Veja 5 dicas para ensinar sustentabilidade para crianças!

Ensinar sustentabilidade para crianças pode ser mais fácil do que imagina. Listamos 5 dicas que comprovam isso. Confira!

Categoria: Financiamento para Energia Solar , Sustentabilidade

Você certamente deve ter notado que nos últimos anos a sustentabilidade passou a ser um tema de grande preocupação entre as pessoas. Principalmente diante da necessidade de a sociedade adotar posturas mais conscientes e responsáveis em relação ao meio ambiente e ao consumo.

A tendência é que no futuro esse conceito se faça ainda mais presente em nossas vidas. Para isso, no entanto, é preciso preparar as próximas gerações para se tornarem adultos ainda mais responsáveis. Daí a importância de ensinar sustentabilidade para crianças, pois elas são o futuro do planeta.

É fundamental que as crianças entendam a importância de cuidar do meio ambiente e de se racionalizar o uso de recursos. E uma das formas mais eficientes de fazer isso é a partir do exemplo dado em casa, concorda?

Então, o que acha de dar a sua contribuição para um futuro mais sustentável? A seguir, trouxemos 5 dicas para ensinar sustentabilidade para crianças que ajudarão você a plantar a semente de um futuro melhor e mais verde. Continue a leitura e confira!

O que é sustentabilidade?

Embora esse seja um termo muito utilizado atualmente, nem todo mundo conhece o seu verdadeiro significado. Assim, de maneira mais simples, a sustentabilidade pode ser entendida como o conjunto de ações e posturas que deve ser adotado por nós e que visa melhorar a nossa relação com o meio ambiente.

Assim, por exemplo, exercemos a sustentabilidade quando nos preocupamos com a forma como os recursos naturais são explorados, quando evitamos o consumo exagerado de produtos que prejudicam o meio ambiente, o desperdício e a degradação da natureza de forma irresponsável.

Por que é tão importante ensinar esse conceito às crianças?

Os hábitos e a cultura da sociedade atual terão um grande impacto sobre a vida das pessoas no futuro.

Assim, se hábitos ruins, prejudiciais ao meio ambiente e ao bem-estar das pessoas são praticados hoje, os reflexos serão sentidos pelas gerações futuras, que poderão viver em um planeta ainda mais degradado e cidades mais poluídas. Além disso, vão consumir produtos cada vez mais industrializados — o que é algo extremamente negativo, concorda?

Por essa razão, ensinar sustentabilidade para crianças é fundamental. As crianças de hoje serão os adultos de amanhã. Assim, se desenvolverem uma consciência ambiental desde cedo, a chance de crescerem e se tornarem pessoas mais responsáveis e preocupadas com as questões ambientais é muito maior.

Educar as crianças, ensinando a elas o valor de cada recurso que a Terra oferece, a importância de se evitar o desperdício e o uso descontrolado de determinados produtos e materiais, certamente é uma grande contribuição para o planeta no futuro.

Essa é uma responsabilidade da geração atual com as gerações futuras.

Como ensinar sustentabilidade para crianças?

Embora o conceito de sustentabilidade seja um pouco complexo, isso não quer dizer que os pequenos não possam conhecê-lo e praticá-lo desde cedo. Na verdade, como veremos a seguir, com criatividade e paciência, é possível fazer da sustentabilidade algo cada dia mais presente na vida das nossas crianças.

Para comprovar isso, reunimos 5 dicas para ensinar sustentabilidade para crianças. Confira!

1. Horta em casa

Por conta da cultura e dos hábitos da sociedade atual, muitas crianças nem conhecem a origem dos alimentos que consomem em casa. Em outros casos, elas só conhecem as frutas, legumes e outros produtos naturais quando vão ao supermercado, por exemplo.

Diante dessa realidade, ter uma horta em casa pode ser uma excelente estratégia para colocar a criança em contato com o universo das plantas e da alimentação saudável. A horta é uma maneira simples e lúdica de mostrar às crianças como as plantas nascem e se desenvolvem, além de ser uma forma de valorizar os produtos naturais.

2. Coleta seletiva de lixo

Outra atividade que pode ser usada para fortalecer o senso de sustentabilidade na criança é a coleta seletiva de lixo. Essa atividade pode ser desenvolvida em forma de brincadeira, desafiando a criança a entender quais são os resíduos gerados em casa e como eles devem ser separados para o descarte correto.

Aqui, associar as cores das lixeiras aos diferentes materiais, por exemplo, pode servir de estímulo para as crianças, gerando interesse em exercitar o hábito da coleta seletiva. Além disso, o exemplo dado em casa é a melhor maneira de educar.

3. Brinquedos reciclados

Qual criança já não perdeu o interesse em um brinquedo após alguns dias de uso? Esse é um fato comum e que mostra que o consumismo pode surgir logo na infância, especialmente quando a criança não entende que esse é um comportamento ruim.

Por isso, os pais precisam ensinar os seus filhos a importância do consumo consciente, mostrando que não se deve acumular objetos, brinquedos ou qualquer outro item sem necessidade, pois isso prejudica o meio ambiente.

Aqui, o uso de brinquedos reciclados também é uma alternativa. As crianças podem ser apresentadas ao mundo da reciclagem, entendendo que reutilizar objetos é algo positivo e, mais do que isso, é algo divertido.

4. Contato direito com a natureza

Viver momentos em contato direto com a natureza, sem dúvida, pode melhorar a relação da criança com o meio ambiente. Hoje, as crianças passam muito tempo diante de dispositivos eletrônicos, perdendo o interesse em atividades ao ar livre.

Mas os pais, principalmente, podem mudar isso. Ter o hábito de passear em locais verdes, ensinar sobre as plantas e sobre os animais, além contribuir para o desenvolvimento da criança, é importante para oferecer novas experiências, gerar memórias positivas e romper com hábitos sedentários.

Por isso, faça desses momentos um hábito e torne-os divertidos e agradáveis. Assim, a criança vai se sentir bem quando em contato com a natureza e perceberá a sua importância.

5. Conteúdos didáticos

Usar ferramentas interativas e tecnológicas, sem dúvida, é outra excelente estratégia para ensinar sustentabilidade para crianças. Como sabemos, as crianças estão aprendendo a lidar com aparelhos eletrônicos e dispositivos tecnológicos cada vez mais cedo — e isso pode ser utilizado a favor da educação.

Por exemplo, você pode usar vídeos e filmes que tenham relação com o meio ambiente. Da mesma maneira, pode procurar jogos eletrônicos que abordem o tema de alguma forma. Certamente elas vão adorar! Mas lembre-se sempre de considerar a idade da criança, ok?

Por fim, não dá para negar que o futuro do nosso planeta está diretamente associado aos hábitos das atuais gerações. Por isso, ao ensinar sustentabilidade para crianças, formamos adultos mais conscientes e ecologicamente responsáveis, o que é um passo muito importante para se garantir um futuro melhor.

Que tal aprender mais sobre sustentabilidade conferindo nosso artigo sobre telhas fotovoltaicas? Esse tema tem tudo a ver!

Atendimento BV

Este site usa cookies e outras tecnologias semelhantes de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade, o que pode acarretar no tratamento de dados pessoais. Ao continuar navegando, você declara estar ciente dessas condições.