Desemprego, Relatórios
Publicado em:
por
Equipe BV Economia
Por dentro do mercado de trabalho: A taxa de desemprego surpreendeu positivamente caindo para 6.6%
09:13:55 - São Paulo, 29 de maio de 2025
- Em abril o desemprego surpreendeu positivamente caindo para 6.6% enquanto a expectativa do Banco BV era de 6.9%;
- Analisando os dados dessazonalizados, o desemprego diminuiu de 6.4% para 6.2% no período;
- Ainda em termos dessazonalizados, a população ocupada está 9.3% acima dos níveis registrados antes da crise (Fev/20). Repetindo o mesmo exercício com o desemprego, o índice está 5.4 pontos percentuais abaixo do valor pré-crise;
- Finalmente, entre os tipos de ocupação o número de postos de trabalho formal avançou 0.6% em abril, enquanto os postos de trabalho informais aumentaram em 1.3% e no setor público houve crescimento de 0.6%.
A primeira análise a ser feita é a comparação entre os dados de desemprego e os dados de desemprego livres de sazonalidade, também conhecidos como dados sazonalmente ajustados (SA). Sazonalidade são padrões que se repetem em uma determinada parte do ano, como por exemplo índustrias que todos os anos aumentam sua produção temporariamente para suprir a demanda em algum período, ou setores de serviços que aumentam o número de funcionários para atender as festividades do final de ano. Todos esses comportamentos que se repetem acabam por gerar "ruído" no dado e dificultam sua análise, por isso geralmente são usados métodos estatísticos que nos permitem analisar os dados sem a interferência desses fatores.


Historicamente a taxa de participação é um valor estável ao redor de 61%, porém como pode ser verificado no gráfico anterior, durante a crise de 2020 essa taxa teve uma queda abrupta. Por definição, uma taxa de participação menor significa uma força de trabalho menor, consequentemente, um nível de desemprego menor. O exercício abaixo compara a taxa de desemprego oficial contra um índice que simula qual seria o desemprego se a taxa de participação se mantivesse na média anterior a março de 2020, ou seja, se as pessoas que deixaram de procurar emprego durante a crise fossem computadas como desempregadas.
Abertura Regional



