15 aplicativos essenciais para quem é autônomo

Organizar a agenda, emitir notas fiscais, controlar os gastos e recebimentos: os aplicativos para autônomos facilitam o dia a dia e elevam os seus ganhos.

Categoria: Dicas Financeiras

Categoria: Dicas Financeiras

Já pensou em otimizar o seu tempo, melhorar a sua produtividade e aumentar a sua renda? Os aplicativos para autônomos podem ajudar nesse sentido. Afinal, a tecnologia é uma grande aliada garantir o controle de toda a sua rotina de trabalho na palma da mão.

Existem apps de divulgação de serviços, comunicação com os clientes, gestão de fornecedores, controle financeiro e por aí vai. Todos eles são bastante fáceis de usar e atendem às necessidades dos profissionais liberais.

Se interessou pelo assunto e não quer mais perder dinheiro por falta de organização? Então, acompanhe este artigo e conheça os 15 principais aplicativos para autônomos!

Apps para divulgar serviços

Ninguém contratará os seus serviços se não souber que você existe, certo? As ferramentas de divulgação são essenciais para dar visibilidade ao seu trabalho, fortalecer o seu nome no mercado e, claro, atrair mais clientes.

1. Redes sociais

Facebook, Instagram e LinkedIn são excelentes canais para mostrar o que você faz. Por isso, use as mídias sociais para divulgar o seu trabalho e fechar negócios.

2. GetNinjas

Essa é uma plataforma que conecta prestadores de serviços a quem precisa deles. Por lá, tem trabalho para professor, cabeleireira, manicure, diarista, designer, pedreiro, eletricista, motorista e mais uma imensidão de atividades.

Apps para se comunicar com o cliente

Se deslocar até o consumidor envolve tempo e dinheiro e nem sempre esse contato pessoal é necessário. Dá para fazer muita coisa por meio de aplicativos de comunicação sem perder a qualidade das interações.

3. Skype

Com essa ferramenta, é possível trocar mensagens de texto, compartilhar arquivos, fazer vídeochamadas e até videoconferências. Se você lida com clientes de outras cidades, estados ou até países, o Skype é uma boa solução para humanizar o atendimento mesmo que à distância.

4. WhatsApp

Esse é o app de mensagens instantâneas mais amado do Brasil. Isso porque a comunicação por ele é rápida e fácil. Com o aplicativo, você envia fotografias, vídeos, áudios e arquivos e faz chamadas de áudio e vídeo. Essa ferramenta é fundamental para conversar com o cliente de maneira mais próxima, fortalecer o relacionamento e fidelizar.

App para gerenciar a agenda

Nada pior do que marcar um encontro com um cliente no mesmo horário que já tinha combinado com outro, não é mesmo? Se você não organizar muito bem a sua agenda, esse tipo de coisa pode — e vai! — acontecer. É por isso que você precisa de uma ferramenta que gerencia os seus compromissos.

5. Google Agenda

Essa é uma plataforma que permite a criação de uma agenda on-line. Você planeja a sua rotina de trabalho, coloca os compromissos no calendário e pode até configurar lembretes para não esquecer de nada.

Apps para gerenciar tarefas

Tão importante quanto organizar seus compromissos é planejar tudo que precisa fazer no dia. Com os apps de gerenciamento de tarefas, você registra todas as missões e acompanha a execução delas. Tudo isso serve para não perder prazos e garantir uma alta produtividade diária.

6. Trello

A função dessa ferramenta é organizar e monitorar a situação de tudo que você tem para fazer. Com ela, as tarefas são distribuídas em colunas que podem ser nomeadas como “a fazer”, “em andamento” e “finalizadas”. Ainda dá para colocar descrição da atividade, data final e anexar documentos e links. Uma verdadeira "mão na roda"!

7. Asana

Parecida com o Trello, tem a vantagem de integração com outras plataformas, como o Google Agenda, o que permite encontrar conflitos de tarefas e fazer ajustes na sua rotina. O Asana, na verdade, é mais completo porque foi desenvolvido para o gerenciamento de grandes equipes com um alto volume de tarefas. O lado bom é que um profissional autônomo também pode tirar proveito dele sem dificuldades.

Apps para controlar as horas

Não existe boa produtividade sem gestão de tempo. Os aplicativos para controlar as horas trabalhadas entram nesse contexto com o objetivo de otimizar a sua rotina.

8. Toggl

Você sabe quanto tempo gasta para fazer cada coisa no seu dia a dia? Ter noção disso é importante para organizar a sua agenda e até entender o valor do seu trabalho. O Toggl funciona como um cronômetro e marca quanto tempo você leva para fazer cada um de seus afazeres.

9. Rescue Time

A função desse app é cronometrar a duração das suas visitas em sites e aplicativos. É possível configurar até bloqueio de distrações para manter o foco. Ao verificar o contador no final do dia, você provavelmente vai se surpreender com o tempo gasto no Facebook sem fazer nada produtivo.

Apps para gerenciar clientes e fornecedores

Gerenciar muito o relacionamento com fornecedores e parceiros de negócio é fundamental para conseguir melhores preços e tornar o seu produto mais atrativo aos olhos do cliente.

10. Controle de vendas

Esse aplicativo serve para criar cadastro de clientes, registrar os produtos vendidos, criar lembretes de cobranças e emitir relatórios completos. O recurso é eficiente para controlar melhor as suas vendas e entender o comportamento de compra do consumidor.

11. ZeroPaper

É um aplicativo de controle financeiro simplificado para profissionais autônomos que também inclui opções para fazer gestão de clientes e fornecedores. Nele, é possível fazer cadastros, anexar comprovantes de pagamentos e até a geolocalização dos contatos.

Apps para pagamentos e recebimentos

Esquecer de pagar contas é um erro crucial. Além de gastos desnecessários com multas e juros, essa desorganização pode comprometer o seu score de crédito e atrapalhar o alcance de seus objetivos pessoais. É por isso que você precisa contar com apoio de apps para pagar e receber contas.

12. Cielo Mobile

O app transforma o seu celular em uma máquina para passar cartão de crédito e débito. A plataforma permite que você faça vendas a prazo e até parceladas de forma segura, sendo uma alternativa para variar os meios de pagamento e conquistar mais clientes.

13. Apps de bancos

O aplicativo do seu banco é um grande aliado para fazer pagamentos e acompanhar os recebimentos sem sair de casa. Assim, você não perde tempo em filas e monitora de perto todo dinheiro que entra e sai da sua conta.

App para controle financeiro

Controlar os recebimentos e os gastos é fundamental para a saúde financeira de qualquer empresa. No caso dos autônomos, esse cuidado é ainda mais importante porque as despesas com o trabalho podem ser facilmente confundidas com os pagamentos pessoais. Os aplicativos de controle financeiro dão uma força nessa organização.

14. GuiaBolso

Esse aplicativo centraliza suas contas bancárias e de cartão de crédito para melhorar o controle orçamentário. O app é simples de usar e tem tecnologia de inteligência artificial, que é usada com o objetivo de analisar dados e até fazer aconselhamentos personalizados para tomar melhores decisões. Por causa de parcerias com as instituições financeiras, é possível pedir até empréstimo para empresas diretamente no aplicativo.

App para emissão de notas fiscais

Os negócios mais valiosos sempre exigem a emissão de nota fiscal. Então, para alcançar as melhores oportunidades, você precisa saber como fazer isso. Nesse caso, é necessário entrar em contato com a Secretaria de Fazenda da cidade que você mora para entender como o processo funciona.

Em São Paulo, por exemplo, as notas podem ser emitidas pelo app Nota Fiscal Paulistana. Já os moradores de outras regiões têm a opção de utilizar o site da sua própria cidade ou apps que fazem a integração com os sistemas dos municípios.

15. ContaAzul

Com esse aplicativo, você emite notas fiscais com facilidade. Porém, as funções dele não se resumem a isso: a ContaAzul é uma plataforma de gestão completa e simplificada para o controle financeiro e de vendas.

Os aplicativos para autônomos facilitam a sua rotina de trabalho, garantem uma alta produtividade e, claro, ajudam a aumentar a sua renda. Entretanto, tenha em mente que não basta baixar os apps e esperar uma magia acontecer: você precisa se comprometer a utilizá-los para organizar o seu dia a dia e controlar as finanças.

Gostou das informações? Então, compartilhe este post nas suas redes sociais e divida esse conhecimento com os seus contatos!

Atendimento BV