Blockchain: conheça a tecnologia e entenda as suas vantagens!

Saiba a importância do blockchain e como ele pode ajudar a desenvoltura da empresa e sua segurança.

Categoria: Inovação

Categoria: Inovação

Acompanhar a inovação e a transformação digital é uma tarefa cada vez mais difícil, não é mesmo? Mas alguns conceitos não podem ficar de fora do seu radar para se manter atualizado e saber como gerenciar melhor a sua empresa ou mesmo onde investir. Um exemplo disso é o blockchain, um termo que tem se tornado bastante popular.

Mas você sabe do que se trata e por que é tão importante conhecer mais sobre essa tecnologia? Continue a leitura deste artigo para saber mais.

O que é o blockchain?

Blockchain nada mais é do que uma corrente de blocos formados por dados e códigos gerados de forma online, criptografada e descentralizada. Esse é um avanço importante quando se fala em segurança no ambiente digital. Afinal, a tecnologia garante maior transparência para qualquer movimentação nesse mercado e, ao mesmo tempo, oferece privacidade para as partes envolvidas na transação.

Como o blockchain surgiu?

O surgimento do conceito de blockchain está conectado com as criptomoedas, o que facilita o entendimento do seu conceito. Em 2009, quando o pseudônimo do criador da Bitcoin, Satoshi Nakamoto, anunciou a criação da primeira criptomoeda, o termo se tornou mais popular. O motivo? Tudo o que envolve o setor das criptomoedas busca a descentralização, exatamente o que o blockchain oferece.

Os criadores das criptomoedas acreditam que a tecnologia e a criptografia são o caminho para uma mudança social, política e econômica na sociedade. E os dois conceitos são um exemplo de como isso pode ser realizado na prática. O controle feito por agentes externos, como órgãos fiscalizadores e instituições governamentais, não alcança o que acontece com a tecnologia de blockchain.

Por que o blockchain está em alta?

Em um momento em que as empresas buscam por mais transparência e os usuários exigem que as suas informações sejam protegidas com maior eficiência, é natural que o blockchain ganhe relevância. Com a inovação no setor financeiro, por exemplo, e a entrada de novos players no segmento, é natural que essas tecnologias inovadoras se tornem cada vez mais populares.

Quais são as vantagens atreladas ao blockchain?

Maior transparência

Para começar, a transparência é um dos principais benefícios de utilizar o blockchain. Coincidentemente, esse conceito é cada vez mais importante dentro do mercado corporativo e da indústria. Não à toa, conceitos como governança têm se tornado bastante populares. Por se tratar de um sistema descentralizado, a transparência se torna um dos pontos positivos.

Por melhor que seja o trabalho de uma empresa na prestação de contas e transparência, nada é mais eficiente do que um sistema totalmente descentralizado, como o blockchain. Com a sua estrutura de funcionamento cada par precisa validar os processos para, por exemplo, uma transação. Essa maior transparência pode ser vista como um diferencial.

Mais segurança

Outro ponto que tem se tornado muito importante para as empresas dos mais diferentes segmentos é a busca por segurança. E a tecnologia blockchain oferece níveis mais altos de proteção para dados e informações de um sistema. Como cada transação é registrada por meio da criptografia, se cria um fluxo que não pode ser quebrado.

As redes em cadeia estão conectadas a partir de cópias das transações que já foram realizadas ali. Dessa forma, sempre que alguém com más intenções tentar fazer alguma alteração em um desses blocos, todos os outros que estão conectados a ele vão rejeitar aquela alteração. Para guardar informações imutáveis, o blockchain é, portanto, uma alternativa muito segura.

Lembrando que existem fatores externos que podem colocar um sistema de blockchain em risco.

Redução de custos

A redução de custos é uma meta para qualquer negócio. Independentemente do segmento ou do tamanho de uma empresa, identificar pontos que podem ser aprimorados e ter mais recursos sobrando é sempre positivo. Com mais dinheiro disponível, é possível criar experiências e fluxos de trabalho ainda melhores e, por isso, utilizar o blockchain pode ser importante.

O custo com fornecedores para garantir a segurança das informações de uma empresa podem reduzir consideravelmente. Imagine uma empresa que trabalha com dados sensíveis, como uma fintech: é preciso armazenar aqueles dados com o máximo de segurança. O blockchain elimina fornecedores e o custo que os acompanham, além de otimizarem o processo de armazenamento das informações.

Segundo um estudo da Cointelegraph Consulting, uma empresa suíça da área de suprimentos conseguiu reduzir os seus custos entre 0,4% e 0,8%. Esses dados também se aplicam no retorno sobre o investimento (ROI), em que é esperado um aumento de até 25% até 2035 com a adoção do blockchain.

Ganho em velocidade e eficiência

Além disso, o blockchain aumenta a velocidade e a eficiência com que diferentes processos podem ser realizados dentro de uma cadeia produtiva. Como se trata de um sistema automatizado, o tempo desperdiçado com tarefas burocráticas ou com a correção de erros humanos reduz consideravelmente. Como todos os dados vão ser concentrados em um único lugar, a produtividade ao longo do dia também é um ganho importante.

Aumento da rastreabilidade

Para uma empresa que conta com inúmeros fornecedores em seu processo produtivo, a rastreabilidade é um ponto fundamental. Pensando nisso, ter um sistema em blockchain também pode contribuir para esse maior controle de toda a cadeia até que o produto chegue ao seu negócio. Roubo, falsificação e perda de mercadorias podem ser rastreados com maior precisão e eficiência.

Como o blockchain permite o monitoramento de maneira transparente, qualquer alteração é sinalizada. Dessa forma, um item que tenha sido alterado ou substituído não vai passar despercebido. Esse fluxo pode ser utilizado internamente também, oferecendo um maior controle de todos os processos internos e evitando qualquer tipo de desvio.

Como o blockchain é aplicado nos negócios?

O blockchain garante maior segurança para diferentes negócios e empresas. Um exemplo está na proteção de dados bancários, em que para descobrir apenas uma informação sobre um cliente, seria preciso invadir a metade mais um de todos os blocos que estão conectados e validando aquela cadeia de blockchain. E isso torna qualquer sistema mais transparente e seguro.

O blockchain é um importante avanço na tecnologia e pode oferecer uma série de benefícios para empresas nos mais diferentes segmentos. É mais um exemplo de como a transformação digital bancária pode contribuir não apenas para as empresas e instituições financeiras, mas também para os consumidores finais e todo o ecossistema envolvido, criando um ambiente mais prático, eficiente e seguro para todos.

Entendeu tudo o que precisa sobre blockchain? O que acha, então, de garantir que mais pessoas acompanhem esse conceito e entendam como ele pode ser muito relevante para o sucesso do seu negócio? É muito simples: compartilhe este conteúdo em suas redes sociais.

Atendimento BV

Este site usa cookies e outras tecnologias semelhantes de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade, o que pode acarretar no tratamento de dados pessoais. Ao continuar navegando, você declara estar ciente dessas condições.