Política de privacidade

POLÍTICA DE PRIVACIDADE GLOBAL DO CONGLOMERADO FINANCEIRO VOTORANTIM

Esta é a política de privacidade do Conglomerado Financeiro Votorantim (definidos no presente documento como "Política" e "Conglomerado BV", respectivamente), aplicável ao Banco Votorantim S.A. e ao conjunto de empresas sob seu controle, e disponível por meio dos endereços eletrônicos www.bv.com.br, www.bancobv.com.br, além de outros canais digitais, quais sejam: Minha BV, App Cartões, App Conta Digital, Internet Banking é, E-mail Banking, APP Lite BV Corporate, Portal Assinatura de Contratos, Portal Antecipa BV, Portal MeuCarroNovo e Just Online, conjuntamente definidos como "plataformas".
Por meio das plataformas é possível acessar os serviços prestados pelo Conglomerado BV, dentre outras funcionalidades.Nesta Política, explicamos como tratamos os dados pessoais dos usuários das plataformas ("você") e/ou de terceiros, fornecidos por você ou coletados pelo Conglomerado BV.

Cada termo iniciado em letra maiúscula utilizado nesta Política é um termo definido e tem o significado a ele atribuído na Política.

A Lei nº 13.709/18, Lei Geral de Proteção de Dados ("LGPD"), é o primeiro marco regulatório abrangente sobre o tema de proteção de dados pessoais no Brasil e dispõe sobre o tratamento de dados pessoais, inclusive em meios digitais, por pessoa natural ou por pessoa jurídica de direito público ou privado, com objetivo de proteger os direitos fundamentais de liberdade e de privacidade e o livre desenvolvimento da personalidade da pessoa natural. A LGPD define como "dado pessoal" toda informação relacionada a uma pessoa natural identificada ou identificável ("Dados").

Tratamento de Dados significa quaisquer operações realizadas com Dados. Tais operações de tratamento incluem coleta, produção, recepção, classificação, utilização, acesso, reprodução, transmissão, distribuição, processamento, armazenamento, arquivamento, eliminação, avaliação ou controle da informação, modificação, comunicação, transferência, difusão ou extração de Dados ("Tratamento").

A LGPD estabelece como fundamentos da proteção de dados, além do respeito à privacidade e à inviolabilidade da intimidade, a liberdade de expressão, de informação, de comunicação e de opinião, assim como o desenvolvimento econômico e tecnológico, a inovação, a livre concorrência e a livre iniciativa.

Essa Política fala sobre o Tratamento de Dados pessoais e/ou outras informações fornecidas por você ao navegar, acessar e/ou utilizar as plataformas, bem como Dados pessoais e/ou informações coletados pelo Conglomerado BV, conforme aplicável.

Esta Política é aplicável às plataformas e regula a forma como coletamos e usamos os seus Dados. Ao acessar e utilizar as plataformas, você expressamente declara que leu, compreende e aceita o modo que realizamos a coleta, uso e compartilhamento de seus Dados e informações. Leia atentamente este documento e caso você não concorde com os termos da Política, você não deverá utilizar as plataformas.

Toda vez que houver menção aos termos "Conglomerado BV", "nós" ou "nossos", estaremos nos referindo ao conjunto de empresas do Conglomerado Financeiro Votorantim; e toda vez que houver menção aos termos "você", "seu", "sua", estaremos nos referindo ao usuário.

Entenda abaixo como o Conglomerado BV armazena, utiliza e protege seus Dados quando você utiliza as plataformas.

Índice
1. Comprometimento com a segurança dos seus Dados
2. Dados que coletamos
3. Como utilizamos os Dados
4. Do registro de atividades
5. Compartilhamento e divulgação dos Dados
6. Nossas bases legais para uso dos Dados
7. Armazenamento e exclusão dos Dados
8. Seus direitos, opções e controles
9. Segurança da Internet
10. Alterações a essa Política
11. Canais de Relacionamento

1. Comprometimento com a segurança dos seus Dados
O Conglomerado BV protege os seus Dados enquanto você navega, acessa ou utiliza as plataformas visando o uso dos serviços fornecidos pelo Conglomerado BV ("Serviços"). O Conglomerado BV está comprometido com a segurança dos seus Dados Pessoais durante todo o processo de navegação nas plataformas, utilização dos Serviços e envio de solicitação de suporte. Por isso, os seus Dados serão mantidos em sigilo e não serão compartilhados ou divulgados a terceiros, salvo nas hipóteses expressamente estabelecidas nesta Política e em aderência à legislação e/ou regulamentação vigente.

2. Dados que coletamos
você, ao utilizar as plataformas, concorda expressamente em fornecer apenas Dados verdadeiros, atuais, completos e precisos e em não alterar a sua identidade no acesso e na utilização das plataformas e/ou dos Serviços. você será o único responsável pelas informações falsas, excessivas, incorretas, incompletas, ou imprecisas que nos fornecer e pelos danos, diretos ou indiretos, que isso cause ao Conglomerado BV ou a terceiros.

Os Dados são coletados nas seguintes hipóteses: (i) quando inseridos ou submetidos voluntariamente por você no acesso e uso dos Serviços, sejam eles digitais ou físicos; (ii) por intermédio da coleta automática de informações de navegação, conforme definidos abaixo, o que inclui, mas não se limita a: criação de conta de acesso, navegação, participação em ofertas e programas, contratação de Serviços e/ou produtos e visitas realizadas; e/ou (iii) quando fornecidos por outros titulares sobre você ou por você sobre outros titulares. Também coletamos dados pessoais fornecidos por parceiros estratégicos e prestadores de serviços (exemplos: bureaus de crédito, assessoria de cobrança e Fintechs) unicamente nos termos desta Política e de acordo com as leis e regulamentos relativos à proteção de dados pessoais.

O Conglomerado BV somente recebe ou coleta os seguintes tipos de informações relacionadas a você: (1) informações de navegação; (2) informações de cadastro; (3) informações financeiras, conforme descrito nesta Política.

Não coletamos ou conscientemente solicitamos Dados de menores de 18 anos. Usuários menores de 18 anos não devem tentar se registrar para ter acesso aos Serviços ou nos enviar qualquer Informação. Se tomarmos conhecimento de que coletamos Informações de um indivíduo menor de 18 anos em nossas plataformas, cancelaremos a conta criada nas plataformas.

2.1 Informações de navegação.
Podemos coletar as seguintes informações durante o acesso às plataformas, mesmo que você não esteja cadastrado ou logado:
• seu endereço IP;
• sistema operacional do seu dispositivo;
• navegador do seu dispositivo;
• serviços acessados;
• interações realizadas;
• dados técnicos, como informações de URL;
• dados de cookies;
• os tipos de dispositivos que você está usando para acessar ou se conectar às plataformas;
• atributos do dispositivo;
• informações que permitem a gestão dos direitos autorais digitais;
• geolocalização.

2.2 Informações de cadastro.
Podemos coletar dados pessoais durante o uso ou cadastro das plataformas tais como:
• nome;
• número do CPF;
• número do RG ou documento equivalente;
• gênero;
• e-mail;
• número do telefone fixo ou celular;
• endereço residencial ou profissional;
• data do nascimento;
• idade;
• nome de usuário;
• profissão;
• renda e patrimônio;
• estado civil;
• nacionalidade;
• local de nascimento;
• nome dos pais;
• nome do cônjuge;
• número do CPF do cônjuge;
• senha;
• código postal;
• país;
• Dados biométricos;
• Domicílio Fiscal (FATCA / CRS);
• Condição de exposição política (pessoa politicamente exposta);
• sócio de empresa.

Caso você utilize uma conta em rede social (como o Facebook, LinkedIn e Google) para criar o seu cadastro no Conglomerado BV, coletaremos os dados indicados no momento da vinculação da conta da rede social. Os Dados padrão coletados são os indicados abaixo, mas podemos coletar outros dados, que serão informados no momento da coleta:
• telefone;
• e-mail.

2.3 Informações financeiras.
Para prestar os Serviços oferecidos nas plataformas, nós podemos coletar os seguintes dados financeiros:
• número do banco ou instituição de pagamento;
• número da conta (corrente, poupança ou de pagamento);
• extratos;
• saldos;
• dados de Empréstimos;
• investimentos;
• pagamentos;
• cobranças;
• score.

As listagens de dados acima poderão eventualmente sofrer atualizações não se limitando a estas categorias, as quais serão refletidas nessa política.

3. Como utilizamos os Dados
Utilizamos os seus Dados para as seguintes finalidades:
• aperfeiçoar o uso e experiência em nossos serviços;
• efetuar estatísticas, estudos, pesquisas e levantamentos pertinentes às atividades e comportamento no uso dos serviços, realizando tais operações de forma anonimizada;
• resguardar direitos e obrigações relacionados ao uso dos serviços, inclusive em medidas judiciais e administrativas;
• colaborar e/ou cumprir ordem judicial ou requisição por autoridade administrativa;
• mostrar a você publicidade, nas plataformas ou em sites de terceiros;
• recomendar para você serviços ou funcionalidades das plataformas, inclusive serviços terceiros, que possam te interessar;
• identificar e autenticar você;
• manter seu cadastro atualizado para contato por telefone, correio eletrônico, sms, mala direta ou outros meios de comunicação;
• atender adequadamente as suas solicitações e dúvidas;
• informar sobre produtos pré-aprovados, novidades, funcionalidades, conteúdos, notícias e demais eventos relevantes para a manutenção do relacionamento com você;
• realizar a cobrança de valores devidos em contraprestação pelo uso das plataformas;
• enviar mensagens com informações sobre produtos ou Serviços que possam ser do seu interesse;
• gerar conhecimento, inovar e/ou desenvolver novos produtos;
• enviar pesquisa de satisfação dos nossos atendimentos para promover melhorias para atendê-lo;
• promover os serviços e produtos do conglomerado e de parceiros;
• compartilhar e ceder os dados coletados para parceiros de negócio, unicamente para a finalidade específica de evitar ocorrência de fraude e riscos associados;
• oferecer os serviços das plataformas;
• recomendar a você serviços ou funcionalidades das plataformas, inclusive serviços terceiros, que possam te interessar;
• analisar o crédito e evitar ocorrência de fraudes;
• analisar o score de crédito;
• analisar as transações financeiras para prevenção à lavagem de dinheiro.

4. Do registro de atividades
Podemos registrar as atividades realizadas por você nos serviços, criando, quando possível e aplicável, logs (registros de atividades efetuadas nos sites, aplicativos e Serviços) que conterão: o endereço IP do dispositivo utilizado por você, acesso e ações realizadas no Serviço disponibilizado, data e hora de cada ação realizada e informações sobre o dispositivo utilizado por você, como a versão de sistema operacional, o navegador, e geolocalização.

Podemos utilizar certas tecnologias de monitoramento das atividades realizadas nas plataformas, tais como:

Cookies. São arquivos de dados que podem ser salvos em um dispositivo de acesso do usuário, quando ele utiliza as plataformas e que ajudam a melhorar a sua experiência em nossas plataformas. Os cookies podem ser utilizados para diversos propósitos, entre eles, lembrar de você e de suas preferências e rastrear suas visitas e atividades relacionadas às plataformas. As plataformas também podem utilizar objetos armazenados localmente para fornecer determinado conteúdo, tais como vídeo sob demanda, videoclipes ou animação.

Caso você utilize um de nossos serviços, podemos coletar seus dados de navegação. Isso inclui o uso de cookies, que são arquivos de internet, geralmente em formato de texto, que armazenam temporariamente suas preferências e seus hábitos de navegação. Por meio deles, podemos personalizar sua experiência por aqui. Mas fique tranquilo, você pode habilitá-los ou desabilitá-los em seu navegador a qualquer momento, sempre que quiser. Lembre-se apenas de que ao desabilitá-los, algumas funcionalidades do site poderão ser comprometidas.

Web beacon. Web beacon é uma técnica que permite mapear quem está visitando uma determinada página da web, identificando o seu comportamento com diferentes sites ou servidores da web.

Ferramentas de analytics. Essas ferramentas podem coletar informações como a forma como você visita as plataformas, quais páginas visita e quando as visitas, outros sites que foram visitados antes, entre outras.

Todas as nossas tecnologias respeitarão os termos desta Política, da legislação e regulamentação vigente e as suas opções referentes ao tratamento dos Dados.

5. Compartilhamento e divulgação dos Dados
A nossa base de Dados é de nossa propriedade e responsabilidade, sendo que seu uso, acesso e compartilhamento, quando necessário, será realizado dentro dos limites legais e regulamentares e propósitos de nossos negócios.
Sendo assim, seguem abaixo alguns exemplos de situações que podemos compartilhar e divulgar seus Dados de acordo com as finalidades previstas na regulamentação atual:

Terceiro Tipo de Dado Compartilhado Finalidade do Compartilhamento
Outras empresas do mesmo grupo econômico • Dados de Cadastro
• Dados de Navegação
Contratação de produtos e Serviços

Envio de informações para relatórios gerenciais
Parceiros de negócios, como, Fintechs • Dados de Cadastro
• Dados de Navegação
• Dados financeiros
Envio de informações para relatórios gerenciais

Oferecer novas ofertas de produtos e Serviços

Consulta e realização de operações bancárias
Correspondente bancário • Dados de Cadastro
• Dados de Navegação
• Dados financeiros
Oferecer novas ofertas de produtos e Serviços

Contratação de produtos e Serviços

Abertura de contas bancárias
Prestadores de serviços do BV, tais como:
Atendimento aos clientes
Assessoria de Cobrança
Impressão de faturas e outros documentos
Processamento de cartão de crédito

Campanhas de publicidade
TI - softwares, datacenter ou computação e nuvem
• Dados de Cadastro
• Dados de Navegação
• Dados financeiros
Atender adequadamente as suas solicitações e dúvidas;

Realizar a cobrança de valores devidos em contraprestação pelo uso das plataformas;

Oferecer novas ofertas de produtos e Serviços

Contratação de produtos e Serviços
Agências de crédito, bureau de crédito, bureau de dados e outras agências de dados, bem como acesso ao Sistema de Informações de Crédito do Banco Central do Brasil - SCR • Dados de Cadastro Autenticação do usuário

Verificação da veracidade das informações do usuário e dos documentos fornecidos;

Análise de know your client (KYC) e medidas contra a lavagem de dinheiro e antiterrorismo Análise de crédito;

Análise de risco e prevenção à fraude;

Decisão a respeito de pedido e/ou proposta para contratação de quaisquer Serviços;

Enriquecimento das informações do usuário para a análise de perfil;

Análise de renda;

Envio de campanhas publicitárias e ofertas de Serviços

Realização de marketing online;
Autoridades judiciais, policiais ou governamentais ou outros terceiros com quem nós sejamos obrigados por lei, norma regulatória ou ordem judicial a compartilhar os Dados, (Exemplo: BACEN) • Dados de Cadastro
• Dados de Navegação
• Dados financeiros
Realização de pagamentos, transferências bancárias e bloqueios judiciais

Consulta de informações relacionadas com processos regulatórios e áreas de controle

Atendimento a demandas regulatórias, como inspeções e consultas oficiadas

Geração de Indicadores e relatórios regulatórios
Em caso de venda ou transferência de parte ou da totalidade do negócio, da operação ou dos Serviços prestados por nós a um terceiro, nos reservamos o direito de divulgar seus dados pessoais ao potencial comprador antes ou depois da venda. Caso a venda não seja realizada, solicitaremos ao potencial comprador que não faça uso e não divulgue seus dados pessoais de qualquer maneira ou forma e que as apague por completo.
Exemplo cessão de carteira de crédito
• Dados de Cadastro
• Dados financeiros
Envio de informações de contrato

Você fica ciente, desde já, que a análise de risco de crédito será feita também por agências de crédito, bureau de crédito e outras agências que detenham capacidade técnica para a avaliação do risco de crédito e que a pontuação de crédito (credit scoring) atribuída ao usuário por referidas agências levará em consideração diversos dados previamente mantidos na base de dados e escolhidos à exclusivo critério dessas agências, de modo que o Conglomerado BV não tem qualquer responsabilidade ou ingerência sobre os critérios adotados pelas agências para fins de atribuição de pontuação de crédito.

As plataformas também podem redirecioná-lo para site(s) ou aplicativo(s) de terceiros. Depois que você for redirecionado, as práticas de privacidade serão regidas pela política de privacidade e pelos termos de uso dos respectivos terceiros. Não nos responsabilizamos pelas práticas e conteúdo de privacidade de terceiros. Leia atentamente as políticas de privacidade aplicáveis aos terceiros para entender como eles coletam e processam seus Dados.

6. Nossas bases legais para uso dos Dados
O Conglomerado BV realiza o tratamento de seus Dados de acordo com as bases legais previstas na LGPD, tais como: (i) para o devido cumprimento das obrigações legais e regulatórias; (ii) para o exercício regular de direitos; (iii) com o objetivo de proteção do crédito; (iv) para a execução dos contratos firmados; (v) para atender aos interesses legítimos do Conglomerado BV ou de terceiros, dentre outras justificativas expressamente permitidas por leis e regulamentos relativos à proteção de dados pessoais. Ainda, pode ser preciso a coleta de seu consentimento para possibilitar o Tratamento para finalidades específicas e, neste caso, o uso dos seus Dados estará condicionado à sua manifestação livre, informada e inequívoca.

Listamos a seguir casos de tratamento dos Dados, de forma meramente exemplificativa e não exaustiva, com a aplicação de algumas bases legais, conforme registrado em nosso registro das operações de tratamento de dados pessoais, nos termos da LGPD, sendo certo que outras bases legais não aqui mencionadas poderão ser aplicáveis:

Dados de Cadastro
Uso/Compartilhamento Base Legal
Contratação de produtos e Serviços (iv) Execução de Contrato
Oferecer novas ofertas de produtos e Serviços aos nossos clientes (v) Legítimo Interesse
Geração de Indicadores e Relatórios Regulatórios (i) Obrigação Legal
Dados de Navegação
Uso/Compartilhamento Base Legal
Oferecer novas ofertas de produtos e Serviços aos nossos clientes (v) Legítimo Interesse
Dados Bancários
Uso/Compartilhamento Base Legal
Realização de Pagamentos e Transferências Bancárias (iv) Execução de Contrato

7. Armazenamento e exclusão dos Dados
Os Dados são armazenados em ambiente seguro e controlado, por prazo estabelecido legal e/ou regulatoriamente, sendo que para fins de auditoria, preservação de direitos, ou se tivermos alguma outra razão legítima para mantê-los, podemos armazenar os Dados pelo período mínimo de 5 (cinco) anos contados a partir do momento que os dados são armazenados, podendo ser estendido por prazo maior nas hipóteses em que a lei e/ou norma regulatória assim estabelecerem ou para preservação de direitos. Contudo, podemos excluí-lo definitivamente segundo a nossa exclusiva conveniência em prazo menor.
Os Dados podem ser armazenados em nossos servidores próprios ou de terceiro contratado para esse fim, sejam eles alocados no Brasil ou no exterior, de acordo com os critérios da legislação aplicável, podendo ainda serem armazenados por meios de tecnologia de cloud computing e/ou outras tecnologias que surjam futuramente, visando sempre a melhoria e aperfeiçoamento de nossos Serviços.

8. Seus direitos, opções e controles
Nos termos das leis e regulamentos relativos à proteção de dados pessoais, incluindo, mas não se limitando a LGPD, você possui direitos e garantias em relação aos seus Dados. Nós disponibilizamos mecanismos, detalhados abaixo, para que você tenha clareza e transparência no exercício de seus direitos. Sempre que precisar, nossa equipe estará pronta para atender suas solicitações. você poderá obter mais informações sobre a LGPD e o exercício de seus direitos e garantias, dentre outras informações relevantes relacionadas aos seus Dados, mediante acesso ao site bv.com.br/portaldetransparencia.

Confirme e acesse seus Dados: você poderá requisitar detalhes e/ou cópia dos Dados a seu respeito guardados por nós, pelo site bv.com.br/portaldetransparencia ou pelo endereço privacidados@bv.com.br.

Altere ou corrija seus Dados: Caso queira alterar ou corrigir seus Dados pelo site bv.com.br/portaldetransparencia.

Caso deseje, você pode revogar consentimentos, eliminar, bloquear, pedir a anonimização ou a portabilidade de seus Dados: você poderá (i) revogar o seu consentimento, sempre que o tratamento de Dados se basear em consentimento, nos termos da LGPD ou (ii) solicitar a exclusão de seus Dados, a qualquer momento, nos termos legais. A revogação do consentimento implicará a impossibilidade de você utilizar as plataformas e os Serviços, bem como a interrupção da utilização de seus Dados, exceto (i) os dados anonimizados; e (ii) os Dados necessários ao Conglomerado BV e/ou a terceiros envolvidos na prestação dos Serviços para fins de defesa judicial, arbitral ou administrativa, bem como para cumprimento de obrigações legais e/ou regulatórias. Quanto ao exercício do direito à portabilidade de seus Dados, você poderá realizar o requerimento pelo site bv.com.br/portaldetransparencia ou pelo endereço privacidados@bv.com.br.

Armazenamos o seu histórico: você poderá entrar em contato com o Conglomerado BV assim como nós estamos autorizados a entrar em contato com você, para que você possa acessar certas funcionalidades de nossos Serviços, tirar dúvidas das plataformas, fazer reclamações ou sugestões, por meio do e-mail, telefone ou das plataformas. As conversas serão armazenadas por nós e poderemos utilizar seu conteúdo como meio de prova em juízo, para prestação de nossos Serviços, ou nas demais hipóteses previstas em lei.

Decisões automatizadas: A tomada de decisão automatizada ocorre quando um sistema eletrônico, valendo-se de Dados, toma uma decisão sem intervenção humana que lhe afete de alguma forma. Parte dos nossos processos utilizam mecanismos de decisões automatizadas e, por isso, garantimos o e exercício de seu direito de revisão de eventuais decisões tomadas unicamente com base em tratamentos automatizados, nos termos da lei.

9. Segurança da Internet
Destacamos que a transmissão de Dados pela internet não é completamente segura por diversos fatores, incluindo fatores de rede e de operação, e o Conglomerado BV não tem como garantir a completa segurança dos dados transmitidos por você a eles. Apesar de fazermos o nosso melhor para proteger os seus Dados, nós não podemos garantir a segurança dos dados transmitidos para nossas plataformas. Qualquer transmissão é de sua exclusiva responsabilidade, e ao concordar com esta Política, reconhece e assume essa responsabilidade.

Uma vez recebidos Dados pelas plataformas, nós nos comprometemos a assegurar que tais Dados estarão seguros. Para prevenir o acesso ou divulgação não autorizada dos Dados, nós implementamos procedimentos físicos, eletrônicos e administrativos adequados para assegurar e proteger os Dados que coletamos.

10. Alterações a essa Política
O Conglomerado BV poderá alterar o conteúdo desta Política a seu exclusivo critério e a qualquer tempo, sendo certo que a versão atualizada estará disponível nas plataformas.

Essas alterações também serão divulgadas no site das plataformas e poderão ser enviadas para seu e-mail. você poderá verificar a versão atualizada desta Política toda vez que visitar as plataformas.

Se as alterações nesta Política implicarem em mudanças nas práticas de tratamento de dados pessoais que dependam do seu consentimento (veja o item 9 acima), você precisará consentir com os novos termos após a alteração, para que possa continuar utilizando as plataformas e recebendo os Serviços.

11. Canais de Relacionamento
Segundo a LGPD, o Conglomerado BV é considerado o "Controlador" dos seus Dados. Se após a leitura desta Política você ainda tiver qualquer dúvida, sobre assuntos envolvendo os seus Dados, você pode falar com a gente pelos canais abaixo:
(i) E-mail privacidados@bv.com.br
(ii) Central de Atendimento Financiamento, Crédito Pessoal, Consignado e demais produtos 3003-1616 capitais e demais regiões metropolitanas ou 0800 701 8600 demais localidades e SAC Financeira 0800 770 3335 Central de Atendimento Cartões e Banco Digital 3003-7728 (capitais e regiões metropolitanas) e 0800 777 2828 (demais localidades) e SAC Cartões 0800 772 8028
(iii) Chat online (acessível pelo link http://www.bv.com.br/site/atendimento); e
(iv) Formulário disponível na página de atendimento (acessível pelo link http://www.bv.com.br/site/atendimento).

Atendimento BV