Com a evolução do mercado financeiro, novas soluções vêm sendo desenvolvidas para dar mais controle ao consumidor sobre sua vida financeira. Uma dúvida comum é se Open Finance vale a pena.
O Open Finance permite a interação entre diversas instituições financeiras, de forma segura e transparente, sob regras rígidas de segurança definidas pelo Banco Central. Com essa tecnologia é possível integrar diversos serviços em um só lugar, facilitando o gerenciamento financeiro. E o melhor: sem abrir mão da proteção dos seus dados.
A ideia do Open Finance é simples: se você já tem um bom histórico com uma instituição, por que não usar essas informações para conseguir melhores condições, além de facilitar o gerenciamento do seu dinheiro concentrando tudo em um só lugar?
Porém, se ainda restam dúvidas se Open Finance é bom ou ruim, continue a leitura e entenda o que é, como funciona e se o Open Finance vale a pena!
O que é Open Finance?
O Open Finance chegou para que você exerça seu poder como dono dos seus dados financeiros. Agora você tem autonomia e liberdade para compartilhá-los com as instituições que escolher. Ele é uma evolução do Open Banking.
De forma mais específica, o Open Finance se refere à quarta e última fase do plano de implantação do Open Banking, permitindo o compartilhamento de históricos financeiros, de maneira segura e rápida.
Essa iniciativa, criada pelo Banco Central, teve início em fevereiro de 2021. Naquela época, ocorreu somente a padronização do compartilhamento de dados entre as instituições financeiras, mas hoje o Open Finance já está mais evoluído.
Entre os dados financeiros que podem ser compartilhados agora no Open Finance, temos:
- Informações cadastrais (nome, CPF, RG, CNPJ, endereço);
- Histórico dos cartões de crédito (limite, fatura, transações);
- Histórico transacionais da conta (saldos, limite, transações realizadas, datas e prazos, tarifas e outros);
- Empréstimos (contratos, prestações, garantias, pagamentos realizados, etc);
- Investimentos (rendas fixas, rendas variáveis, Tesouro Direto, fundos de investimento);
- Operações de câmbio (identificação da operação, saldos, datas, etc).
Isso tudo faz com que o Open Finance valha a pena! Afinal, ele possibilita que mais pessoas tenham acesso a serviços, produtos, informações financeiras melhores e personalizadas. Inclusive, o banco BV também já participa dessa iniciativa.
Mas como funciona esse processo? Quais as vantagens do Open Finance? Ele é bom? Tire todas as suas dúvidas abaixo!
Como funciona o Open Finance?
O Open Finance busca simplificar a maneira como as pessoas fazem o compartilhamento do histórico financeiro. Para isso, você pode realizar o compartilhamento de dados através do seu app BV, se você tiver conta, ou através da jornada Open Finance.
O Open Finance é positivo porque o cliente passa a ser o dono dos próprios dados financeiros, de modo a ter total liberdade para procurar produtos e serviços bancários que ele considerar interessante e utilizar o seu histórico para conseguir contratar esses serviços mais vantajosos em instituições que ele ainda não possui relacionamento.
Por exemplo: imagine que um cliente do “banco A” precise solicitar um empréstimo bancário. Dessa maneira, ele acessa o banco onde possui conta e verifica todas as opções de operações de crédito disponíveis.
Caso não desperte interesse em nenhuma delas, seja pelo motivo que for, o cliente vai em busca de outra instituição financeira, um “banco b”, que ofereça melhores produtos. Se você estiver no ecossistema do Open Finance, o “banco B” poderá consultar seu histórico no “banco A “(com sua autorização) e oferecer uma proposta mais vantajosa.
Dessa forma, é possível oferecer produtos e serviços mais adequados ao seu perfil.
O Open Finance vale a pena?
O Open Finance vale a pena porque facilita seu acesso a produtos ou serviços financeiros de diferentes instituições financeiras de maneira rápida, segura e personalizada, centralizando a gestão do seu dinheiro em um só lugar.
Assim, o Open Finance vale a pena em diversas situações, seja para uso pessoal ou para um negócio. Embora ainda recente, já é possível observar que o Open Finance é bom para transformar a maneira como as pessoas gerenciam suas finanças.
Por isso, tanto para a pessoa física quanto jurídica, a iniciativa permite mais facilidade para gerir as receitas, as despesas e os investimentos. Confira algumas vantagens abaixo:
Pessoa física
Para pessoas físicas, o Open Finance facilita a vida de quem quer cuidar melhor do próprio dinheiro. Com ele, é possível comparar ofertas, centralizar informações e ter mais autonomia na hora de escolher produtos financeiros.
Entenda mais sobre esses pontos abaixo:
Liberdade de escolha
O Open Finance é bom porque você pode ter ofertas personalizadas de acordo com a sua necessidade, ou seja, terá um maior poder de decisão e liberdade para migrar entre bancos, sem burocracias.
Gerenciamento único
Em vez de ter que usar vários aplicativos para gerenciar suas contas bancárias, cartões de crédito e investimentos, o cliente poderá usar um único aplicativo para controlar tudo isso. Dessa forma, além de melhorar a experiência do usuário, o Open Finance vale a pena para facilitar a contratação de produtos e serviços.
Instituições financeiras
O Open Finance também representa uma grande oportunidade para o setor financeirol. Ao ter acesso, as empresas podem inovar e ampliar seu alcance no mercado. Veja abaixo os benefícios:
Serviços e produtos personalizado
Uma das vantagens do Open Finance é o compartilhamento de dados financeiros entre os bancos, possibilitando criar novos tipos de produtos e serviços, como seguros baseados em comportamento e linhas de crédito.
Estimula a competitividade
Como o aumento da competitividade entre instituições financeiras, cada uma passa a disputar a preferência dos clientes oferecendo taxas mais atrativas, serviços personalizados e experiências mais eficientes. Isso pressiona o mercado a inovar e melhora a qualidade das soluções disponíveis - oferecendo mais opções e produtos sob medida para o seu perfil.
Ampliação do público-alvo
O Open Finance promete ampliar o público-alvo de serviços financeiros, oferecendo soluções inovadoras e acessíveis para todos. Por isso, é bom fazer Open Finance e aproveitar para conhecer todas as suas possibilidades! Lembrando que é sua decisão escolher e você pode interromper o compartilhamento a qualquer momento.
O que mais saber do Open Finance?
Claro que dúvidas se o Open Finance é bom ou ruim ainda podem existir, por isso separamos mais algumas respostas que podem ajudar você a tomar sua decisão!
Open Finance é seguro?
Sim! O Open Finance é seguro. Ele utiliza a tecnologia criptografada que diminui os riscos de fraudes financeiras. Além disso, apenas instituições financeiras autorizadas pelo Banco Central podem participar da iniciativa.
Vale lembrar também que seus dados não são públicos nem compartilhados com todas as instituições. Você escolhe o que quer dividir, com quem e por quanto tempo e ter acesso às informações compartilhadas.”.
Sou obrigado a aderir ao Open Finance?
Você não é obrigado a aderir ao Open Finance. Na verdade, é você quem decide se deseja participar, o que compartilhar, com quais instituições financeiras e quando cancelar o acesso. Tudo é feito de forma transparente, segura e reversível.
Além disso, o Open Finance pode ser muito benéfico para quem busca condições financeiras mais vantajosas. Ao permitir que outras instituições conheçam melhor seu perfil e histórico, você aumenta suas chances de receber ofertas personalizadas, taxas mais justas e produtos mais alinhados aos seus objetivos. Em outras palavras, você ganha mais controle - e também mais poder de negociação.
Quais as desvantagens do Open Finance?
Embora ofereça muitas vantagens, o Open Finance ainda depende de um certo nível de familiaridade digital. Pessoas que não têm acesso a dispositivos conectados ou que enfrentam dificuldades com aplicativos bancários podem ter mais obstáculos para aproveitar a tecnologia.
Já para empresas do setor financeiro, a concorrência pode se intensificar, o que exige ainda mais foco na personalização e na experiência do cliente.
Qual o melhor banco para fazer o Open Finance?
O melhor banco para aproveitar o Open Finance será sempre aquele que entende suas necessidades e oferece soluções alinhadas com seu perfil. E nisso, o BV se destaca: além de facilitar a integração com outras instituições, oferecemos uma experiência transparente, segura e completa para você ter tudo em um só lugar - com liberdade para comparar, escolher e tomar decisões mais inteligentes sobre seu dinheiro.
Afinal, uma das maiores vantagens do Open Finance é justamente essa: reunir informações de diferentes bancos em um único banco, com controle total nas suas mãos. E com o BV, esse processo acontece de forma prática, com o suporte de quem entende de inovação financeira e está ao seu lado em todas as suas versões.
Open Finance no BV!
Nesse sentido, o banco BV quer tornar sua vida financeira mais tranquila e oferecer mais autonomia, taxas de crédito e produtos personalizados que atendam suas necessidades. Você terá mais informações à sua disposição e os seus dados só serão partilhados com a sua autorização!
Outras vantagens do Open Finance BV você confere nesse conteúdo: “Você sabe como funciona o Open Finance BV?”.
Lembrando que o Open Finance é gratuito e que seus dados serão usados apenas se você quiser compartilhar para acessar as melhores soluções para o seu perfil financeiro.
Agora que você já sabe que o Open Finance vale a pena e é bom, acesse o nosso portal e venha para o Open Finance BV.
Com seu histórico financeiro aqui, ficará muito mais fácil ter acesso aos nossos produtos e sua análise de crédito será feita mais rápido.