Situações em que o empréstimo pessoal é seu aliado

O empréstimo pessoal é importante para cumprir uma série de objetivos financeiros, mas ele deve ser usado sempre com atenção. Entenda mais!

Categoria: Crédito Pessoal

Categoria: Crédito Pessoal

Realizar projetos, reorganizar as finanças, lidar com imprevistos. Quando usado com consciência e planejamento, o empréstimo pessoal pode trabalhar a seu favor em muitos momentos, atuando como uma ferramenta inteligente para concretizar seus planos e manter o orçamento saudável e em dia.

Primeiro, porque é um tipo de crédito sem burocracia. Sim, a instituição financeira analisa seu crédito antes de liberar o dinheiro na sua conta, mas as exigências são menores e mais simples do que um financiamento, por exemplo. Para contratar o empréstimo pessoal, você não precisa necessariamente ser correntista de um banco ou possuir bens em seu nome, o que torna este produto mais acessível.

Porém, a regra fundamental da organização financeira continua valendo: as parcelas precisam caber no seu bolso, considerando todas as contas que você precisa pagar no mês, garantindo tranquilidade e bem-estar para você e sua família.

Conheça algumas situações em que o empréstimo pessoal pode ser seu aliado e veja nossas dicas de como usá-lo com consciência:

Reorganização financeira: o empréstimo pessoaloferece taxas de juros atraentes e um bom tempo de parcelamento. Se você se enrolou com as dívidas no cartão de crédito ou cheque especial – que cobram juros mais altos – procure a instituição financeira, faça uma simulação e avalie se vale a pena trocar por um empréstimo pessoal. Assim, você conseguirá pagá-lo com um fôlego financeiro maior, sem comprometer as outras contas do mês. Para consultar e comparar as taxas de juros das diferentes modalidades de crédito, acesse o site do Banco Central.

Concretização de planos: você está prestes a realizar projetos e sonhos, que tanto podem ser profissionais (realização de um curso) quanto pessoais (uma viagem, a reforma da casa). Usar o empréstimo pessoal é uma estratégia interessante nestes momentos em que você precisa do recurso agora – por exemplo, para aproveitar uma oportunidade que não pode deixar passar.

Diante das emergências: imprevistos acontecem. Uma hora ou outra, todos vamos precisar pagar o conserto do carro, comprar uma geladeira nova ou pagar um tratamento de saúde. Em situações como essas, não temos escolha, é preciso ter dinheiro no ato. Se você tem uma reserva para esta finalidade, ótimo. Mas se não tem, o empréstimo pessoal pode ser um bom caminho.

Para ajudar neste cálculo, o Banco Central disponibiliza a Calculadora do Cidadão, por meio da qual você consegue saber quantos meses levará para quitar o crédito e qual será o valor total a ser pago, considerando a incidência dos juros.

Antes de contratá-lo, você também precisa saber:

- Os juros já vêm embutidos nas parcelas mensais. Como são pré-fixados, você tem um maior controle, tornando sua organização financeira muito mais fácil.

- Você terá tempo para garantir novas entradas financeiras. Isso porque, em geral, o pagamento da primeira parcela é feito entre 30 a 45 dias da contratação.

- Neste tipo de crédito, é você quem define a finalidade do uso do dinheiro. Assim que seu crédito for aprovado pela instituição financeira, você terá liberdade para usá-lo como preferir.

Mas lembre-se: o empréstimo pessoal deve ser honrado junto ao credor, pois o atraso ou falta de pagamento das parcelas pode acarretar consequências indesejáveis, como a inclusão nas listas de inadimplência da Serasa ou do SCPC, além de restringir o acesso a novos créditos. Portanto, pense sobre a real necessidade, coloque tudo no papel e faça bom uso desse dinheiro, com responsabilidade.

“Através do nosso blog você tem acesso às informações atualizadas e relevantes do mercado financeiro. No entanto, as informações aqui apresentadas têm como única intenção o caráter informativo, estando baseadas em dados de conhecimento público, não significando, portanto, quaisquer compromissos por parte do Banco BV e não constituem uma obrigação ou um dever para o leitor. O conteúdo disponibilizado é elaborado por terceiros e publicado pelo Banco BV. O Banco BV e suas empresas coligadas se eximem de qualquer responsabilidade por quaisquer prejuízos, diretos ou indiretos, que venham a decorrer da utilização deste material e de seu conteúdo. Dúvidas, sugestões e reclamações, entre em contato com o Serviço de Atendimento ao Cliente pelo telefone 0800 728 0083 ou pelo e-mail sac@bv.com.br. Deficientes Auditivos e de Fala: 0800 701 8661. Se desejar entrar em contato com a Ouvidoria, ligue para 0800 707 0083 (Deficientes Auditivos e de Fala: 0800 701 8661)”.

Atendimento BV