Será que compensa investir tempo e dinheiro para evitar o aumento da temperatura do planeta?

A gente acredita que sempre compensa.

Por isso, somos o primeiro banco a neutralizar 100% do CO2 poluente dos veículos que financiamos.

#LeveParaOFuturo #LeveParaAVida

Assista e saiba por que compensa:

O que são pegadas de carbono e como você pode compensar as suas emissões de CO2:

Pegada de carbono
O que é pegada de carbono?

A quantidade de carbono emitida por uma pessoa, empresa ou cidade pode ser medida e registrada. Por isso ela é representada simbolicamente como uma pegada.

Gases do efeito estufa
O que são gases do efeito estufa?

São gases poluentes que contribuem para o aumento do efeito estufa, como o dióxido de carbono (CO2), que vem da queima de combustíveis fósseis; os CFCs, que são usados em geladeiras e ar-condicionado; o ozônio, usado em solventes; entre outros gases. Todos eles ajudam a aumentar o aquecimento global.

Compensação/neutralização de CO2
O que é compensação/neutralização de CO2?

Quando uma empresa ou país investe em projetos que retiram os gases de efeito estufa da atmosfera na mesma medida em que poluem, estão compensando as suas emissões e buscando o equilíbrio entre a quantidade de gás gerado e a quantidade retirada da atmosfera.

Redução do aquecimento global
Como eu posso contribuir para a redução do aquecimento global?

Existem várias formas de pessoas físicas contribuírem: ao reduzir o uso da energia elétrica, dar preferência ao uso de etanol no seu carro, oferecer caronas, utilizar energia solar, comprar de empresas engajadas com as questões climáticas, entre outras.

Saiba como funciona a compensação de carbono para os nossos veículos:

  1. Você financia o seu carro com a gente.

  2. Durante o período do seu contrato, nós compensamos 100% das emissões de CO2 do seu veículo.

  3. Fazemos isso por meio da compra de créditos de carbono.

  4. Através de cálculos realizados com dados públicos, estimamos a proporção de CO2 que seu carro emite, sem custos adicionais.

  5. Se o seu financiamento aconteceu antes de 2021, basta acessar Minha BV na área do cliente em nosso site para aderir ao plano de compensação do seu carro.


Essa iniciativa contribui para uma economia com menos carbono e ameniza os impactos causados pelos veículos no meio ambiente.
Ilustração

Vamos repensar o uso
dos nossos meios de transporte?

O automóvel é um dos principais meios de locomoção da população, mas por conta da poluição de CO2 emitida por ele, é também um dos principais responsáveis pelas mudanças climáticas que estamos vivendo.

Você sabe
o motivo?

A queima de combustíveis dos nossos carros gera emissão de gás carbônico e lança poluentes na atmosfera, que fazem com que a temperatura da Terra suba de forma descontrolada, causando danos ao planeta e colocando em risco as gerações futuras.

Qual é
o nosso compromisso?

Nos comprometemos a neutralizar o impacto ambiental de 100% da nossa frota de veículos enquanto durar o contrato de financiamento com a gente. Com isso, garantimos que todo gás carbônico emitido pelos carros financiados com a gente seja transformado em projetos que cuidem do meio ambiente e colaborem para uma sociedade mais sustentável.

Perguntas frequentes

  • Quem são os maiores emissores de CO2?

    Existem várias fontes emissoras de CO2, entre elas podemos destacar os processos de combustão das indústrias, as queimadas, desmatamento, a geração de energia termoelétrica, o transporte que utiliza combustíveis fósseis como combustível e outros gases de efeito estufa que são emitidos pela pecuária e geração de resíduos.

  • Como posso reduzir minhas Pegadas de Carbono (CO2)?

    Consumir energia elétrica com mais consciência é um ótimo começo. Dê preferência às lâmpadas de LED. Desligue os equipamentos que não estiverem sendo utilizados, como computador, ar-condicionado, TV, e evite deixá-los no modo stand-by. Reduza o tempo dos banhos e evite a abertura desnecessária da geladeira. Reciclar lixo, reutilizar materiais, fazer compra de objetos e roupas usadas, dar carona, entre outros hábitos, também podem ajudar na redução das suas pegadas.

  • É possível compensar as Pegadas de Carbono de um carro deixando suas emissões de CO2 invisíveis ao Efeito Estufa?

    Compensar as pegadas de carbono de um carro é possível por meio da compra de créditos de carbono, como já fazemos por aqui no BV. Mas as pessoas físicas podem ajudar a reduzir essas emissões, optando por combustível renovável, como o etanol, deixando a manutenção do seu veículo em dia e outros.

  • Quais meios de transporte mais contribuem para o aquecimento global?

    Os meios de transporte movidos a combustíveis fósseis são os maiores emissores dentro desta categoria. Por exemplo: avião, navio, caminhão e etc. Já como meios de transporte de baixa emissão temos: bicicleta, carro elétrico e outros.

  • Compras on-line também produzem CO2?

    Compras on-line também produzem, já que os produtos vendidos na internet produziram CO2 durante sua fabricação e também emitem no processo de transporte até sua casa. Além disso, todo o processo de compra on-line gera pegadas, já que toda a estrutura física de servidores e data centers demanda uma quantidade significativa de energia para funcionar.

    (Fonte: https://epocanegocios.globo.com/Tecnologia/noticia/2018/05/cada-busca-que-voce-realiza-no-google-gera-emissao-de-co2.html)

  • Consumir alimentos locais ajuda a reduzir o Efeito Estufa?

    Sim, o consumo de alimentos locais diminui o trajeto do produto até o consumidor final, ou seja, gera menos emissões. Por isso recomenda-se comprar de produtores próximos à sua casa, de pequenos mercados e feiras. Ter uma pequena horta em casa também pode colaborar e evitar a emissão de gases de efeito estufa.

  • Reciclar lixo e embalagens diminui minhas Pegadas de Carbono?

    Apesar do processo da reciclagem também gerar emissões, elas são menores do que as geradas muitas vezes nos processos industriais para a fabricação de produtos e embalagens novas. Em todo caso, diminuir o consumo e reutilizar/reusar os materiais ainda é a melhor opção.

  • Comprar produtos usados ajuda a reduzir o aquecimento global?

    Sim, esse tipo de compra colabora para a redução do aquecimento global. Quando compramos objetos, roupas ou móveis usados, alongamos a vida útil desses itens e reduzimos também as emissões de CO2 durante o processo de fabricação de novos produtos.

  • Existem outras ações que o BV pratica para reduzir o aquecimento global?

    Nossa preocupação vai além das compensações dos veículos que financiamos. Somos um banco Carbono Neutro, ou seja, também compensamos as emissões das operações do banco.

Este site usa cookies e outras tecnologias semelhantes de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade, o que pode acarretar no tratamento de dados pessoais. Ao continuar navegando, você declara estar ciente dessas condições.