9 passos para economizar no supermercado de forma eficiente

Economizar no supermercado é passo importante para manter o orçamento doméstico em dia. Veja 9 passos para colocar em prática!

Categoria: Orientação Financeira

Os gastos com supermercado podem consumir boa parte do salário e desequilibrar o orçamento familiar. Além do aumento de preço de itens da cesta básica, ainda há aqueles supérfluos que deixam a conta ainda mais cara, como biscoitos, chocolates e refrigerantes.

A boa notícia é que dá para economizar no supermercado de forma eficiente. Entre os passos que você pode colocar em prática agora mesmo estão criar uma lista de compras, sempre pesquisar preços e usar estratégias, como nunca ir ao mercado com fome. Veja 9 passos que certamente ajudarão a gastar menos com as compras e reduzir as despesas com mercado seja na conta do banco ou no cartão de crédito!

1. Defina quantas vezes você precisa ir ao mercado

Uma das armadilhas que comprometem a vida financeira de quem quer economizar é ir ao mercado mais vezes do que o necessário. É muito fácil perder o controle e comprar mais itens do que realmente precisa.

Para evitar tentações e não correr o risco de sofrer com situações como usar o cheque especial como parte do salário, o ideal é definir quantas vezes por mês você realmente precisa ir ao mercado. Itens não perecíveis, como produtos de limpeza e de higiene pessoal, por exemplo, podem ser comprados uma vez por mês.

Já alimentos como legumes e frutas devem estar frescos, então uma boa ideia é comprá-los uma vez por semana para que os produtos não estraguem. Veja a periodicidade que funciona melhor para você e para sua família, tendo sempre em mente o que pode ser comprado em maior quantidade para conseguir descontos e o que precisa ser adquirido com mais regularidade para não gastar dinheiro com alimentos que podem estragar.

2. Crie uma lista de compras

Outro passo para economizar no supermercado é criar uma lista de compras. Saber exatamente o que tem que comprar ajuda a fugir das compras por impulso. Além disso, você não corre o risco de adquirir alimentos que não precisa.

Uma dica é manter uma lista de compras fixas no celular e atualizá-la sempre que necessário com o que comprou e com que precisa comprar. Além do nome dos produtos, anote a quantidade necessária para facilitar sua ida ao mercado.

3. Estabeleça quanto pode gastar no supermercado

Estabelecer um teto máximo de gastos é um passo importante para economizar no supermercado. Sem um orçamento para compras, fica difícil saber quanto gastou e ainda se pode gastar com supermercado.

É importante começar o orçamento com os itens que são essenciais. Se sobrar algum dinheiro, você pode direcionar para os supérfluos, como guloseimas e bebidas alcóolicas, por exemplo.

4. Faça uma pesquisa de preços

Não tem jeito: para economizar no supermercado, pesquisar preços é indispensável! Compare os valores dos produtos em estabelecimentos diferentes pela internet antes de ir às compras.

Tenha atenção, também, a promoções em dias específicos. Outra dica é participar de programas de fidelidade dos mercados em que compra com maior frequência. Em alguns casos, o desconto pode chegar a até 50%.

Fique de olho, ainda, na hora de escolher a forma de pagamento. Alguns mercados oferecem descontos no pagamento à vista ou por PIX. Veja se vale a pena pagar dessa forma para economizar.

5. Considere ir a mais de uma loja

Se você viu boas promoções em mercados diferentes, pode valer a pena dividir suas compras para economizar. Se em um lugar as verduras estão mais baratas e em outro os produtos de limpeza saem mais em conta, analise se não vale a pena visitar os dois. Para isso, considere gastos que terá com transporte e estacionamento.

Outra dica é dar preferência para mercados e padarias que ofereçam cashback. Em alguns casos, você pode receber até 20% de volta do valor que comprou. Pesquise antes de comprar!

6. Planeje o cardápio da semana

Outra dica para gastar menos com mercado é criar o hábito de planejar o cardápio da semana. Saber os pratos para os próximos 7 dias permite que você faça uma lista exata dos ingredientes que precisa comprar, evitando o desperdício.

Planejar o cardápio da semana também facilita a vida na hora de cozinhar e evita gastos por impulso com delivery por não saber o que vai comer à noite, por exemplo. Você pode, por exemplo, eleger um dia para fazer todos os preparos da semana e congelar os alimentos.

7. Evite ir ao mercado com fome

Além de pesquisar preços e planejar o cardápio, outra estratégia simples e que tem bons resultados é evitar fazer supermercado com fome. De estômago vazio, fica mais difícil resistir a promoções ou a guloseimas, como biscoitos e salgados.

Para não correr o risco de comprar o que não precisa e, assim, estourar seu orçamento, planeje sua ida ao supermercado para depois das refeições. Outra dica para não ceder às tentações é, sempre que possível, deixar as crianças em casa quando for fazer as compras. Além de agilizar todo o processo, você evita o risco de adquirir guloseimas porque os pequenos pediram.

8. Fique atento à disposição dos produtos

Outra dica de ouro para quem quer economizar nas compras de supermercado é ter atenção à forma como os produtos estão dispostos nas prateleiras dos estabelecimentos. É comum que os mercados coloquem os itens mais baratos longe dos olhos dos consumidores.

Por isso, vale a pena dar uma olhada nas prateleiras inferiores e comparar os preços para não gastar mais do que deve. Também pode fazer bem para o seu bolso considerar comprar alguns itens em maior quantidade, para conseguir desconto ou pagar preço de atacado. Em alguns casos, investir em kits, como amaciante e sabão em pó, pode compensar.

9. Veja se vale a pena trocar de marcas

Quem quer economizar deve, ainda, considerar trocar as marcas que costuma comprar por outras mais baratas. Muitos supermercados oferecem marcas próprias por um preço mais em conta e com a mesma qualidade, por exemplo.

Para gastar menos, também vale a pena dar preferência sempre a legumes, verduras e frutas da estação. Além dos alimentos serem mais frescos, eles costumam custar menos. Fique sempre de olho na sazonalidade antes de sair para compras.

Economizar no supermercado é possível! Esses 9 passos ajudarão a planejar suas compras sem comprometer o orçamento familiar e a estabilidade financeira. Lembre-se de que a pesquisa de preços e o planejamento são grandes aliados de quem quer manter as finanças sempre em dia.

Gostou deste post sobre como economizar no supermercado? Então confira também 7 aplicativos para organizar sua vida financeira e cuide ainda melhor do seu dinheiro!

Atendimento BV

Este site usa cookies e outras tecnologias semelhantes de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade, o que pode acarretar no tratamento de dados pessoais. Ao continuar navegando, você declara estar ciente dessas condições.