Soluções sustentáveis para sua empresa: conheça as essenciais

Quer saber como encontrar soluções sustentáveis para melhorar o desempenho da sua empresa? Descubra agora!

Categoria: Financiamento para Energia Solar

Encontrar soluções sustentáveis para que sua empresa vença todos os desafios pode ser a melhor alternativa a longo prazo.

Já faz algum tempo que há motivos de sobra para que os gestores comecem a planejar um futuro mais sustentável para seu negócios — isso, claro, se ainda não o fizeram. Há soluções sustentáveis no mercado que ajudam a atender tanto às demandas ambientais quanto às sociais que preocupam o consumidor. A adoção dessas medidas aumenta seu poder de conquistar novos clientes, fidelizá-los, e ainda melhora a reputação da sua marca.

Neste post, você vai entender mais sobre o assunto e descobrir algumas soluções que já estão à disposição no mercado para alcançar esse objetivo. Vamos lá?

Afinal, o que são soluções sustentáveis?

Tudo o que as pessoas e as empresas fazem com o objetivo de reduzir a interferência humana no meio ambiente pode ser chamado de solução sustentável. Portanto, a adoção de práticas que levem à sustentabilidade empresarial, como técnicas, processos e ações sociais que diminuem os prejuízos à sociedade e à natureza, fazem parte desse conjunto.

Essa postura oferece uma série de benefícios à empresa, que têm a ver com a redução de custos e com a imagem que ela passa a seus clientes e parceiros. Trata-se de uma contribuição direta ao desenvolvimento sustentável do país, cada vez mais necessário diante dos problemas que temos vivenciado, tanto na área do meio ambiente quanto social e econômica.

A transformação digital costuma ser uma grande aliada desse processo, em especial com o uso da Internet das Coisas para a adoção de práticas mais econômicas e que colaboram com a produtividade e a rentabilidade dos negócios. Uma maior integração entre o poder público e as empresas também contribui para que ações de sustentabilidade alcancem a sociedade com mais força e de forma mais efetiva.

Um dos destaques entre as soluções sustentáveis mais adotadas é o crescimento da energia solar no Brasil. Além de reduzir o impacto ao meio ambiente do consumo de energia, o custo-benefício é sentido já nos primeiros anos de uso do sistema. Falaremos mais sobre isso, adiante.

Quais são os principais benefícios?

A adoção de práticas sustentáveis nos negócios traz uma série de vantagens às empresas. Os impactos não são somente financeiros, mas também ajudam a melhorar a imagem perante os consumidores e parceiros. Afinal, a cada dia, mais pessoas adotam a sustentabilidade entre seus valores. Veja os benefícios, em detalhes.

Redução de custos

A diminuição dos valores de contas de consumo, como água e energia, está entre os principais objetivos das soluções sustentáveis — diretamente relacionados, inclusive, à redução dos impactos da ação humana na natureza. O uso de fontes renováveis de energia e a reutilização da água estão entre os exemplos mais conhecidos dessas práticas.

Os custos das empresas que instalam sistemas fotovoltaicos caem drasticamente, o que faz o retorno sobre o investimento (ROI) ser alto e ocorrer em pouco tempo. A luz do sol é abundante no Brasil e se configura como uma fonte de geração de energia sustentável, limpa e renovável. Melhor que isso: ajudará sua empresa a evitar os problemas advindos de apagão no sistema.

Valorização da marca

Outra vantagem está relacionada, como mencionamos, à geração de valor para a imagem da empresa. Uma atuação sustentável conquista cada vez mais consumidores, criando diferencial competitivo para seu negócio. Dessa forma, consumir seus produtos ou contratar seus serviços se torna uma ação engajadora por parte do cliente, que se sente mais envolvido nas causas que promovem impacto social e de proteção ambiental.

O compromisso da sua empresa com a sustentabilidade, portanto, faz com que a marca ultrapasse os valores mercadológicos, sendo vista pelos parceiros e clientes como um negócio engajado com a qualidade de vida das próximas gerações. Investidores e fornecedores também passam a ver sua empresa com bons olhos.

Há soluções sustentáveis em destaque no mercado?

Entre as práticas sustentáveis que estão em crescimento, podemos mencionar a reutilização da água e o uso da energia solar. Mas você também vai conhecer como a compostagem pode ser utilizada para a geração de energia. Confira!

Energia solar

A instalação de um sistema de captação dos raios solares para geração de energia tem sido apontada como uma das soluções sustentáveis mais promissoras em todo o mundo. Renovável, gratuita e abundante, a energia solar ajudará sua empresa a reduzir os custos e evitar o risco de apagões.

O sistema fotovoltaico utiliza as placas solares para a captação da luz, convertendo-a em corrente alternada para ser utilizada nos equipamentos. Ele pode tanto ser ligado à rede de energia da cidade (on-grid) quanto independente (off-grid) ou híbrido (uma mescla das duas opções. Tudo vai depender das suas necessidades.

Projeto luminotécnico

Uma solução simples e sustentável pode ser projetada usando a arquitetura no ambiente do seu negócio. O projeto luminotécnico considera a incidência de luz nos espaços, permitindo que menos energia seja consumida nos processos da empresa.

Trata-se de um melhor aproveitamento da luz natural e do planejamento adequado do uso da energia, com soluções mais eficientes e menos caras. Dessa forma, o projeto luminotécnico personaliza os ambientes, de forma a torná-los mais confortáveis, ajudando a melhorar a produtividade e diminuir as despesas — e, por consequência, o impacto ambiental.

Reuso de água pluvial

Como vimos, a matriz energética brasileira tem base nas hidrelétricas e, portanto, o uso mais sustentável da água é fundamental para sua preservação. A reutilização da água da chuva é uma das soluções que podem ser adotadas nesse sentido, ajudando a reduzir em até 30% o consumo de água potável.

Composteira

Você já ouviu falar em energia biotérmica? Ela é gerada a partir a ação biológica de microrganismos presentes em um dos tipos de processos de compostagem. Com ela, é possível, por exemplo, obter aquecimento da água e do ar, sem a utilização de energia elétrica proveniente de hidrelétricas e termelétricas.

Vale lembrar que, segundo o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), do total de resíduos produzidos no Brasil, 57% correspondem a materiais orgânicos. Boa parte acaba destinada aos aterros sanitários, mas outra parcela poderia ser utilizada para a compostagem que ajuda a gerar energia para o aquecimento do ar e da água. Já existe uma solução sustentável nesse sentido, criada por uma empresa israelense.

Como vimos, a adoção de soluções sustentáveis traz uma série de benefícios às empresas e à sociedade. A energia solar e o reuso da água pluvial são as mais conhecidas e podem trazer diferenciais competitivos ao seu negócio.

Gostou das informações? Siga nossas páginas no Facebook, Instagram, LinkedIn e YouTube e fique por dentro das novidades!

 

Através do nosso blog você tem acesso às informações atualizadas e relevantes do mercado financeiro. No entanto, as informações aqui apresentadas têm como única intenção o caráter informativo, estando baseadas em dados de conhecimento público, não significando, portanto, quaisquer compromissos por parte do Banco BV e não constituem uma obrigação ou um dever para o leitor. O conteúdo disponibilizado é elaborado por terceiros e publicado pelo Banco BV. O Banco BV e suas empresas coligadas se eximem de qualquer responsabilidade por quaisquer prejuízos, diretos ou indiretos, que venham a decorrer da utilização deste material e de seu conteúdo. Dúvidas, sugestões e reclamações, entre em contato com o Serviço de Atendimento ao Cliente pelo telefone 0800 728 0083 ou pelo e-mail sac@bv.com.br. Deficientes Auditivos e de Fala: 0800 701 8661. Se desejar entrar em contato com a Ouvidoria, ligue para 0800 707 0083 (Deficientes Auditivos e de Fala: 0800 701 8661)

Atendimento BV

Este site usa cookies e outras tecnologias semelhantes de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade, o que pode acarretar no tratamento de dados pessoais. Ao continuar navegando, você declara estar ciente dessas condições.