O que é seguro garantia e como funciona? Aprenda!

O Seguro Garantia é uma forma de assegurar diversos tipos de negociações e obrigações entre partes envolvidas. Saiba mais!

Categoria: Seguro Você

Categoria: Seguro Você

Seguro é um assunto importante, e é do interesse de todos. E é nesse contexto que muitas pessoas e empresas podem ter dúvidas a respeito do que é e como funciona o Seguro Garantia, considerado fundamental quando o objetivo é assegurar as obrigações assumidas por uma determinada empresa perante um terceiro.

O Seguro Garantia atua com o intuito de honrar obrigações contratuais. Essas obrigações englobam o setor judicial e também a administração pública e privada, além dos contratos usuais entre entes privados.

Para uma melhor compreensão sobre o que ele é e como funciona, vale ter em mente que o Seguro Garantia se apresenta por meio de diversas modalidades, atendendo a todas as mais diversas situações possíveis. Saiba mais detalhes acerca desse produto que vem crescendo e amadurecendo a cada ano no mercado brasileiro, acompanhando esse conteúdo especial que preparamos para você e conversando com o time da BV Corretora!

O que é seguro garantia?

O Seguro Garantia é aquele seguro com o propósito de garantir o cumprimento das obrigações do tomador (empresa cliente do BV) em relação ao segurado (cliente do tomador). Ele pode ser contratado por qualquer empresa que busca uma caução para assinar um contrato, participar de uma licitação ou mesmo garantir um processo judicial, por exemplo.

Vale salientar que esse seguro pode ser usado em diversas modalidades de negócios, incluindo garantias contratuais, processos judiciais, licitações e concorrências, concessões, adiantamento de pagamentos, apenas para citar algumas das mais conhecidas.

Como funciona o seguro garantia?

O Seguro Garantia, como o próprio nome já indica, funciona como uma forma de garantir o cumprimento de obrigações contratuais. Isso vale no âmbito judicial, administrativo e privado, trazendo diversos benefícios, como segurança e tranquilidade para as partes envolvidas.

Sendo assim, é possível afirmar que o Seguro Garantia atua como uma ferramenta garantidora em contratos e licitações, processos judiciais, etc. fornecendo proteção contra descumprimento das obrigações estabelecidas em tais documentos.

Para uma melhor compreensão do seu funcionamento, é importante saber que o Seguro Garantia conta com três partes envolvidas: o tomador, o segurado e a seguradora.

O tomador tem a função de cumprir a obrigação de contrato. É o cliente do banco BV que será atendido através da BV Corretora. É a parte contratante que busca o seguro garantia para assegurar o cumprimento de suas obrigações contratuais. 

O segurado, por sua vez, é a parte beneficiada pela apólice, assegurando-se de que as obrigações contratuais do tomador serão cumpridas. Por fim, a seguradora é entidade que fornece a garantia, comprometendo-se em cobrir os eventuais prejuízos comprovados em caso de descumprimento contratual.

Algumas vantagens do seguro garantia

O Seguro Garantia apresenta uma série de benefícios para as partes envolvidas. Entre os principais é válido destacar:

Não prejudica a saúde financeira da empresa

O Seguro Garantia não afeta a linha de crédito bancário da empresa (tomador). Isso é importante para assegurar a saúde financeira da organização. Devido a essa boa relação de custo-benefício, ele vem se tornando um elemento fundamental na gestão de um negócio.

Acessibilidade e versatilidade

O Seguro Garantia é interessante para todas as partes envolvidas em uma negociação, garantindo para elas mais segurança de ter a obrigação principal adimplida, com os clausulados cada vez mais completos e adequados à cada tipo de obrigação contratual.

Custo x benefício

O seguro garantia é, geralmente, mais acessível do que os outros instrumentos caucionadores conhecidos. Em média, esse pagamento, chamado de prêmio, representa apenas um terço do custo dos demais instrumentos de garantia.

Conheça mais sobre o seguro garantia

Diante de todos os benefícios, ficou curioso em saber como conseguir um Seguro Garantia? Saiba que o BV já oferece esse tipo de seguro para os seus parceiros do canal atacado.

Caso você queira se aprofundar mais no assunto e saber qual a melhor proposta para o seu perfil, entre em contato pelo e-mail segurogarantia@bv.com.br ou mesmo com o seu Banker.

"Através do nosso blog você tem acesso às informações atualizadas e relevantes do mercado financeiro. No entanto, as informações aqui apresentadas têm como única intenção o caráter informativo, estando baseadas em dados de conhecimento público, não significando, portanto, quaisquer compromissos por parte do banco BV e não constituem uma obrigação ou um dever para o leitor. O conteúdo disponibilizado é elaborado por terceiros e publicado pelo banco BV. O banco BV e suas empresas coligadas se eximem de qualquer responsabilidade por quaisquer prejuízos, diretos ou indiretos, que venham a decorrer da utilização deste material e de seu conteúdo. Se preferir, ligue para a gente. Dúvidas, sugestões e reclamações sobre produtos e serviços,  24 horas, 7 dias por semana, entre em contato com o Serviço de Atendimento ao Consumidor pelo telefone 0800 772 8028 ou pelo e-mail sac@bv.com.br. Caso queira contatar nossa Ouvidoria, ligue para 0800 707 0083, de 2ª a 6ª feira, das 9h às 18hs, exceto feriados nacionais. Pessoas com deficiência Auditiva e de Fala liguem 0800 771 0755, com atendimento disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana. Se desejar entrar em contato com a Ouvidoria, ligue para 0800 701 8861, disponível de segunda à sexta-feira, das 9h às 18hs, exceto feriados nacionais. Para falar sobre Empréstimos e Financiamentos ligue para nosso Serviço de Atendimento ao Consumidor pelo telefone 0800 770 3335, disponível  24 horas, 7 dias por semana. Cartões: 0800 772 8028 ou para ligações exteriores: 55 11 5541 5000 (sujeita à cobrança)."

Atendimento BV