O que é a antecipação de parcelas?

Entenda como funciona a antecipação de parcelas e saiba se essa é a melhor opção para você!

Categoria: Crédito

Categoria: Crédito

Certas pessoas pensam muito antes de fazer um empréstimo, pois têm receio sobre o pagamento das parcelas em longo prazo. Elas também não querem ficar com uma dívida por muito tempo porque sabem que não dá para prever como será o futuro. Porém, muitas pessoas também desconhecem a possibilidade de fazer a antecipação de parcelas. Essa é uma forma de diminuir o prazo do pagamento quando se tem um dinheiro extra e se busca uma tranquilidade financeira.

Mas será que é possível antecipar a parcela de qualquer modalidade de empréstimo? Como funciona? É sobre esse assunto que falamos a seguir!

O que é antecipação de parcelas

Antecipar o pagamento significa que você paga a parcela antes do prazo de vencimento estabelecido no contrato. Geralmente, isso também reduz uma parte dos juros cobrados na operação, o que se torna vantajoso para o contratante.

A antecipação de parcelas é feita com o uso do dinheiro que você conseguiu economizar ou com a portabilidade de dívidas de outra instituição. Para conseguir fazer esse adiantamento do pagamento, é importante entrar em contato com a prestadora do serviço, informar a sua intenção, solicitar um novo boleto e, claro, ter um controle sobre as finanças pessoais.

Como a antecipação de parcelas funciona

O beneficiário precisa entrar em contato com a instituição financeira para solicitar o saldo restante da dívida. A partir dessa informação, é necessário fazer uma análise se há condições de quitar o valor antecipadamente sem que isso gere problemas financeiros.

Também é importante avaliar o quanto já foi pago, quais são as taxas de juros aplicadas e o que será descontado com a antecipação das parcelas. Vale lembrar que esse é um direito do consumidor e nenhuma taxa adicional pode ser cobrada por decidir pagar as parcelas com antecedência.

Logo, para quitar o pagamento, é necessário pagar o saldo devedor das parcelas que ainda não foram quitadas. Nesse momento, você pode solicitar uma redução nos juros, pois levará menos tempo para quitar o débito. O Código de Defesa do Consumidor, inclusive, dá direito ao beneficiário de ter uma redução proporcional dos juros e encargos.

Vantagens de antecipar o pagamento

Muitas pessoas solicitam um empréstimo para adquirir um bem ou realizar um sonho e, antes do prazo previsto, conseguem ter dinheiro suficiente para quitar uma parte ou o total do pagamento. E essa antecipação das parcelas pode ser vantajosa em diferentes aspectos.

Redução dos juros

Geralmente, quanto maior é o tempo previsto para pagar um parcelamento, maior será a taxa de juros cobrada pela instituição financeira. Afinal, ela se arrisca ao fornecer o dinheiro com um longo prazo para recebê-lo de volta.

Por isso, a primeira vantagem que o beneficiário percebe ao antecipar o pagamento das parcelas é a redução dos juros. O risco desse empréstimo cai à medida que as parcelas são pagas com antecedência. Você pode optar por antecipar a última parcela ou a seguinte, dependendo do dinheiro que tem em caixa e também das condições impostas pela instituição financeira.

Facilidade para obter um novo empréstimo

Ao antecipar o pagamento das parcelas, você também indica para o mercado que é um bom pagador. Isso fica registrado como um dado positivo nas instituições financeiras, o que pode trazer mais facilidade no momento em que você precisar pegar um novo empréstimo.

Redução das despesas mensais

Outra vantagem de quitar as parcelas é que você diminui as suas dívidas mensais e tem mais dinheiro disponível para realizar os seus sonhos ou guardar para investir no futuro.

Quando vale a pena quitar antes

Vale a pena antecipar a quitação do pagamento quando você tem dinheiro suficiente e não precisa buscar outra instituição financeira para pagar o saldo devedor. Também é importante verificar se a contratada fará a redução das taxas de juros cobradas, pois isso gera a diminuição na quantia total paga pelo empréstimo.

Logo, se você conseguiu guardar dinheiro suficiente e quer diminuir as suas contas mensais, esse pode ser um bom momento de solicitar a quitação antecipada das parcelas. Assim, será possível economizar nos próximos meses e dar um passo à frente na realização dos seus sonhos.

Como se organizar para antecipar as parcelas

Ter uma organização financeira é essencial para qualquer pessoa, principalmente para quem pega empréstimo bancário e deseja antecipar o pagamento. Sendo assim, veja algumas dicas para colocar a "casa em ordem" e ter mais dinheiro no final do mês.

Tenha controle sobre o dinheiro

Use uma planilha de Excel ou um aplicativo para organizar a vida financeira e controlar todas as entradas e saídas de dinheiro. Você precisa gastar menos do que ganha e ainda separar um dinheiro para pagar o valor das parcelas. Então, não pode se descuidar nem daquele cafezinho com as amigas.

Anote tudo, desde os pequenos centavos, e acompanhe os gastos diariamente. Fique atento também às compras por impulso, pois elas vão afetar a antecipação do pagamento das parcelas. Mantenha o controle sobre as finanças e não desanime, pois essa economia será positiva no futuro.

Procure um trabalho extra

Você pode se oferecer para fazer trabalhos extras nas suas horas de folga com as habilidades que já têm. Por exemplo, se gosta de crianças, pode cuidar dos filhos das amigas ou de conhecidos enquanto os pais precisam sair e, assim, ganhar uns trocados a mais no dia.

Outra opção é se oferecer para passear com cachorros quando os donos não podem. Há muitas pessoas que já ganham dinheiro com essa atividade, e ela pode ser feita nos seus horários de folga.

Caso você tenha um carro, pode trabalhar como motorista nas horas vagas e também ganhar uma renda extra. Já existem muitos aplicativos para conectar pessoas que precisam de serviços e quem deseja trabalhar.

Corte gastos desnecessários

Diminua um pouco as suas saídas, os lanches fora de casa e as compras durante alguns meses. Assim, você conseguirá economizar mais dinheiro e antecipar o pagamento das parcelas. Lembre-se de que isso se transformará em um benefício muito maior com a redução das taxas de juros e diminuição dos gastos do mês.

Enfim, a antecipação de parcelas é uma metodologia muito utilizada por pessoas que financiam imóveis, compram carro ou pegam um empréstimo pessoal para realizar um objetivo. Com planejamento e controle, é possível buscar esse apoio financeiro e quitar o pagamento com antecedência, conseguindo a redução das taxas de juros.

Gostou das nossas dicas? Então, siga as nossas redes sociais (Facebook e Instagram) e acompanhe mais informações relacionadas ao mercado financeiro!

Atendimento BV