BV Inspira
Conteúdos para deixar mais leve a vida
financeira de pessoas e empresas.
Como consultar FGTS inativo? Confira o passo a passo!
Quer descobrir o que é e como consultar FGTS inativo? Leia este conteúdo e confira um passo a passo para te ajudar!

Categoria: Crédito FGTS
Você sabe o que é e como consultar FGTS inativo? O Fundo de Garantia do Tempo de Serviço, mais conhecido pela sigla FGTS, é uma conta vinculada ao contrato dos trabalhadores com carteira assinada (CLT), com o objetivo de protegê-los caso saiam do emprego. O FGTS inativo é o saldo vinculado a um emprego que não é mais o atual do funcionário.
Acompanhe a leitura para descobrir o passo a passo de como você pode consultar o seu saldo e saber se você faz parte do grupo de pessoas que tem alguma quantia disponível para saque.
O que é FGTS inativo?
O FGTS inativo é uma conta vinculada a um emprego anterior do trabalhador, e que ficou com saldo parado após a pessoa ter saído da empresa sem que tenha sido demitida.
Isso porque, originalmente, o Fundo de Garantia foi criado como uma reserva financeira, e só podia ser sacado quando o funcionário era demitido sem justa causa.
Todos os meses, o empregador deposita em uma conta ativa do FGTS dos trabalhadores um valor equivalente a 8% de seu salário.
Com isso, quando o empregado decidia sair da empresa (pedir demissão), a conta parava de receber novos depósitos e o saldo acumulado ficava bloqueado numa conta inativa, e só podia ser sacado após um período de 3 anos sem trabalhar com carteira assinada.
Em 2016, o Governo Federal aprovou a Medida Provisória 763/16, que alterou esse cenário. A partir de então, passou a ser permitido que os trabalhadores retirassem dinheiro das contas inativas do FGTS sem que fosse necessário cumprir a carência de três anos exigida pela lei anteriormente.
Essa medida fez parte de uma ação do governo para reaquecer a economia, já que o trabalhador pode utilizar o dinheiro da conta inativa para diversos fins. Em 2019 e em 2020, mais uma vez foi feita a liberação de saques para os trabalhadores com contas ativas ou inativas e também os saques extraordinários do FGTS.
Por que consultar o FGTS inativo?
Aprender como consultar o FGTS inativo é importante para saber se você possui saldo disponível e qual o valor. As contas inativas do FGTS continuam recebendo juros e correção monetária no saldo, mas ficam paradas, ainda que se mantenham vinculadas ao trabalhador.
A partir da consulta, você tem a possibilidade de sacar o seu dinheiro para usá-lo da forma como preferir.
Afinal, como consultar FGTS inativo? Passo a passo!
Aprender como consultar FGTS inativo pode te ajudar a descobrir uma grana extra!
Muita gente não sabe como consultar FGTS inativo. Você faz parte desse grupo? É possível checar o saldo pessoalmente em uma agência da Caixa Econômica Federal, ou por meio de site ou aplicativo.
Confira abaixo o passo a passo para fazer a sua consulta de forma online:
Como consultar FGTS inativo pelo site
- Baixe gratuitamente o aplicativo do FGTS pela loja de aplicativos do seu celular ou tablet (App Store ou Play Store);
- Na tela inicial do app, selecione a opção de “Primeiro Acesso”, leia e aceite os termos do contrato de uso;
- Informe o número do seu PIS/PASEP/NIS/NIT e preencha o formulário com seus dados pessoais;
- Crie uma senha e clique em “Cadastrar”;
- Clique no campo de extrato/saldo para consultar o seu FGTS inativo.
Como saber se tenho conta inativa na Caixa?
Para saber como consultar o seu FGTS inativo e descobrir se você tem algum saldo em conta, acesse o site: www.caixa.gov.br/extrato-fgts ou entre em contato com a central de atendimento.
A consulta do FGTS inativo também pode ser feita pessoalmente em uma agência da Caixa Econômica Federal, portando a sua carteira de trabalho.
Como sacar o FGTS inativo?
Em 2016, com a aprovação da Medida Provisória 763/16, ficou determinado que todo trabalhador que saiu do emprego por ter pedido demissão ou por ter seu contrato de trabalho finalizado por justa causa tinha direito ao saque das contas inativas de FGTS.
Com isso, a MP acabou com a exigência de de três anos de carência para acesso ao dinheiro do saldo. Confira abaixo alguns casos que autorizam o saque do FGTS inativo:
Aposentadoria
Ao se aposentar, o trabalhador tem o direito de resgatar todos os valores de contas de FGTS vinculadas ao seu nome, sejam elas ativas ou inativas.
Ao completar 70 anos
Trabalhadores que completam essa idade têm direito a resgatar o saldo integral do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço.
Para comprar uma casa própria
É possível resgatar o saldo do FGTS de contas inativas e ativas para a compra de imóvel próprio residencial. Nesse caso, o trabalhador não pode ter outro imóvel em seu nome, e a aquisição deve ser destinada à sua própria moradia.
É necessário ter contribuído com o FGTS por pelo menos 3 anos para sacar o dinheiro para este fim.
Doenças graves
Receber o diagnóstico de doenças graves, como no caso de câncer e enfermidades em estágio terminal, permite ao trabalhador resgatar o seu FGTS ativo e inativo.
Desemprego ininterrupto de 3 anos
O trabalhador que está sem emprego registrado em carteira pelos últimos três anos também pode resgatar o valor do FGTS inativo.
Outras formas de sacar o FGTS
Existem outras maneiras de ter acesso ao fundo de garantia!
Agora que você já sabe como consultar FGTS inativo, é importante saber também que existem outras maneiras de resgatar o saldo da sua conta do Fundo de Garantia, integral ou parcialmente. Vamos explicar abaixo:
Saque-aniversário
O saque-aniversário é uma modalidade de uso do saldo do FGTS que foi criada a partir da Lei nº 13.932 de 2019. Segundo ela, os trabalhadores podem sacar parte do saldo do seu Fundo de Garantia uma vez por ano, no mês do seu aniversário.
A adesão a essa modalidade de resgate do FGTS é opcional. Sendo assim, quem escolhe não fazer o saque-aniversário permanece na sistemática padrão, ou seja, do Saque-Rescisão.
O valor do saque-aniversário é determinado com base em uma alíquota, que pode variar sobre a soma de todos os saldos das contas do FGTS do trabalhador, somada a uma parcela adicional.
Antecipação do saque-aniversário
Quem opta pela modalidade de Saque-Aniversário do FGTS tem a possibilidade de contratar um empréstimo junto às instituições financeiras habilitadas, como é o caso do Empréstimo FGTS BV, utilizando o valor anual do saque-aniversário.
No próprio aplicativo oficial do FGTS é possível simular o valor máximo de empréstimo que pode ser contratado.
Caso o trabalhador escolha pela contratação do empréstimo, a legislação determina o bloqueio do saldo da conta de FGTS no valor suficiente para que, quando aplicada a alíquota e a parcela adicional, haja disponível o equivalente à antecipação realizada.
Se você está precisando de um dinheiro extra é possível realizar a antecipação do saque-aniversário e usar o seu dinheiro como preferir, seja para aliviar as contas, sair do vermelho ou investir em um novo projeto.
E aí, gostou de aprender como consultar FGTS inativo? Então, que tal conferir mais sobre o empréstimo FGTS do BV? Acesse nosso site e avalie se faz sentido para a sua realidade!
“Através do nosso blog você tem acesso às informações atualizadas e relevantes do mercado financeiro. No entanto, as informações aqui apresentadas têm como única intenção o caráter informativo, estando baseadas em dados de conhecimento público, não significando, portanto, quaisquer compromissos por parte do Banco BV e não constituem uma obrigação ou um dever para o leitor. O conteúdo disponibilizado é elaborado por terceiros e publicado pelo Banco BV. O Banco BV e suas empresas coligadas se eximem de qualquer responsabilidade por quaisquer prejuízos, diretos ou indiretos, que venham a decorrer da utilização deste material e de seu conteúdo. Dúvidas, sugestões e reclamações, entre em contato com o Serviço de Atendimento ao Cliente pelo telefone 0800 728 0083 ou pelo e-mail sac@bv.com.br. Deficientes Auditivos e de Fala: 0800 701 8661. Se desejar entrar em contato com a Ouvidoria, ligue para 0800 707 0083 (Deficientes Auditivos e de Fala: 0800 701 8661)”.