Corporate innovation: entenda por que é importante investir em inovação

As estratégias de corporate innovation são mais do que vantagens competitivas dos negócios. Elas são fundamentais para mantê-los ativos no mercado.

Categoria: Inovação

Categoria: Inovação

O consumidor da atualidade está cada dia mais exigente. Ele recebe serviços personalizados por delivery com apenas alguns toques no celular, se relaciona com suas marcas favoritas pelas redes sociais e troca experiências com outros consumidores. Por isso, não é nenhuma surpresa que as marcas precisem se adequar rápida e constantemente às mudanças no comportamento de seu público, certo?

Nessa hora, entender o que é corporate innovation é fundamental. No momento, as empresas em destaque no mercado carregam o compromisso direto de inovar em seus produtos e soluções. Para isso, elas também se apoiam no corporate innovation, o que mostra ainda mais sua relevância.

Então, não fique por fora desse tema importante. Confira nosso conteúdo.

O que é corporate innovation?

Em português, corporate innovation significa inovação corporativa. Trata-se da implementação de soluções totalmente novas e modernas nas empresas, podendo agregar melhorias em algo que já existe ou ser algo totalmente novo, estando no core da empresa ou não e na maioria dos casos, desenvolvidas com base na tecnologia.

Para muitos, inovar na corporação significa meramente incluir softwares e sistemas automatizados na rotina da organização. Porém, isso não é verdade. O corporate innovation pede que os gestores, líderes e os membros de suas equipes pensem fora da caixa a todo momento. Isto é, desde a criação de ideias até sua execução.

Em vista disso, fica mais fácil entender por que as empresas que desejam inovar instalam equipes em espaços compartilhados, ou de coworking, certo? Isso permite que elas se familiarizem com o processo de trabalho de startups e outros empreendimentos que já chegam ao mercado com visões voltadas aos negócios escaláveis, inovadores e diferenciados.

Um exemplo disso é a união entre a Panasonic com a Locbit na plataforma de inovação Travel & Hospitality da Plug and Play. A Plug and Play é uma aceleradora de startups, o que leva um olhar inovador aos processos de uma companhia já solidificada no mercado. Sendo assim, é inegável que até organizações estabilizadas em seus nichos devem inovar. E, para isso, é necessário criar programas que impulsionem a criatividade dos funcionários, direcionem recursos a projetos experimentais, formem parcerias externas e realmente se dediquem a encontrar o novo.

Qual é a importância para as empresas?

A cada dia, modelos de negócio novos e disruptivos surgem no mercado. Ou seja, aqueles que rompem com tradições e dão um próximo passo na hora de melhorar a experiência do consumidor. Ao longo do tempo, grandes corporações se mostraram eficientes na hora de se adaptar a essas novidades. Contudo, nem todas conseguiram aproveitar o espaço obtido na hora criar estratégias de crescimento contínuo. O motivo? Acreditar que já fazem tudo o que podem em seus segmentos.

Para entender a importância do corporate innovation, é interessante pensar na proposta dos bancos digitais e fintechs. Após a ascensão da nova economia, houve a revolução das fintechs e muitas empresas – novas ou não – viram que era preciso deixar de se concentrar em produtos para ofertar serviços, além de levar soluções customizadas com facilidade e educação aos clientes. Assim, eles entenderam que suas relações com as instituições financeiras não precisavam ser difíceis.

O que isso custou? A minimização dos retornos de muitos grandes bancos que poderiam ter realizado as mudanças trazidas pelos bancos e fintechs, antes de verem seus negócios serem impactados. Dessa maneira, o corporate innovation se mostra mais do que uma forma de ganhar espaço no mercado — é também uma obrigação para as organizações que desejam se manter ativas. Lembre: se você não faz acontecer a mudança que seu público precisa, outra empresa fará. E, nessa hora, aumentam as chances de que seu cliente migre para a concorrência.

Quais são as vantagens de implementar o corporate innovation na empresa?

Conforme dito, a inovação corporativa não é apenas uma maneira de obter vantagem competitiva. Investir nela também pode ser a atitude que separa seu negócio do grupo de organizações que ficam para trás, por não se adaptarem às mudanças do mercado. Contudo, é inegável que a prática traz diversos benefícios às empresas. Alguns deles incluem:

- processos mais ágeis, automatizados e eficientes;

- redução de falhas e retrabalhos;

-alinhamento da cultura da empresa à inovação;

-mais satisfação por parte do público;

- facilidade aumentada de levar soluções aos clientes;

- adequação às necessidades do mercado.

A conquista dessas vantagens precisa caminhar junto a uma mente aberta. Afinal, em um momento de expansão tecnológica tão grande quanto a que estamos vivendo — em que a cada minuto surgem dezenas de novas soluções —, é preciso investir em constantes estratégias.

Como as empresas falham ao implementar o corporate innovation?

Falamos bastante sobre corporações que deixaram de inovar e foram ultrapassadas pela concorrência. Porém, além delas, existem aquelas que tentaram trazer a tecnologia e diferentes novidades à companhia — mas não conseguiram. Vamos entender dois dos principais motivos que podem levar a isso? Acompanhe!

Lutar contra o corporate innovation

Quem está atento ao mercado já sabe que é impossível resistir à inovação. No entanto, existem aqueles receosos em modificar as estratégias que já funcionam há anos. Essa é uma atitude delicada, pois sem dúvidas, o mercado continuará a inovar. Desse modo, é possível que empreendimentos do mesmo core estejam realizando constantes benchmarkings para entender como superar a concorrência — incluindo sua empresa.

Sendo assim, é importante abraçar a transformação digital. Soluções como Business Intelligence (BI), Inteligência Artificial (AI) e softwares de automação são boas implementações para dar os primeiros passos. Porém, é essencial levar a inovação até o core business e à cultura da empresa.

Não buscar apoio executivo

Uma pesquisa da Innovation Leader apontou que 73% dos executivos de estratégia e P&D (Pesquisa e Desenvolvimento) acreditam que o apoio executivo é o maior facilitador da inovação. Isso porque, além da destinação de recursos, é essa equipe que pode desenvolver estratégias que se infiltram na cultura do negócio e otimizam os resultados da empresa com mais sustentabilidade. Dito isso, não deixe de buscar pelos superiores na hora de apresentar ideias que mantenham o negócio ativo.

Nós do banco BV sempre caminhamos junto à inovação corporativa. Com a chegada da nova era do sistema financeiro, sabemos que é preciso mudar. Por isso, apresentamos a parceria Distrito + BV Lab Transforma. Ela buscou aprimorar a experiência do cliente, basear a tomada de decisões da companhia em dados, automatizar e aumentar a eficiência dos processos e da comunicação interna.

Para isso, contamos com startups capazes de nos apoiar nesse desafio. Após o fechamento das inscrições, realizamos a curadoria. Em seguida, entramos em contato com as que apresentaram as melhores soluções aos desafios propostos. Desse modo, caminhamos rumo ao corporate innovation e nos comprometemos a inovar sempre em nossos processos, garantindo melhoria contínua em nossas operações internas e na entrega de soluções aos clientes.

Saiba ainda mais sobre a iniciativa e acompanhe nossa caminhada.

Atendimento BV

Este site usa cookies e outras tecnologias semelhantes de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade, o que pode acarretar no tratamento de dados pessoais. Ao continuar navegando, você declara estar ciente dessas condições.