Quem deseja aproveitar o mercado de energia solar precisa conhecer as oportunidades de crescimento no Brasil. As expectativas para o futuro são extremamente altas com base em números dos últimos anos.
O melhor caminho, nesse caso, é avaliar cuidadosamente todos os benefícios envolvidos no processo. Assim, fica muito mais simples encaixar essa tecnologia com a realidade dos consumidores brasileiros, desde as instalações em residências até os projetos maiores em grandes empresas.
Quer saber mais? Vamos mostrar 5 motivos para investir no mercado de energia solar. Acompanhe!
Qual o panorama do mercado de energia solar?
O mercado de energia solar está em constante evolução e apresenta números muito positivos. Em 2023, teve crescimento de 33% ao alcançar 8GW instalados. De acordo com a Absolar, no Brasil, a energia solar acumula mais de R$ 33 bilhões em investimento. Isso corresponde a mais de 240 mil novos empregos na área e R$ 6,9 bilhões em tributos e encargos.
A principal vantagem para as perspectivas de crescimento é que estamos em um país com grandes volumes de irradiação solar. Como resultado, temos à disposição um desempenho alto dos sistemas fotovoltaicos conforme os fatores climáticos, e a eficiência em várias regiões é positiva por conta da captação de raios solares.
Em outubro de 2020, por exemplo, o Brasil bateu a marca de 7 GW de potência instalados em energia solar. Foram mais de 4 GW correspondentes à porcentagem de 99,9 de toda a micro e minigeração distribuída em indústrias, comércios, propriedades rurais e residências. Já em 2023, 8,3% da oferta de energia elétrica no Brasil foi gerada por energia solar e, desde 2012, acumula-se mais de 33,7GW operando.
Quais são os motivos para considerar atuar no mercado de energia solar?
Além dos números surpreendentes nos últimos anos, a energia solar é uma excelente alternativa para lidar com os momentos de crise hídrica. Diante do aumento significativo dos preços da energia, foram criadas linhas de financiamento de energia solar pelo governo com prazos mais extensos para pagar, juros baixos e negociações amigáveis na compra dos painéis solares.
Já no ano de 2023, os números também revelam um aumento de 33% na geração de energia solar. Os dados foram divulgados pela Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar)com referência a janeiro até julho deste ano. As indicações do boletim de agosto de 2023, indicam que 15,4% da matriz energética do Brasil é de fonte solar fotovoltaica.
Diante de tudo isso, trabalhar com energia solar se transforma em um verdadeiro universo de oportunidades. Mesmo em momentos de oscilações econômicas, a expectativa do mercado é que se desenvolvam grandes players em território nacional. Vale ressaltar que entre as tecnologias disponíveis para lidar com a sustentabilidade energética, essa é a que tem mais facilidade de execução e possibilidades de crescimento.
4 motivos para investir no mercado de energia solar
A energia solar começa pelo grande diferencial de ser uma fonte renovável, considerada uma das principais soluções para diversas necessidades. Isso vai desde acender uma lâmpada em um poste, gerar iluminação para uma grande empresa ou milhares de famílias ao mesmo tempo. Confira abaixo os 4 motivos para investir nesse mercado.
1. Redução de custos
Os preços dos equipamentos estão cada vez mais acessíveis. Ficou mais simples gerar altos valores de energia fotovoltaica com menos investimentos. Existe ainda um equilíbrio entre as instalações de grande porte, que são as grandes usinas solares, e a geração distribuída de sistemas instalados em telhados de casas e empresas.
As mudanças enfrentadas por esse mercado desde 2016, trouxe uma série de oportunidades de negócios. Por exemplo, os créditos gerados pelos consumidores ganharam a validade de cinco anos, diferentemente da resolução anterior, que determinava apenas três.
2. Valorização do imóvel
Gerar energia solar é um grande diferencial que valoriza tanto o imóvel quanto a empresa por trás dessa decisão quando é uma instalação corporativa. A conta de luz aqui pode reduzir até 90% e isso chama a atenção para potenciais compradores no futuro. Afinal de contas, o interessado, certamente, vai considerar a economia na conta de luz e todos os outros benefícios envolvidos.
3. Alta duração
Se uma pessoa está em dúvida sobre as vantagens de investir na instalação de um sistema fotovoltaico, ressaltar que a vida útil dos equipamentos é de 25 anos pode ser um argumento-chave na decisão. Assim, além de exigir uma manutenção simples e mínima, o projeto de energia solar tem estrutura extremamente resistente às agressões externas, como chuvas e mudanças climáticas.
4. Instalação rápida e simples
O processo de instalação da energia solar é outro ponto positivo. Após a avaliação inicial, tudo acontece com agilidade. Na prática, se trata de um sistema de instalação muito mais simples do que um ar-condicionado ou aquecedor solar.
Como é possível investir no setor de energia solar?
Para quem está em dúvida sobre como investir no setor de energia solar, saiba que existem alguns fatores que chamam a atenção. A instalação de painéis solares é uma das opções mais procuradas para ganhar dinheiro no mercado. Os profissionais precisam fazer um curso técnico e adquirir habilidades teóricas.
Projetista de energia solar também é outra forma de atuação. Esse profissional faz a conexão dos sistemas à rede (on-grid) e apresenta o projeto fotovoltaico de forma clara.
Agora você já sabe quais são os principais motivos para investir no mercado de energia solar. O grande diferencial está em entender esse setor como um todo com o objetivo de encontrar as oportunidades mais vantajosas. Só assim será possível tirar todas as dúvidas sobre o assunto e os valores dos serviços oferecidos.
Gostou das informações? Então, leia este artigo e descubra quanto custa a energia solar e outros detalhes do tema.