

Mas, na prática, como a inteligência artificial impacta o setor bancário? Listamos algumas características que mais se destacam na aplicação desse conceito. Confira! 

Combate a fraudes 

Um dos principais benefícios da inteligência artificial no setor bancário é o seu uso para uma maior segurança. A partir dessa tecnologia, é possível combater fraudes, desvios e quaisquer tipos de tentativas de crimes. Analisando padrões de comportamento dos clientes ou, até mesmo, de uma loja, fica mais fácil identificar uma tentativa de golpe. 

Imagine aquele cliente que nunca realizou uma compra online e, logo em sua primeira vez, adquire um produto de um valor alto. Suspeito, não? A instituição pode averiguar a situação e garantir que ninguém mal-intencionado está cometendo alguma fraude. 

Atendimento ao cliente 

Sabe quando você tem uma dúvida sobre um serviço ou produto e só quer uma resposta simples e rápida? Já pensou precisar ligar para o call-center e esperar alguns longos minutos até ser atendido por alguém? Esse problema pode ser resolvido com o uso da inteligência artificial. Com um bot, o cliente pode solicitar um novo cartão, bloqueio após um furto, enfim, inúmeras possibilidades. 

Além de ser uma forma de melhorar a experiência do consumidor, a inteligência artificial no setor bancário contribui também para o nível de produtividade das empresas. Em vez de disponibilizar um atendente para uma conversa simples e rápida, esse profissional pode se dedicar a atendimentos mais longos e complexos. 

Backoffice 

O backoffice também pode ser conhecido como os bastidores de uma operação, e a IA desempenha um papel importante nesse espaço, seja para facilitar o onboarding de novos clientes, seja para avaliar os riscos envolvidos ao fazer um empréstimo a ele. Toda a operação de uma instituição bancária pode se beneficiar desses recursos. 

A partir de fluxos de trabalho mais simples e eficientes, as empresas também podem gerenciar melhor a logística para o abastecimento de caixas eletrônicos e distribuição de cédulas. 

Personalização do serviço 

Por fim, a personalização do serviço é outro benefício proporcionado pela inteligência artificial no setor bancário. Ao combinar essa tecnologia com a análise de dados e informações, é possível criar serviços mais próximos do que o seu público procura. Em vez de criar soluções mais genéricas, a sua equipe consegue ter insights mais valiosos sobre como segmentar essas ofertas. 

Afinal, por que um cliente que tem um patrimônio financeiro mais modesto e ainda não consegue juntar muito ao final de cada mês vai se interessar por um serviço voltado para investimento em ações? Ele pode aproveitar muito mais uma oferta que entregue soluções mais simples, por exemplo, para que ele possa organizar a sua vida financeira dia após dia. 

Quais são outros benefícios da inteligência artificial? 

Além de todos os itens abordados acima, a inteligência artificial proporciona outros benefícios para as empresas do segmento. O primeiro deles é a redução significativa dos custos, com o uso mais eficiente dos recursos disponíveis. Ou seja, em vez de perder horas oferecendo um atendimento mais básico ao cliente, por exemplo, sua equipe pode pensar em ações mais estratégicas

A partir do momento que a sua equipe pode se concentrar em outras atividades, a tendência é que a experiência proporcionada aos clientes seja melhor. Afinal, vai ser possível entender melhor o comportamento e necessidades do seu público-alvo, criando soluções, serviços e produtos mais personalizados e exclusivos, o que também é uma forma de se diferenciar da concorrência. 

Por último, o impacto da inteligência artificial no setor bancário passa também pela adequação às exigências de órgãos reguladores. Enquanto a IA permite a otimização e automação de muitos processos e trâmites burocráticos – agilizando, por exemplo, validações e relatórios –, sua implementação no segmento financeiro demanda, intrinsecamente, um forte compromisso com o uso responsável da tecnologia. 

Isso implica em assegurar que os sistemas de IA sejam transparentes, éticos e justos, com mecanismos para mitigar vieses, explicar suas decisões complexas e garantir a privacidade e a segurança dos dados. Essa abordagem proativa de Inteligência Artificial Responsável (RAI) é fundamental não apenas para a eficiência operacional, mas para construir a confiança dos clientes e navegar com segurança em um ambiente regulatório em constante evolução. 

A aplicação da IA é, portanto, uma situação cada vez mais comum. Em um mercado no qual  a inovação tecnológica  desempenha um papel mais relevante, as instituições precisam entender que as mudanças chegaram e quem não se adaptar pode ficar para trás. Como mostramos, a IA pode ser um importante recurso no processo de modernização no setor. 

Agora que você já sabe sobre a atuação da  inteligência artificial no setor bancário, que tal continuar por dentro de outros assuntos relevantes e dicas no nosso blog? Confira  nossos conteúdos sobre Open Finance

Através do nosso blog você tem acesso às informações atualizadas e relevantes do mercado financeiro. No entanto, as informações aqui apresentadas têm como única intenção o caráter informativo, estando baseadas em dados de conhecimento público, não significando, portanto, quaisquer compromissos por parte do banco BV e não constituem uma obrigação ou um dever para o leitor. O conteúdo disponibilizado é elaborado por terceiros e publicado pelo banco BV. O banco BV e suas empresas coligadas se eximem de qualquer responsabilidade por quaisquer prejuízos, diretos ou indiretos, que venham a decorrer da utilização deste material e de seu conteúdo. O banco BV nunca solicita o envio da sua senha. Nós não pedimos depósitos antecipados para liberação de crédito.

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