Vale a pena ser motorista de aplicativo?

Seja para complementar a renda, seja para ser a principal fonte de ganhos mensais, tornar-se um motorista de aplicativo é uma opção considerada por muitas pessoas.

Categoria: Financiamento de Veículos , Dicas Financeiras

A possibilidade de fazer o próprio horário e de ser o seu próprio chefe está entre as principais vantagens de trabalhar com isso no dia a dia.

Por outro lado, é preciso refletir sobre algumas desvantagens antes de embarcar nessa aventura, como o fato de que, se você não trabalhar, não recebe. Entenda por que vale a pena ser motorista de aplicativo e veja algumas dicas para encarar os desafios dessa função!

Vantagens de ser motorista de aplicativo

A liberdade de criar a própria rotina, a possibilidade de trabalhar em horários alternativos e depender apenas do esforço pessoal para ganhar mais todo mês. Esses são apenas alguns benefícios que fazem com que cada vez mais pessoas pensem em exercer a atividade de motorista de aplicativo. Confira algumas vantagens da profissão!

Rotina flexível

Um dos grandes benefícios de ser motorista de aplicativo é a possibilidade de criar uma rotina flexível. Quem tem outro trabalho, por exemplo, pode exercer a função nas horas livres ou no final de semana.

Criar a própria rotina também é um fator importante para quem só pode trabalhar em períodos específicos (mães com filhos pequenos, por exemplo) ou não gosta e/ou consegue se adaptar ao engessado horário comercial.

Horários alternativos

Outra vantagem de ser motorista de aplicativo é a possibilidade de trabalhar em horários alternativos, como de madrugada, que têm uma tarifa diferenciada. Muitas pessoas saem de bares, shows e outros eventos após a meia-noite e buscam uma solução segura e rápida para voltarem para casa.

Como você é o seu próprio patrão, pode escolher a hora que vai reservar para o trabalho e aquelas em que vai se divertir com os amigos ou com a família.

Ganhos de acordo com a produtividade

A conta é simples: quanto mais você trabalha, mais ganha. Essa característica da profissão é sob medida para quem busca ter remuneração de acordo com a produtividade.

Essa flexibilidade permite, por exemplo, que você compense um dia perdido de trabalho. Se tirou um final de semana para viajar com os amigos, é possível compensar nos próximos dias trabalhando um pouco mais.

Dinamismo e troca de experiências

Nenhum dia como motorista de aplicativo é igual ao outro. Trajetos, clientes, distâncias percorridas: tudo isso varia de uma semana para outra. Esse dinamismo encanta quem tem horror à rotina típica de escritório e não se imagina fazendo a mesma coisa no mesmo lugar todos os dias.

Ou seja, trabalhar como motorista de aplicativo é uma forma de entrar em contato com pessoas diferentes todos os dias.

Em cada viagem, é possível conhecer histórias de vida e escutar experiências completamente diversas. Compartilhar o dia a dia no trabalho como motorista e trocar ideias com os passageiros também é um ganho imaterial a ser considerado.

Retorno sobre o desempenho

Muito profissionais são movidos pelo feedback. Se esse é o seu caso, outra característica da profissão de motorista de aplicativo pode agradar em cheio. Cada viagem realizada pode ser avaliada pelo passageiro que tem a chance, inclusive, de escrever o que acredita que pode ser melhorado e o que ele mais gostou na viagem.

Esse retorno sobre o seu desempenho permite corrigir possíveis pontos fracos e valorizar os pontos fortes.

Desafios da função

Como você percebeu, ser motorista de aplicativo tem inúmeras vantagens. Mas antes de tomar essa decisão, é preciso conhecer também alguns desafios dessa profissão.

Entre eles, ter ganhos atrelados às horas trabalhadas/corridas feitas, manter a manutenção do carro em dia e prestar atenção aos aspectos de segurança. Acompanhe!

Ganhos relacionados aos dias de trabalho

Um dos desafios de ser motorista de aplicativo é entender que a remuneração mensal está diretamente atrelada ao tempo em que você trabalha. Ou seja, diferentemente do emprego nos padrões formais CLT, em que você ganha o seu salário cheio independentemente se faltou um dia (com justificativa/atestado), se você não trabalha, não ganha.

Manutenção do carro

Outro fator que deve ser considerado por quem pensa em ser motorista de aplicativo é que manter a manutenção do carro em dia é cuidado inegociável. Mais do que um meio de transporte, ele é a sua ferramenta de trabalho!

Com isso em mente, para não perder pontos com os clientes ou, até mesmo, dias de trabalho por conta de problemas mecânicos, é preciso investir em manutenção preventiva e garantir que o carro está limpo e com uma boa aparência para receber os passageiros.

Segurança

Como qualquer atividade com contato direto com o público, ter cuidado redobrado com a segurança como motorista de aplicativo é essencial. Nesse sentido, siga as recomendações da empresa para a qual presta serviços e reporte qualquer situação suspeita.

Dicas para se sair bem na profissão

Para mandar bem nessa profissão e potencializar ainda mais os seus ganhos, é fundamental que você invista pesado em planejamento! O primeiro passo nesse sentido é definir objetivos e metas. Uma forma bem simples de fazer isso é estipular quanto gostaria de ganhar por mês e projetar quantas viagens você tem que fazer por dia para atingir esse valor.

Outra dica importante é ficar de olho em prêmios por metas batidas oferecidos pela empresa contratante. Apostar no controle financeiro, gerenciando entradas e saídas, é outro cuidado que pode evitar surpresas no final do mês.

Mantenha os seus gastos sob controle. Sempre saiba exatamente quanto ganhou por dia e quanto falta para atingir a meta, para garantir que a renda recebida no final do mês está dentro do que se espera ou para descobrir se precisará aumentar as suas horas de trabalho para atingir o objetivo.

Como você leu neste post, ser motorista de aplicativo traz diversas vantagens! Se você considera essa opção para complementar a renda ou, até mesmo, para se tornar a sua principal atividade, não deixe de investir em planejamento e controle financeiro para garantir a sua segurança e a da sua família.

Outro passo importante para ser bem-sucedido na profissão é investir em um carro confortável e que ofereça todos os recursos necessários para conquistar os passageiros e, consequentemente, obter avaliações positivas. Além de se sair melhor no trabalho, você ainda terá um meio de transporte sob medida para os seus momentos de lazer!

Conhece alguém que pode se beneficiar deste conteúdo sobre o que deve ser considerado antes de se tornar motorista de aplicativo? Então, não guarde a informação para você! Compartilhe este conteúdo nas suas redes sociais agora mesmo!

Atendimento BV