Qual é a melhor época para comprar carro? Confira no BV!

Veja o que considerar na hora de comprar um carro para fazer a escolha mais econômica e satisfatória!

Categoria: Financiamento de Veículos

Ofertas de automóveis surgem a todo instante, o que é muito bom para pesquisar preços e modelos antes de tomar a decisão de adquirir um veículo novo ou seminovo. Só que saber qual a melhor época para comprar carro é o grande segredo para fazer um bom negócio.

Neste artigo, vamos mostrar as principais diferenças entre as épocas do ano. Nele, você entenderá quais são as vantagens de cada período para escolher as que são compatíveis com o seu interesse de aquisição. Quer saber mais? Então acompanhe a leitura.

Carro zero ou seminovo?

Zero ou seminovo? Saiba qual a melhor época para comprar carro!

Antes de falar sobre a melhor época para comprar carro, é preciso decidir se vale mais a pena ter um automóvel zero ou seminovo. A seguir, apresentamos alguns critérios que devem ser analisados para tomar uma decisão mais sensata. Veja!

Valorização

Seja pelo lançamento de versões mais modernas, seja pelo desgaste natural, o automóvel sofre a depreciação ao longo do tempo por ser um bem de uso contínuo. Se você deseja comprar um 0km, saiba que ele sofrerá uma queda de preço considerável nos primeiros anos de vida. Antes de falar sobre a melhor época para comprar carro, é preciso decidir se vale mais a pena ter um automóvel zero ou seminovo. A seguir, apresentamos alguns critérios que devem ser analisados para tomar uma decisão mais sensata. Veja!

Já se você deseja comprar um automóvel mais acessível, a recomendação é adquirir um seminovo. Como o valor desse bem já sofreu com o período mais intenso de depreciação (os dois primeiros anos), sua compra apresenta melhor custo-benefício.

Preço

Em relação ao preço de compra, não há muita margem para comparações. Os carros novos custam mais do que os seminovos. Apesar disso, a escolha do veículo dependerá do gosto e das necessidades do comprador.

Um modelo zerado com motor 1.0, por exemplo, certamente sairá mais barato que um Sedan ou SUV usado. Assim, se você quer adquirir um veículo mais aprimorado e potente, mas não tem como comprá-lo zero, pode levar um modelo de segunda mão.

Adicionais

O que é mais adequado: comprar uma versão de entrada de um zero-quilômetro, com componentes básicos ou adquirir um seminovo com vários itens adicionais? A decisão dependerá de quanto você está disposto a pagar para garantir conforto e comodidade ao dirigir.

Qual a melhor época para comprar carro?

Existe uma melhor época para comprar carro? Continue acompanhando esse conteúdo e entenda melhor.

Talvez não seja possível dizer que há um melhor mês para comprar carro, mas existem períodos do ano que são mais favoráveis para essa aquisição. Conheça todos eles a seguir:

Final do ano

O final do ano é uma das melhores épocas para comprar carro, especialmente a partir de setembro até o natal, pois surgem descontos tentadores.

Isso ocorre porque, neste período, as montadoras lançam novos modelos para o ano seguinte e, para que os veículos do período corrente não se acumulem nos estoques, já que estão ficando “ultrapassados”, as lojas ou sites oferecem boas condições de compra.

Os vendedores costumam ter metas anuais para serem batidas, o que ajuda no momento de negociar um preço melhor, já que as vendas podem ser absolutamente necessárias para os comerciantes. Isso também colabora para que essa seja a melhor época para comprar carro. 

Além disso, é possível obter benefícios adicionais, como IPVA pago, seguro pago, tanque cheio, ou outras bonificações ofertadas pelas concessionárias.

Por fim, vale reforçar que, ao comprar um zero-quilômetro de um modelo que está saindo de linha, a desvalorização do veículo será maior.

Início do ano

Junto ao final do ano, nos meses de janeiro e fevereiro, é possível fazer uma boa compra, pois o mercado de automóveis dá um desacelerada.

É a época de pós-festas, nas quais muitos gastos são necessários, como IPTU, IPVA, matrícula das crianças, material escolar — sem falar no carnaval. Em razão dessas obrigações, menos pessoas compram carros, o que reduz as vendas, favorece a negociação por parte do consumidor e faz com que esta seja também a melhor época para comprar carro.

Final de cada mês

Além dos períodos mencionados, os últimos dias de cada mês são propícios para fazer uma boa compra. Além das metas do ano, as lojas pressionam os vendedores para baterem metas mensais, forçando-os a vender mais para cumpri-las. É nesses momentos que você tem a chance de conseguir bons descontos.

Quando há baixa nas vendas

Por fim, não podemos deixar de mencionar os períodos de crise ou instabilidade econômica, que causam uma queda geral na venda de bens de valores elevados, como os automóveis. Esse cenário dá um “empurrãozinho” nas ofertas das concessionárias, favorecendo o surgimento de preços mais acessíveis.

O que considerar?

Veja as sugestões sobre a melhor época para comprar carro!

As indicações citadas acima são somente sugestões, pois cada comprador tem um perfil de compra próprio. O importante é conhecer sua realidade financeira para escolher o carro mais adequado e não comprometer o seu orçamento.

No momento da compra, não demonstre pressa, pesquise os veículos de seu interesse com calma, considere a dirigibilidade, o conforto, a potência e o consumo de combustível. Considere também o valor, a quilometragem e o custo de manutenção.

Por fim, se for um seminovo, faça um test drive antes de fechar negócio. Pratique acelerações e curvas relativamente intensas para ver como o carro reage aos comandos. Veja como estão os freios e os componentes da suspensão para garantir uma direção defensiva satisfatória. Para tirar a prova, leve o automóvel a um mecânico de confiança para ver se está tudo ok.

Quando fazer financiamento para comprar carro?

Existe uma melhor época para comprar carro por meio de financiamento? Confira a seguir!

Para ter certeza sobre a viabilidade de um financiamento veicular, faça as contas. Descubra como está o seu orçamento da seguinte forma:

- ganhos mensais;

- gastos mensais;

- valor que sobra para o financiamento;

- possibilidade de juntar uma quantia para dar uma entrada maior e diminuir o valor das parcelas;

- possibilidades de economia (corte de gastos e renegociação de planos e dívidas).

Com essas informações em mãos e a devida preparação, você saberá como negociar um financiamento que caiba no seu bolso. Depois, basta seguir mais algumas orientações, como:

- escolher o modelo de automóvel que deseja, comparar os preços por meio da tabela FIPE e nos sites de venda;

- fazer simulações de financiamento veicular;

- negociar com a instituição bancária escolhida para conseguir juros mais atrativos.

Uma sugestão é solicitar o Financiamento de Veículos BV, pois oferecemos diversas vantagens, como parcelas fixas até o fim do contrato, prazos flexíveis, opções de escolha — você pode financiar automóveis novos ou usados na loja ou com o proprietário. Escolha a melhor época para comprar carro e faça uma simulação com a gente!

 

“Através do nosso blog você tem acesso às informações atualizadas e relevantes do mercado financeiro. No entanto, as informações aqui apresentadas têm como única intenção o caráter informativo, estando baseadas em dados de conhecimento público, não significando, portanto, quaisquer compromissos por parte do Banco BV e não constituem uma obrigação ou um dever para o leitor. O conteúdo disponibilizado é elaborado por terceiros e publicado pelo Banco BV. O Banco BV e suas empresas coligadas se eximem de qualquer responsabilidade por quaisquer prejuízos, diretos ou indiretos, que venham a decorrer da utilização deste material e de seu conteúdo. Dúvidas, sugestões e reclamações, entre em contato com o Serviço de Atendimento ao Cliente pelo telefone 0800 728 0083 ou pelo e-mail sac@bv.com.br. Deficientes Auditivos e de Fala: 0800 701 8661. Se desejar entrar em contato com a Ouvidoria, ligue para 0800 707 0083 (Deficientes Auditivos e de Fala: 0800 701 8661)”.

Atendimento BV