O mercado de automóveis em retomada: veja as tendências futuras

Deseja saber a situação do mercado de automóveis e as projeções para esse setor após a pandemia? Confira neste artigo!

Categoria: Parceiro Veiculos

Categoria: Parceiro Veiculos

O mercado de automóveis passa por oscilações de venda nos últimos anos, e o principal fator disso já não é uma novidade. A crise provocada pela pandemia, além de ter gerado declínio no segmento de carros, também acelerou tendências que já eram fortes no setor e se tornarão fundamentais nos próximos anos.

Com o agravamento dos desafios impostos pela pandemia e o preço do dólar nas alturas, as projeções de crescimento nas vendas do mercado de automóveis ainda não vieram. É um cenário de incertezas que exige ainda mais preparação dos vendedores. A necessidade de paralisar as atividades presenciais impõe novos desafios a quem atua no setor.

Nós explicamos aqui mais informações sobre o cenário atual. Vamos mostrar como a pandemia modificou as dinâmicas da indústria automobilística, como os vendedores podem se adaptar para o futuro e a importância de contar com boas parcerias. Fique conosco e aproveite este conteúdo!

Como a pandemia modificou a jornada de compra automotiva?

A pandemia do novo coronavírus provocou impactos significativos na relação que as pessoas têm com a compra de automóveis. A crise sanitária no país interrompeu uma sequência de crescimento no setor que vinha desde 2017, quando a venda de novos veículos alcançou um crescimento de 10%.

Em 2020, a queda chegou a 26%, com apenas 2,05 milhões de automóveis leves e pesados vendidos. Apesar dos resultados, o último mês de 2020 ensaiava uma leve recuperação que, segundo algumas projeções, deveria se consolidar nas vendas de 2021. Contudo, a retomada na venda de veículos novos não se consolidou, e a pandemia se agravou.

Nesses tempos, o foco da jornada de compra automotiva está voltado para o comércio de usados. Segundo dados da Fenebrave, as transações com esses veículos registraram alta de 13,18% em dezembro de 2020.

Para as lojas físicas de carros novos, o cenário é de mudanças e novos desafios para conseguir retomar o crescimento que vinha acontecendo nos últimos tempos.

Como o cenário de recuperação da crise se apresenta?

A indústria automotiva precisa repensar a maneira tradicional de conduzir os negócios para voltar a crescer após a pandemia. A migração do comércio de automóveis para o ambiente digital, por exemplo, vinha acontecendo antes da pandemia, e é uma tendência que aponta para um caminho promissor.

Há concessionárias que já atualizam seu posicionamento na internet para seguir vendendo carros, por exemplo, com o agendamento online de test-drive. Lojas e distribuidoras de peças automotivas também têm se beneficiado com o aumento de consumidores interessados em comprar no comércio digital.

O mercado de carros elétricos e autônomos tem se tornado outra tendência forte na indústria automotiva e, sem dúvidas, se manterá como assunto do dia em um cenário de recuperação no setor. Aliado a tudo isso, o direcionamento à sustentabilidade também é um tema que segue relevante para o ramo automobilístico.

Como se adaptar ao novo normal e retomar o crescimento no setor?

Segundo dados do Google, em matéria publicada no Think with Google US, existem algumas tendências do setor automotivo para o nosso futuro próximo. Elas apontam saídas e dados que, para quem atua com lojas físicas, podem ser úteis ao se adaptar no mundo pós-pandemia e retomar o crescimento de vendas.

A primeira tendência se refere ao conforto que as pessoas encontram nos próprios carros. Conforme a matéria, o uso de automóveis particulares na China quase dobrou depois da crise de saúde, país onde começou o surto de Covid-19. Nos Estados Unidos, 93% das pessoas dizem estar usando mais veículos pessoais, por razões de segurança e saúde pública.

Outra tendência que merece destaque é o questionamento, entre os usuários do Google, sobre se o atual momento é bom para comprar carros. De acordo com a plataforma, o volume de pesquisa acerca do assunto aumentou nove vezes do mês de janeiro a abril de 2020. Isso mostra que há um forte interesse em comprar novos veículos.

Digitalizar a jornada de compra, como explicamos no tópico anterior, passará a ser uma estratégia usada pelas montadoras. Embora essa não seja uma opção tão famosa no Brasil, o Google mostra que 92% dos compradores já pesquisaram a compra de automóveis online.

A procura mostra que as estratégias digitais seguem mais relevantes e necessárias, inclusive no setor automotivo. Pesquisa recente alerta que 30% das concessionárias podem quebrar em 15 dias se mantiverem as lojas fechadas. Ou seja, a estratégia digital passa a ser uma necessidade de sobrevivência no mercado de automóveis.

Para o "novo normal", espera-se que as lojas passem a ter espaços de convivência que respeitem a distância segura entre as pessoas. Os consumidores também podem reparar nas diferenças, entre um estabelecimento e outro, em relação à higienização dos ambientes e dos veículos.

Qual é a importância de contar com parcerias de peso, como o banco BV?

Em momentos de incerteza econômica, contar com parceiros de qualidade faz toda a diferença para manter o negócio crescendo. Isso fica ainda mais claro com as vantagens que a sua empresa pode adquirir na parceria com o banco BV.

Com as nossas soluções integradas por APIs, você pode ganhar tempo e melhorar os resultados da sua empresa ainda mais rápido. Com o Credit as a Service (CaaS), por exemplo, seu negócio alcança novos públicos e oferece crédito como financiamento de veículos diretamente a seus clientes.

Você também pode oferecer o PIX para o seu público ao ser parceiro do banco BV. Com o PIX, pagamentos e transferências são feitos a qualquer hora do dia, sem nenhuma burocracia. Então, conte com a ajuda de um banco que já é reconhecido no mercado para aproveitar essas e outras vantagens.

Ainda que haja projeções de recuperação, é muito importante se preparar para os desafios que o mercado de automóveis impõe para os vendedores. Como vimos neste post, a parceria com o banco BV é uma solução para conquistar clientes no cenário atual, e você ainda tem o nosso suporte.

Se chegou até aqui, com certeza vai gostar de saber mais sobre as vantagens da parceria com o banco BV. Então, entre em contato conosco e se torne um de nossos parceiros!

Atendimento BV

Este site usa cookies e outras tecnologias semelhantes de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade, o que pode acarretar no tratamento de dados pessoais. Ao continuar navegando, você declara estar ciente dessas condições.