Deixe o seguro do carro mais barato com essas 6 dicas

Economize ao contratar um seguro do carro mais barato. Para conseguir isso, listamos 6 dicas que podem ajudá-lo. Confira!

Categoria: Seguro Veículos

Categoria: Seguro Veículos

Não há dúvidas de que o seguro auto é um serviço extremamente importante quando o assunto envolve segurança e proteção patrimonial. Hoje, investir em um seguro pode evitar uma série de dores de cabeça e prejuízos financeiros — especialmente quando se trata de um carro financiado.

No entanto, também sabemos que a contratação desse tipo de serviço pode pesar bastante no bolso, principalmente para quem utiliza o seu veículo para trabalho e reside em grandes cidades.

Como você deve saber, o cálculo do valor de um seguro auto leva em consideração diversos fatores, como a idade do condutor principal, a sua localização, o modelo do veículo, a maneira como o automóvel é utilizado, entre muitos outros detalhes. Apesar disso, temos uma notícia boa para dar aqui: é possível deixar o seguro do carro mais barato. Para isso, existem algumas medidas simples que podem ser adotadas.

Quer saber quais são elas? Continue a leitura deste artigo e confira as 6 dicas para economizar com o seguro do seu carro!

1. Contrate apenas os serviços primordiais

Os contratos de seguro para automóveis, em geral, disponibilizam uma lista de serviços adicionais e opcionais, como assistência mecânica 24 horas, carro reserva, franquias reduzidas, entre outros.

Na prática, apesar de essas coberturas extras serem bastante vantajosas, é preciso levar em conta que todas são responsáveis por tornar o seu seguro mais caro. Por outro lado, também é importante considerar que vários dos serviços ofertados pelas seguradoras podem não ser tão úteis.

Assim sendo, uma dica importante para baixar o seguro do carro é analisar quais os serviços estão sendo incluídos no contrato. Feito isso, fique somente com aqueles que atendem às suas necessidades e cabem no seu bolso.

2. More em uma casa com garagem

No momento da contratação do seguro, é muito comum que você tenha de responder a um questionário informando os principais riscos a que o veículo é exposto diariamente. Nesse cadastro, por exemplo, será perguntado a respeito do local onde o automóvel é guardado: se na rua ou em uma garagem fechada.

Dependendo da resposta, o valor do seguro pode alterar. Em geral, quando o carro passa o dia e a noite na rua, os riscos de que danos aconteçam a ele são bem maiores. Por isso, o seguro acaba pesando um pouco mais no bolso do proprietário.

Por outro lado, se o veículo é mantido em um local adequado, seja durante o dia, seja no período noturno, o custo do seguro tende a diminuir. Então, morar em casa com garagem e ter um local seguro para guardar o seu carro, por exemplo, durante o horário de trabalho, certamente são ações que podem ajudá-lo a economizar com o serviço de cobertura.

3. Prefira carros nacionais com pouco tempo de uso

Como dito inicialmente, o modelo do automóvel também é um ponto que interfere no cálculo do valor do seguro. Em tal situação, como regra, os carros nacionais e com pouco tempo de uso são os que apresentam mais vantagens na hora da contratação.

Então, se está pensando em comprar um veículo seminovo, a dica que damos a você é bastante simples: prefira os veículos novos e fabricados no Brasil.

Esse tipo de carro acaba tendo uma manutenção simples e barata, além de estar menos sujeito a sofrer falhas, variáveis essas que são bem-vistas pela seguradora e que certamente ajudarão a reduzir o valor do seguro. Fique atento!

4. Entenda que quanto menor a utilização, menor será o preço do seguro

Em relação ao seguro para carro, é essencial que você perceba que o cálculo do valor desse serviço está diretamente relacionado aos riscos a que o veículo é exposto. Dessa forma, não há como negar que um carro que é utilizado todos os dias, passa longas horas parado na rua e circula em rodovias com frequência está sujeito a riscos bem maiores que aquele mantido na garagem e usado somente fins de semana, concorda?

Dito isso, outro modo de reduzir o valor do seguro do seu carro é usá-lo menos. Atualmente, ainda mais nas grandes cidades, as pessoas têm dado preferência por utilizar outras modalidades de transporte, como os serviços públicos e os aplicativos de mobilidade. Tais alternativas também podem ser adotadas no dia a dia.

Com isso, você não dependerá tanto do seu veículo e poderá usar isso a seu favor na hora de contratar um seguro. Uma ótima ideia, não é mesmo?

5. Atente-se aos danos a terceiros

Uma das grandes vantagens de escolher o melhor seguro para o seu carro é a possibilidade de ser proteger contra eventuais danos causados a terceiros. Afinal, qualquer pessoa pode se distrair e se envolver em um acidente.

Se isso ocorrer, você certamente vai querer estar coberto por um seguro, o qual arcará com os prejuízos sofridos pelo seu veículo e, ainda, os ocasionados ao automóvel de um terceiro. Porém, essa cobertura de terceiros é opcional e, como dá para imaginar, aumenta o valor da contratação.

Sendo assim, é fundamental que analise até que ponto esse tipo de cobertura de danos a terceiros é interessante. Talvez ela seja dispensável, se você utiliza o carro com pouca frequência e para deslocamentos curtos. Por outro lado, se conduz seu veículo diariamente, pode ser vantajoso manter a cobertura.

6. Instale um rastreador no seu carro

Por fim, outra dica de ouro para ajudá-lo a deixar o seguro do carro mais barato é instalar um rastreador veicular. Esse equipamento, na prática, é útil para a localização do automóvel em caso de furto ou roubo, alavancando bastante a probabilidade de recuperação do bem.

Assim, quando o veículo já está equipado com um rastreador, a lógica é que a seguradora tenha à disposição um recurso extra para aumentar a proteção do carro, o que significa que os riscos suportados pela empresa são menores. Em razão disso, o valor do seguro também tende a diminuir.

Como foi possível perceber aqui, escolher o seguro do carro mais barato exige conhecimento sobre os diferentes pontos que interferem no cálculo do valor de tal serviço. Da mesma forma, existem medidas que podem ser tomadas para minimizar os riscos a que o seu carro está sujeito e, consequentemente, reduzir o valor da contratação. As dicas listadas são bons exemplos disso! Então, coloque-as em prática e proteja o seu patrimônio fazendo economia!

Gostou das nossas dicas? Aproveite para ler e entender a fundo sobre seguros automotivos. Confira nosso post que trata dos principais tipos

Atendimento BV

Este site usa cookies e outras tecnologias semelhantes de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade, o que pode acarretar no tratamento de dados pessoais. Ao continuar navegando, você declara estar ciente dessas condições.