Gêmeo digital: como essa tendência pode melhorar o seu trabalho?

O conceito de gêmeo digital e gêmeo digital elétrico é a possibilidade de descobrir um universo de oportunidades ao unir o mundo digital ao real.

Categoria: Parceiro Consignado

Categoria: Parceiro Consignado

Você já ouviu falar em gêmeo digital ou gêmeo digital elétrico? Calma! Caso a resposta seja não, saiba que não é preciso ser um expert em tecnologia para ficar por dentro do assunto. A gente explica tudo bem detalhado por aqui! Fato é que o mercado tecnológico exige atenção especial para acompanhar todas as suas tendências.

Pela conexão com a quarta revolução industrial, essa prática e conceito permitem simular uma série de situações e cenários com base em informações dos projetos. Assim, fica mais fácil reduzir falhas e custos e ainda criar estratégias que ajudam a manter a excelência operacional para se destacar da concorrência.

Quer saber mais? Fique com a gente até o final do texto!

O que é um gêmeo digital?

A possibilidade de integrar o mundo real com o digital é a grande vantagem do gêmeo digital. Essa tecnologia disruptiva já é uma realidade, e todo mundo mais cedo ou mais tarde vai cruzar com ela pelas mudanças naturais do mercado.

Quando falamos em gêmeo, logo vem à cabeça a imagem de duas pessoas de aparência completamente iguais, irmãos que até repetem as roupas. No conceito tecnológico, o principio é muito parecido e costuma ser usado para representar digitalmente algo que já há em nosso mundo real. Pode ser um processo, um objeto ou até mesmo um mecanismo.

É como se existisse uma verdadeira integração do que é criado no computador com as criações reais. Por exemplo, profissionais que cuidam da construção de prédios conseguem formar a estrutura do projeto e fazer reproduções em ferramentas virtuais para incluir em sensores e avaliações na parte física.

Dentro dos exemplos dos prédios citados, que, como você sabe, levam bastante tempo para ficarem prontos e precisam de muitas pessoas envolvidas, o gêmeo digital ajuda a testar a resistência da construção no calor intenso ou inverno rigoroso, abalos na estrutura e até simular resultados depois da construção pronta para evitar erros.

Gêmeo digital elétrico

O gêmeo digital elétrico está diretamente voltado para as concessionárias de energia. A Siemens ampliou seu portfolio ao comprar a EII, que é uma empresa de software especializado, Electrocon International Inc. Com isso, o resultado veio ao combinar o mundo real com o digital para ajudar nos dados de TI das empresas e ser a única fonte confiável que cria diversas possibilidades.

Origem do termo

Agora, certamente, você deve estar se perguntando como é que esse conceito surgiu, acertei em cheio? Afinal de contas, uma tecnologia que contribui para minimizar falhas precisa ser conhecida de perto e divulgada aos quatro cantos. A ideia surgiu em 2002 (sim, já são mais de dezoito anos) e foi desenvolvida por Michael Grieves, da Universidade de Michigan.

Mas vale destacar que o gêmeo digital só passou a ser empregado mesmo quando a Internet das Coisas (IoT) ganhou espaço de verdade no mercado e os olhares se voltaram para a transformação digital. Conforme pesquisa da Gartner, uma importante empresa americana, 47% das companhias que usam a IoT também investem no gêmeo digital ou planejam seriamente colocá-lo nos serviços.

Quais as vantagens de investir no segmento?

Hoje a tecnologia deve ser a melhor amiga de qualquer empresa que deseja ter sucesso. Ao usar o conceito do gêmeo digital, fica mais simples auxiliar seus clientes em seus projetos na hora de encontrar as soluções técnicas para cada necessidade.

Imagine só a economia de tempo ao enxergar várias possibilidades com o mundo real e o mundo tecnológico. Animador demais para quem lida com o mercado financeiro, especialmente com as fintechs, que estão transformando o mundo. Além disso, o crescimento do uso do conceito na indústria também conta com muitos pontos a favor dos benefícios proporcionados pelo gêmeo digital. Conheça os principais!

Poder de decisão aprimorado

Lidar com as pressões de comandar um negócio é uma grande responsabilidade por ter de tomar muitas decisões. Então, se existe a chance de ter aquela ajudinha que mostra tantos cenários no momento de tirar algo do papel, o negócio vai sair na frente dos concorrentes. Na prática, é quase como se fosse uma forma de prever o futuro sem uma bola de cristal.

Mágico! Sem contar que isso leva ao sonho de reduzir custos que é o desejo de 100 entre 100 empresas do mercado, não importa qual seja o setor de atuação. Com a chance de fazer muitas simulações e mudanças, os gestores conseguem ver os pontos fortes e fracos de suas ideias e escolher o que é mais vantajoso.

Tal poder de decisão, baseado em uma fonte de dados reais para modelar coisas produzidas ainda futuramente, diminui os erros e aumenta a confiança.

Excelência operacional estabelecida

Pense em uma fábrica, por exemplo, se remover um determinado serviço na etapa de produção, o que acontece? Com o gêmeo digital, é possível simular os resultados sem precisar mexer exatamente no operacional. Ou seja, com o gêmeo digital, você pode intervir em várias coisas e só tomar realmente uma decisão quando tiver certeza do que precisa ser corrigido na empresa.

Isso garante uma excelência operacional que trabalha com informações relevantes, já que todos conhecem os problemas internos, os erros no financeiro, as falhas de todos os setores e imprevistos que podem comprometer a imagem no mercado.

Essas simulações são muito confiáveis e fazem toda a diferença em empresas que não podem parar um processo de produção para implementar testes, devido aos altos custos gerados pela interrupção. Na parte técnica, quando os gêmeos digitais devem ser atualizados, é preciso uma API de atualizações digitais para mudar o estado do componente e suas propriedades.

Estratégia de execução de projetos sincronizados

Esse tipo de tecnologia representa praticamente o fim dos protótipos. A grande vantagem é que o gêmeo digital costuma ser bastante democrático ao ajudar os pequenos e grandes negócios. Saiba que quanto mais informações o seu projeto tiver, mais fiel será à simulação tecnológica.

Uma vantagem importante, nesse caso, é a possibilidade de testar vários projetos em conjunto, sem precisar colocar muito dinheiro antes de decidir qual será usado. Tais resultados de pesquisas associadas permitem criar estratégias sincronizadas durante o processo de produção e otimizam o tempo das equipes envolvidas.

Como as mudanças promovidas pelo gêmeo digital devem acontecer? 

As representações podem acontecer em vários setores, com todos os tipos de projetos, e abrem um verdadeiro universo de possibilidades. Uma das principais chances da tecnologia está na área da saúde, com testes que não colocam seus voluntários em risco, e nas decisões sociais tomadas pelos governantes.

Por mais que seja uma simulação tecnológica, o gêmeo digital leva em consideração os clientes, os fornecedores, os colaboradores, os sócios, gestores e o mercado de maneira geral. Então, além de trazer o máximo de desempenho das máquinas, as mudanças trazidas que estão dentro das expectativas da indústria 4.0 ainda são produtos 100% pensados conforme o gêmeo digital.

Ao ter o acompanhamento de todo o ciclo de vida, a implementação da tecnologia no futuro começa a revolucionar, especialmente, o atendimento ao cliente, que é determinante no sucesso de qualquer tipo de negócio. Basta ver que a decisão de compra, atualmente, depende muito de uma avaliação em redes sociais.

Pronto! Agora você já sabe o que é o gêmeo digital e o gêmeo digital elétrico. Uma de suas principais vantagens é a tecnologia, que ainda garante mais insights para a empresa conforme é implantada no dia a dia de decisões. Como resultado, além de criar uma identidade única, projetos inovadores são lançados com foco nas necessidades do público.

Gostou das informações do artigo? Então, aproveite para nos seguir nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram, no YouTube e no Spotify.

Atendimento BV

Este site usa cookies e outras tecnologias semelhantes de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade, o que pode acarretar no tratamento de dados pessoais. Ao continuar navegando, você declara estar ciente dessas condições.