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Publicado em

11/04/23 09:00

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Equipe BV Inspira

Community Manager: o que é e seus impactos na empresa

Você sabe o que faz o Community Manager? Com a mudança constante dos hábitos da sociedade, reflexo das inovações tecnológicas e da digitalização dos serviços, as empresas precisam atentar ao cenário digital. A chamada presença online deixou de ser um diferencial e se tornou parte integrante das atividades empresariais, tendo um impacto direto sobre os resultados.

Nesse contexto, por exemplo, ter uma presença ativa em redes sociais, dispor de uma página na internet e trabalhar o marketing digital são ações indispensáveis. Somado a isso, é fundamental interagir com usuários e clientes, ouvi-los e, mais do que isso, aproximar a marca da empresa da realidade dessas pessoas.

Pouca gente sabe, mas existe um profissional dedicado exclusivamente para esse tipo de tarefa: o Community Manager. Mas o que ele faz? Para responder a essa e outras perguntas, preparamos este artigo completo a respeito do assunto. Acompanhe!

O que é o Community Manager?

O Community Manager (CM) é o “gerente de comunidade”: profissional responsável por gerenciar as interações da empresa com os mais diferentes perfis de pessoas com as quais necessita se relacionar, seja por fatores ligados à manutenção das atividades, seja para fortalecer a marca da empresa e cativar os destinatários principais das suas entregas.

Nesse contexto, o CM tem o papel de criar, estreitar e aprimorar os vínculos existentes entre a empresa e a sua comunidade de contatos, que pode ser formada por clientes, parceiros, talentos e colaboradores, fornecedores, sócios, investidores e outros.

O que o Community Manager faz na empresa?

Na prática, o Community Manager é o profissional responsável por criar um ambiente favorável à comunicação e à troca de informações, insights e experiências. Por exemplo, em empresas que têm uma base de clientes ativos em redes sociais, o CM é um elemento estratégico para aproximar essas pessoas da marca da empresa.

O Community Manager, assim como os clientes do negócio, também se faz ativo nas mídias sociais, interagindo, ouvindo e se inteirando de tudo que acontece nesse ambiente. Em muitos casos, esse profissional atua estimulando interações, a troca de experiências e o debate, visando sempre a melhora da relação entre a empresa e a sua comunidade.

Como esse profissional está em constante contato com a comunidade, ele tem uma visão estratégica em relação às suas necessidades, seus hábitos, suas dores, suas demandas e, mais do que isso, conhece seu perfil.

Esse conhecimento é chave para promover ajustes na comunicação da empresa, sugerir mudanças em produtos e serviços, melhorar a imagem do negócio perante a comunidade e garantir que os valores da companhia estão sendo projetados de maneira positiva.

Qual é o impacto da atuação do Community Manager?

Apesar de ser um profissional ainda pouco conhecido, o Community Manager tem um papel de grande relevância no cenário empresarial. Como dito, o CM é o responsável pelo gerenciamento de uma determinada comunidade de pessoas que se relaciona com a empresa de modo online ou offline, interna ou externamente.

Nesse sentido, esse profissional contribui para a qualificação da imagem da empresa perante o mercado. Ao estabelecer a comunicação com o ambiente externo, fazendo uso de suas competências e habilidades, por exemplo, o CM aproxima o negócio de novos investidores, fornecedores e até dos concorrentes.

Internamente, o CM também pode impactar a gestão dos colaboradores, sendo um elo entre as equipes e a direção da empresa. Nesse sentido, desempenha o papel do líder, inteirando-se das demandas das equipes e da rotina de trabalho para, a partir disso, contribuir com a melhoria do clima organizacional e manter os colaboradores motivados.

Quais são os desafios vivenciados por esse profissional?

Embora o Community Manager tenha um papel estratégico dentro das empresas, sobretudo no cenário atual, alguns desafios também fazem parte da realidade desse profissional. Nesse sentido, uma das maiores dificuldades enfrentadas é conseguir tangibilizar o trabalho.

Por ser um profissional que atua a partir de interações reais, muitas vezes presenciais, é bastante difícil quantificar os resultados obtidos a partir do trabalho. Dessa forma, nem sempre é possível se basear em métricas, números e resultados quantitativos, pois o perfil das atividades do CM é basicamente relacional.

Indo além, outro grande desafio da atuação do CM está na perenidade do trabalho. Como depende do fortalecimento de vínculos, interações ricas e produtivas, os resultados costumam surgir em médio e longo prazo. Portanto, as empresas precisam estar empenhadas em construir relações mais duradouras e produtivas com sua comunidade, com foco voltado para o futuro — o que nem sempre é fácil.

Por fim, a dinâmica do mercado e da sociedade tornam o trabalho do Community Manager mais desafiador. Por isso, é fundamental que esse profissional esteja atento ao movimento do mercado, às discussões da comunidade e às tendências, para que possa antecipar cenários e se adaptar às mudanças.

Como o Community Manager atua aqui no banco BV

Assim como já acontece em outras empresas e em outros setores do mercado, nós do BV também nos beneficiamos da atuação do Community Manager em diferentes frentes. Por exemplo, esse profissional está presente na nossa área de inovação, tendo um papel decisivo e altamente estratégico na identificação de oportunidades, tendências e movimentos do mercado. O foco é conectar o ecossistema de inovação com o ambiente interno — e vice-versa —, assim como agregar melhorias aos serviços e às entregas do banco.

Aqui, o Community Manager tem atuação marcante dentro das mídias da empresa, conectando nossa marca BV à comunidade de clientes, com o objetivo de nutrir essa relação, ouvir as necessidades, demandas e dores dos usuários e converter tudo isso em melhorias, produtos e serviços que possam tornar a vida das pessoas ainda mais leve.

Por fim, o Community Manager, dentro da sua realidade, tem um papel igualmente relevante. Esse profissional é o elo que liga a organização ao mercado, aos seus clientes e parceiros, melhorando o relacionamento e potencializando a criação e o desenvolvimento de projetos que gerem reflexos positivos para todos aqueles que se relacionam com a empresa.

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