Você sabe o que é classe de bônus seguro auto? Veja aqui!

Veja como a classe de bônus seguro auto pode ser vantajosa e render descontos ao motorista.

Categoria: Seguro Veículos

Categoria: Seguro Veículos

No momento de renovar a proteção do seu veículo, existe uma pontuação que se baseia no histórico de sinistros da apólice. Ela é a classe de bônus seguro auto, que pode dar descontos no preço da sua renovação.

Quando você não registra nenhum sinistro durante a vigência do seguro, o custo para renovar a apólice tem um desconto. A pontuação serve de incentivo para continuar com a proteção do veículo, além de tomar outros cuidados como a direção preventiva e a manutenção em dia.

Neste texto, você vai entender como a classe de bônus do seguro auto funciona e o que você precisa fazer para garantir descontos a cada renovação. Confira!

O que é classe de bônus seguro auto?

Ao fazer o seguro para o seu veículo, você vai se deparar com o termo “classe de bônus”. É uma pontuação progressiva que serve para dar descontos toda vez que precisar renovar a sua apólice.

A classe de bônus do seguro auto funciona como um histórico de bom pagador em instituições financeiras: ao honrar seus pagamentos, sua avaliação melhora, aumentando o potencial de pagar despesas em dia.

Com uma boa avaliação, você consegue fazer empréstimos com taxas mais baixas, por exemplo. A classe de bônus do seguro auto tem a mesma proposta.

Para a seguradora, é uma vantagem ter um segurado que dirige bem e cuida bem do automóvel. É por isso que a classe de bônus beneficia quem tem um bom histórico com o seguro.

Como funciona a classe de bônus

A classe de bônus seguro auto é uma escala que vai de 0 a 10. Ela vai aumentando a cada contrato, conforme as renovações da apólice sem sinistros.

As seguradoras definem o próprio percentual de desconto para cada classe de bônus. Mas, de modo geral, a evolução dos bônus tem uma variação em torno de 5%, como exemplo:

- Classe 0: não tem desconto porque você ainda não tem um histórico de uso do seguro;

- Classe 1: 10% na primeira renovação, caso não tenha tido nenhum sinistro durante a vigência da apólice;

- Classe 2: 15%;

- Classe 3: 20%;

- Classe 4: 25%;

- Classe 5: 30%.

Existem seguradoras que podem ter mais classes e oferecer até 50% de desconto. Vale lembrar que o preço do seguro considera uma série de fatores, como o ano e modelo do carro, a idade do motorista, etc.

É importante dizer que a classe de bônus não impede o aumento do valor do seguro auto ao longo do tempo. O preço pode ser influenciado por fatores como o índice de roubos de determinado veículo ou a mudança de hábito do condutor.

Como acumular classe de bônus?

 Se atente aos prazos para não sofrer prejuízos na sua classe de bônus seguro auto.

Você viu no tópico anterior que a classe de bônus seguro auto melhora com o passar dos anos, certo? Portanto, para acumular esse bônus ao longo dos anos, é importante que você renove a sua apólice antes do vencimento e esteja conforme as cláusulas do seu tipo de seguro.

O ideal é contatar a seguradora ou seu corretor de seguros antes de vencer o seguro. Caso haja algum problema ou imprevisto, você terá tempo para evitar dois problemas: ficar sem seguro e perder a classe de bônus do seguro auto.

Portanto, fique de olho no prazo e nos hábitos para evitar sinistros. Inclusive, vamos falar sobre as situações que você pode perder a pontuação mais adiante!

Como descubro minha classe de bônus?

A forma mais prática de saber qual é a sua classe de bônus é por meio da sua apólice ou em contato com o seu corretor de seguros. Na hora de renovar, você pode conferir a escala de descontos da sua seguradora.

Quando perco a classe de bônus do seguro auto?

Algumas situações podem fazer você perder a classe de bônus e todo o período de cuidado para ter esse desconto. São elas:

Registro de sinistro

Acionar a seguradora para utilizar uma das coberturas que você contratou já compromete a classe de bônus no seguro auto. É o caso de ocorrências como furto do veículo e acidente, por exemplo.

Você perde uma classe de bônus cada vez que tiver um novo sinistro, pois cada ocorrência gera despesas para a seguradora.

A assistência 24 horas e serviços adicionais, como o de guincho, não interferem na classe de bônus do seguro auto. De qualquer forma, é importante que você verifique com a sua seguradora ou corretor de seguros quais situações influenciam a pontuação.

Atraso na renovação

A renovação do seguro deve ser feita antes do vencimento da apólice. Este é o prazo para você conseguir aumentar a sua classificação, caso não tenha registrado nenhum sinistro desde a última contratação do seguro auto.

Caso o contrato da apólice do seguro tenha acabado, você ainda consegue renovar a proteção sem precisar passar por todos os procedimentos como se fosse a primeiro apólice, desde que não precise passar por vistoria. Se perder o prazo, você tem que contratar o seguro do zero.

Mudança de categoria

Se você tem um carro de passeio e passa a usar uma moto, por exemplo, pode perder uma classe de bônus. As coberturas contratadas do seguro também podem alterar o custo e a bonificação dele também.

Quando não perco a classe de bônus do seguro auto?

Um ponto importante para essa classificação é que ela fica vinculada ao seu CPF. Com isso, mesmo nas situações abaixo você continua com a pontuação:

Trocar de veículo

Se você tem um carro e apenas troca por outro modelo e ano, o preço do seguro pode até mudar, mas não vai interferir na classe de bônus.

 

A classe de bônus seguro auto é um desconto vinculado ao segurado e não ao carro em si.

Mudar de seguradora

Você tem o direito de renovar seu seguro com outra seguradora, seja pelo atendimento, tipos de cobertura ou preço, o fato é que essa mudança não zera a sua classificação. Mas, lembre-se de consultar a nova seguradora para saber como é o percentual de desconto na escala dela.

Posso transferir a classe de bônus para outra pessoa?

A bonificação se baseia no perfil do proprietário do veículo, na forma como ele cuida do bem e como o dirige, certo? Assim, transferir a classe de bônus seguro para outra pessoa é algo mais complicado.

De modo geral, você não consegue passar sua pontuação para outra pessoa, a não ser em casos bem específicos. Isso é feito por meio do termo Transferência de Direito e Obrigações (TDO) somente para estes casos:

Entre cônjuges

Um cônjuge pode passar sua pontuação, desde que comprove o vínculo através da certidão de casamento. Além disso, é preciso provar que a outra pessoa já conduzia o veículo segurado antes.

Entre pais e filhos

Assim como acontece com a transferência entre cônjuges, é necessário comprovar o parentesco entre pai/mãe e filho por meio da certidão de nascimento. Você também vai precisar garantir que a pessoa já utilizava o veículo anteriormente.

Pessoa jurídica

A pontuação de uma conta pessoa jurídica pode ser transferida para uma pessoa física, desde que se comprove o vínculo entre o novo segurado e a empresa.

É hora de renovar seu seguro auto com a BV Corretora de Seguros

Agora que você já sabe a importância da classe de bônus do seguro auto para o seu bolso, é hora de escolher bem onde fazer a renovação.

Aqui no BV, você pode escolher entre algumas opções de seguro auto de acordo com a sua necessidade.

O Seguro Auto Completo, por exemplo, tem cobertura contra furto, roubo, incêndio, acidentes e cobertura para terceiros. Você pode receber uma indenização de até 100% do valor do veículo pela Tabela Fipe e conta com uma assistência 24 horas.

Quer saber mais sobre este tema? Confira outros conteúdos sobre seguros em nosso blog!

“Através do nosso blog você tem acesso às informações atualizadas e relevantes do mercado financeiro. No entanto, as informações aqui apresentadas têm como única intenção o caráter informativo, estando baseadas em dados de conhecimento público, não significando, portanto, quaisquer compromissos por parte do Banco BV e não constituem uma obrigação ou um dever para o leitor. O conteúdo disponibilizado é elaborado por terceiros e publicado pelo Banco BV. O Banco BV e suas empresas coligadas se eximem de qualquer responsabilidade por quaisquer prejuízos, diretos ou indiretos, que venham a decorrer da utilização deste material e de seu conteúdo. Dúvidas, sugestões e reclamações, entre em contato com o Serviço de Atendimento ao Cliente pelo telefone 0800 728 0083 ou pelo e-mail sac@bv.com.br. Deficientes Auditivos e de Fala: 0800 701 8661. Se desejar entrar em contato com a Ouvidoria, ligue para 0800 707 0083 (Deficientes Auditivos e de Fala: 0800 701 8661)”.

Atendimento BV