Publicado em

30/12/25 17:41

por

Migração SWIFT para ISO 20022: entenda o que muda

Homem de terno tocando em uma interface digital holográfica de mapa-múndi com ícones de conexão global.

Com o mundo cada vez mais globalizado, as operações financeiras se tornam mais interconectadas. Nesse contexto, os sistemas de transação também estão evoluindo, de maneira que possam garantir a praticidade entre as partes envolvidas.

Recentemente, o banco BV está acompanhando uma importante atualização no sistema SWIFT, que tem se dado a partir da adoção de um novo padrão global no formato das ordens enviadas e recebidas em moeda estrangeira. Esse novo layout de mensageria, o padrão ISO 20022 (MX), tem o objetivo de modernizar e tornar as transações internacionais mais seguras e transparentes.

Neste conteúdo, explicamos os motivos pelos quais está ocorrendo a migração do sistema SWIFT para ISO 20022, o que muda para os clientes do BV que enviam e recebem ordens de pagamento e a importância dessa atualização. Continue a leitura! 

 

Primeiramente, o que é o sistema SWIFT?

A Society for Worldwide Interbank Financial Telecommunication – mais conhecida como SWIFT – é a rede global que conecta instituições financeiras com mensagens padronizadas para transferências e pagamentos transfronteiriços.

Seu formato antigo MT (ISO 15022) contava com uma estrutura mais simples e uma configuração de texto com dados limitados.  O novo padrão global, MX (ISO 20022), traz dados mais ricos e detalhados, aumentando eficiência e segurança.

 

Por que a alteração para ISO 20022 está acontecendo?

A migração da SWIFT para ISO 20022 é uma atualização massiva e global dos padrões de mensagens financeiras, substituindo os antigos formatos MT (Message Types) por um formato estruturado e unificado (MX).

Essa alteração está acontecendo para permitir dados mais detalhados para automação, compliance e integração com finanças digitais, transformando os pagamentos internacionais com mais clareza e eficiência.

A substituição acontecerá em fases e por grupos das MTs. Nesse primeiro momento, o novo padrão global será apenas para as MTs dos grupos 1 e 2. Para esclarecer, o grupo 1 está relacionado a mensagens de pagamentos ou recebimentos em moeda estrangeira de clientes, enquanto o grupo 2, por sua vez, a mensagens sobre transferências em moeda estrangeira entre instituições financeiras.

 

Como o BV está se preparando?

A partir de 15/12/2025, o banco BV passou a adotar esse novo padrão para as mensagens dos grupos 1 e 2.

Estamos acompanhando de perto cada detalhe da migração para o formato MX, a fim de que a transição seja transparente e tranquila para todos os nossos clientes.

 

O que muda para os clientes que enviam e recebem ordens de pagamentos?

Saiba o que muda com a implementação da ISO 20022.

 

Em relação às alterações da migração do sistema SWIFT para ISO 20022, as principais serão: 

 

  • Layout das mensagens, que será mais organizado e com campos específicos; 

  • Mais informações, com detalhes adicionais sobre a transação e partes envolvidas; 

  • Transparência, a partir de uma maior rastreabilidade e confiabilidade. 

 

A boa notícia é que a migração para o formato MX é, em grande parte, uma atualização técnica. Para você, cliente do banco BV que opera produtos de moeda estrangeira, a principal mudança será no layout das mensagens de ordens recebidas e/ou enviadas

 

Como fica a mensageria?

Como comentamos, o layout das mensagens terá alterações. No quadro abaixo, destacamos as principais diferenças, em relação à mensageria, entre o formato MT–ISO 15022 e ISO 20022:

 

MT (ISO 15022) MX (ISO 20022)
MT 103 Pacs.008/004/002
MT 103 STP  Pacs.008
MT 202 Pacs.009/004/002
MT 202 COV Pacs.009 COV/004/002

 

Em caso de dúvidas ou necessidade de suporte, não hesite em entrar em contato com o seu banker ou enviar um e-mail para cambio_formalizacao@bv.com.br. Nossa equipe está à disposição para esclarecer qualquer questão e auxiliar no que for preciso.

 

Por que essas mudanças são importantes?

A migração para o formato ISO 20022 é um passo importante na modernização das transações financeiras internacionais, prometendo trazer diversos benefícios, como: 

 

  • Mais eficiência no processamento; 

  • Redução de erros e fraudes; 

  • Melhor rastreabilidade das informações; 

  • Maior segurança e conformidade. 

 

Agora que você já sabe os principais detalhes a respeito da ISO 20022, que tal saber um pouco mais sobre as soluções de câmbio e comércio exterior do banco BV? Aqui, buscamos sempre seguir evoluindo para que você continue operando com confiança, simplicidade e transparência!

Esta página tem como objetivo compartilhar conteúdos sobre temas do mercado financeiro para estimular práticas conscientes relacionadas a produtos e serviços de crédito. O material publicado é meramente informativo, não constitui recomendação, orientação técnica ou garantia de resultados. Os textos são elaborados por empresa parceira. Qualquer produto ou serviço do banco BV está sujeito à análise e aprovação conforme critérios e políticas internas. O banco BV e suas empresas coligadas não se responsabilizam por prejuízos decorrentes da utilização deste conteúdo como referência para tomada de decisão e/ou outros fins. O banco BV nunca solicita senhas e não pede depósitos antecipados para liberação de crédito.

Descubra mais conteúdos