8 dicas para deixar a empresa mais sustentável

Para tornar sua empresa mais sustentável, basta seguir as recomendações que selecionamos para este conteúdo.

Categoria: Financiamento para Energia Solar , Sustentabilidade

Com as preocupações ambientais em alta, ter uma empresa sustentável permite olhar para o futuro. Ao aplicar ideias de conservação e economia visando diminuir o impacto negativo na natureza, é possível deixar uma herança às próximas gerações.

Empreendimentos de todos os portes e segmentos já conseguem reduzir a emissão de poluentes e contribuir de alguma forma com preservação de recursos naturais. É o mínimo que cada um pode fazer para compensar o uso do meio ambiente, e as empresas que se preocupam com isso podem ter um maior valor de mercado.

Neste conteúdo, selecionamos as melhores formas de tornar sua empresa mais sustentável e reduzir custos. Veja!

1. Seja transparente

A maior preocupação de uma empresa que pretende ser amiga do meio ambiente é sobre o impacto social que suas práticas podem trazer. A transparência das suas atividades com os consumidores é o primeiro passo para tornar suas ações mais confiáveis.

Quando o público compreende como funcionam os processos internos de uma instituição, ele adquire uma conexão e desenvolve empatia por ela. Essa clareza favorece a fidelização da clientela no longo prazo.

2. Elabore e aplique práticas de consumo consciente

Pratique melhorias e desenvolva novos hábitos para a empresa economizar dinheiro e não prejudicar a natureza. Isso pode ser mais simples do que você imagina. Confira as sugestões a seguir.

Energia

  • troque as lâmpadas convencionais por lâmpadas de LED, que consomem muito menos energia e iluminam com mais força;
  • retire os eletrônicos das tomadas após finalizar o expediente;
  • se possível, invista em energia limpa, como a solar, proveniente de telhas fotovoltaicas;
  • use o ar-condicionado moderadamente.

Água

  • utilize torneiras reguláveis, que fecham automaticamente, de modo diminuir o consumo de água;
  • instrua a equipe da limpeza para lavar chão e calçadas sempre com baldes de água de reuso. Será necessário investir em um sistema de captação da água da chuva, por exemplo.

3. Elimine os pontos de desperdícios

Para adotar medidas sustentáveis, verifique toda a infraestrutura da companhia a fim de detectar pontos de desperdício de recursos naturais. Locais com vazamento de água e parte elétrica ineficiente devem ser identificados e reparados rapidamente.

Outras ações ainda podem ser tomadas, como: mudar a cor das paredes para que a luz natural seja refletida com eficiência e instalar sensores de presença para evitar iluminação em ambientes com pouca circulação de funcionários.

4. Implemente a coleta seletiva

Essa é uma maneira inteligente de coletar e separar o lixo de acordo com suas características. Os que apresentam composição similar são armazenados e coletados juntos, por exemplo, plástico, papel, metal, vidro e lixo orgânico. Isso facilita o processo, pois cada tipo de resíduo tem uma destinação diferente.

Para implementar esse programa na companhia, a equipe precisa abraçar a causa. Essa é uma grande oportunidade para orientar todos os envolvidos, o que pode ser refletido no dia a dia de cada um, em suas casas e comunidades.

5. Recicle o que for possível

A reciclagem é um procedimento que transforma o lixo descartável em novos produtos ou insumos. Ao aplicar uma série de técnicas, é possível tornar esses materiais utilizáveis novamente a fim de reduzir a produção de rejeitos e o seu acúmulo no meio ambiente.

Implementar um programa de reciclagem ajuda a amenizar o volume de resíduos e o seu impacto na natureza, como a contaminação do ar, da água e do solo. Sem falar que diminui a retirada de recursos naturais que seriam destinados para a fabricação de novas mercadorias, além de colaborar com a saúde pública e gerar empregos em médio e longo prazo.

6. Siga as leis e normas ambientais

Esteja convicto que sua instituição respeita as normas e as regras ambientais que controlam a sustentabilidade, como a Lei Nacional de Resíduos Sólidos e a ISO 14001. Assim, você evita prejuízos provenientes de multas e melhora a imagem da sua marca em relação ao mercado e à sociedade.

7. Escolha fornecedores sustentáveis

Para o seu negócio ser visto como uma empresa sustentável e amiga do meio ambiente, avalie toda a cadeia de produção de ponta a ponta, desde a aquisição de matéria-prima até o momento de entregar as mercadorias aos consumidores.

Dentro dessa premissa, é preciso escolher fornecedores que também atuam de forma sustentável. Veja se eles têm certificações ambientais e se as suas demandas não podem ser supridas por empresários ou produtores próximos. Dessa forma, você incentiva a economia da região, ajudando no desenvolvimento da comunidade em que a sua companhia está inserida.

8. Treine seus colaboradores

No mundo dos negócios, existe uma realidade incontestável: independentemente da estratégia e da ideologia adotada, se elas não forem aderidas pelos líderes da empresa, a probabilidade de as mudanças não ocorrerem é alta.

Logo, a liderança deve estar convicta sobre os valores e a efetividade das práticas ecologicamente corretas. Portanto, é preciso investir em treinamentos para os que ocupam esse tipo de cargo, bem como promover discussões saudáveis sobre o tema.

Assim, esses líderes poderão instruir suas respectivas equipes para tornar a empresa sustentável. Essa é uma maneira inteligente de favorecer a governança corporativa, além de melhorar o relacionamento interno e promover uma colaboração mútua entre todos os envolvidos — beneficiando o clima organizacional.

Ao praticar as sugestões mencionadas, você certamente terá uma empresa sustentável. Adote medidas que sejam compatíveis à realidade e às finanças do seu negócio. Dessa forma, todo mundo sai ganhando com essas práticas: sua empresa, sua equipe, a sociedade e o meio ambiente. Está esperando o que para deixar sua marca mais verde?

Se você curtiu este conteúdo e quer ficar por dentro das novidades, siga nossas redes sociais — Facebook, Instagram, Twitter, LinkedIn e YouTube.

Atendimento BV