Veja 5 dicas para fazer uma job description de sucesso!

Criar uma job description de sucesso é importante para atrair os melhores talentos para a empresa. Veja 5 dicas para fazer!

Categoria: Parceiro Consignado

Categoria: Parceiro Consignado

Job description é, em linhas gerais, a descrição dos requisitos necessários para uma vaga de trabalho, assim como as principais atividades exercidas no cargo. Ela também deve incluir, entre outros pontos, responsabilidades que o profissional terá e os benefícios oferecidos pela empresa.

Fazer uma job description clara e completa é a garantia de atrair os melhores candidatos para as posições em aberto de uma empresa, além de reduzir o risco de contratar pessoas que não se adequam à cultura organizacional do negócio. Neste post, vamos dar 5 dicas para fazer uma job description de sucesso. Confira!

O que é uma job description?

Job description ou descrição da vaga de emprego, em tradução livre, nada mais é do que o detalhamento de uma posição de trabalho disponível em uma empresa. Ela especifica, por exemplo, quais são as atribuições do cargo, principais responsabilidades do profissional e requisitos exigidos para concorrer à vaga.

A job description contém ainda informações como se a empresa oferece benefícios flexíveis, sua área de atuação e perfil organizacional. Em alguns casos, o recrutador também coloca o salário que é oferecido para a posição e os diferenciais que aumentam as chances de quem está concorrendo à vaga.

Por que é importante fazê-la corretamente?

Acertar na hora de fazer a job description é importante por alguns motivos. Um dos principais é garantir que os candidatos interessados em concorrer à vaga são realmente os mais adequados para ocupar a posição disponível.

Além disso, ao fazer uma job description de sucesso, você otimiza o tempo dos recrutadores, que receberão, em grande parte, apenas currículos adequados à vaga que têm disponível.

Uma job description de sucesso também pode fortalecer a reputação de uma empresa, já que é uma oportunidade de mostrar para os candidatos e para o mercado os benefícios que têm disponíveis e como funciona sua cultura organizacional.

Como fazer uma boa job description?

Para fazer uma boa job description, é essencial unir objetividade com clareza. Afinal, o principal objetivo de uma descrição de vaga é atrair os candidatos mais alinhados com a posição e, também, com a cultura organizacional da empresa.

É essencial reservar um tempo para criar o perfil ideal para cada vaga, usando metodologias e contando com o apoio dos gestores dos departamentos. Confira algumas dicas para fazer uma job description de sucesso!

1. Foque no público-alvo

O primeiro passo para acertar na criação de um job description é focar no público-alvo da vaga. Nesse sentido, é importante definir quem é o candidato ideal para ocupar a posição em aberto na empresa e descrever suas principais características.

Ser objetivo na descrição do perfil desejado é essencial para só atrair pessoas que realmente têm as qualificações necessárias para exercer as atribuições exigidas pelo cargo.

2. Entenda as necessidades técnicas

Depois de definir o público-alvo da vaga e se ater a ele na descrição, o próximo passo é entender quais são as necessidades técnicas da posição.

Nesse sentido, é importante listar na job description se o candidato deve ter domínio de alguma ferramenta específica, como programas de computador, ou alguma certificação, por exemplo.

É muito importante especificar com clareza as ferramentas e conhecimentos que são indispensáveis para o exercício da função. Dessa forma, otimiza-se o recebimento de currículos pelos recrutadores.

3. Tenha clareza

Para criar uma job description de sucesso, é importante, ainda, garantir a clareza nas informações. Muitos recrutadores acreditam, de forma equivocada, que usar termos complicados ajuda a valorizar a posição. Isso não é verdade.

Colocar informações em excesso ou usar palavras difíceis na descrição da vaga pode acabar afastando bons candidatos à posição. A job description deve, sim, ser completa. No entanto, coloque no anúncio da vaga apenas aquilo que for realmente relevante para o preenchimento da posição.

4. Aponte as responsabilidades e requisitos

Uma job description de sucesso deve especificar com clareza quais são as principais responsabilidades do cargo e os requisitos para ocupá-lo. Nesse sentido, é importante ser o mais específico possível para garantir que os potenciais candidatos realmente estarão aptos para executar suas futuras funções.

Para criar uma descrição realmente completa, é importante citar, também, o que se espera em relação à produtividade e aquilo que conta como diferencial. Ou seja, o candidato não precisa ter aquelas habilidades ou características, mas se destacará no processo seletivo se contar com aqueles pontos.

5. Mostre os benefícios

Se é importante que os candidatos a uma vaga conheçam as responsabilidades e requisitos da posição, é essencial, também, que eles saibam quais são os benefícios de trabalhar na empresa.

Por isso, uma boa job description conta ainda com os benefícios oferecidos para os funcionários, diferenciais da empresa e detalhes relativos à cultura organizacional e à política de RH. É essencial que o texto da vaga seja atrativo e mostre os motivos pelos quais talentos em potencial devem concorrer à posição, como o oferecimento de um sólido plano de carreira, por exemplo.

Como uma boa job description pode otimizar a seleção?

Investir um tempo na criação de uma job description não só ajuda a atrair os melhores candidatos, como, também, pode otimizar a seleção para a vaga. Entenda:

-aumenta as chances de receber currículos que cumprem os requisitos da vaga;

-limita a seleção a candidatos que se identificam com a cultura organizacional da empresa e não pensam apenas em uma posição para ganhar dinheiro;

-evita a candidatura de pessoas fora do perfil da vaga ou que buscam um salário mais alto do que o oferecido (caso a remuneração seja citada na descrição).

Fazer uma boa job description é um passo essencial para garantir o sucesso de um processo seletivo. Isso porque uma descrição de vaga objetiva, clara e que dê a dimensão dos futuros desafios que o profissional terá caso passe na seleção aumenta as chances da contratação ser promissora para ambas as partes.

Investir tempo para criar a descrição da vaga ideal, na verdade, ajuda a otimizar o processo seletivo, funcionando como uma peneira de candidatos. Por isso, siga nossas dicas para criar uma job description completa e eficaz.

Gostou deste conteúdo sobre como fazer uma job description de sucesso? Então siga a gente em nossas redes sociais, como Facebook e LinkedIn, para conferir outros posts como este.

Atendimento BV

Este site usa cookies e outras tecnologias semelhantes de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade, o que pode acarretar no tratamento de dados pessoais. Ao continuar navegando, você declara estar ciente dessas condições.