Vale a pena comprar um carro? 7 motivos que mostram que sim

Mais de metade dos brasileiros se pergunta atualmente se ainda vale a pena comprar um carro, segundo a Deloitte.

Categoria: Financiamento de Veículos

Afinal, com o aumento do uso dos transportes públicos e dos aplicativos de carona, além da possibilidade de alugar carros, será que ainda é vantajoso comprar um automóvel próprio?

Esse pensamento até faz sentido, mas só é considerado o lado financeiro da história, sendo que essa questão é muito mais do que apenas fazer uma conta de matemática. Cada pessoa tem um motivo diferente para ter um carro próprio. A seguir, listamos 7 razões que mostram que é muito importante comprar um para você. Siga a leitura!

1. Conforto no dia a dia

É verdade que você pode ir para o trabalho, para um passeio no fim de semana ou visitar algum amigo em outra cidade com as opções de transporte público que existem.

Mas também é verdade que os ônibus e trens não são particularmente aconchegantes ou rápidos. Por isso, ter um carro próprio ainda é a maneira mais confortável e rápida de fazer viagens curtas.

É claro, há a chance de usar um aplicativo de caronas para ter o mesmo bem-estar de um carro. Porém, você perde em privacidade nesse caso. Isso também significa ter menos comodidade para ouvir a música que quiser, pegar o caminho que preferir ou, simplesmente, ficar sozinho por algum tempo.

2. Realização de um sonho antigo

Ter um carro próprio é, para muita gente, a realização de um sonho. Segundo uma pesquisa do SPC Brasil, ter um automóvel na garagem é o segundo objetivo material dos brasileiros. Por isso, vale a pena comprar um carro. Afinal, realizar sonhos é importante para a autoestima e felicidade.

Ao estabelecer um objetivo, é provável que você o mantenha por muito tempo. É normal, por exemplo, que o sonho de ter um carro surja na adolescência por causa da ausência de liberdade para ir e vir. Quando você finalmente consegue realizá-lo, a sensação de missão cumprida é muito gostosa e faz bem para a sua saúde mental. Pense nisso!

3. Mais segurança nas ruas

Segundo pesquisas e reportagens, os usuários de transporte público no Brasil se sentem inseguros e vulneráveis a assaltos e outros riscos no dia a dia. Não deveria ser assim, mas infelizmente é. Por isso, ter um carro ainda é uma opção mais segura para andar pela cidade no seu dia a dia, protegendo-se dos riscos existentes ao andar de ônibus ou metrô.

4. Liberdade para ir e vir quando quiser

Uma das principais vantagens que mostram que vale a pena comprar um carro é a liberdade para andar por aí no horário em que você quiser. Por exemplo, imagine que você queira ir para outra cidade próxima ver um show de uma banda ou um artista internacional. O espetáculo começa às 21h e, considerando os atrasos, acabará meia-noite.

Dependendo dos horários de ônibus ou metrô, talvez você tenha que sair bem mais cedo do show para poder voltar para casa, já que grande parte dos transportes públicos param de trabalhar meia-noite. Além disso, podem acontecer atrasos nos horários do ônibus ou você pode ter que pegar muitas baldeações (ou seja, trocar de transporte várias vezes) para chegar em casa.

Claro, você poderia voltar para casa usando um aplicativo de carona ou de motorista particular, mas o custo para viagens intermunicipais é muito alto (e o preço pode ser um impeditivo para a sua liberdade também).

Quando não se tem um carro na garagem, a sua liberdade para ir e voltar dos lugares (seja um show, um teatro, um cinema, uma festa com amigos ou, inclusive, o trabalho) fica limitada aos horários, às condições e aos preços do transporte público ou dos apps.

Já com o carro, você pode ir e voltar como quiser e quando quiser, com mais flexibilidade para passeios, compromissos e o seu lazer pessoal.

5. Proteção contra emergências

Nós nunca sabemos quando seremos atingidos por uma emergência. Por isso, é importante tentar se precaver e ter em mãos os instrumentos necessários para lidar com uma situação assim. E um carro é uma ferramenta muito útil para ter em caso de emergências.

Pense no seguinte cenário: alguém da sua família se sente indisposto e precisa ir ao hospital às 02h da manhã. Como levá-lo sem ônibus nesse horário? Seria possível pedir um táxi, claro, mas você teria de esperar algum tempo. E, em certos momentos, não há margem para aguardar, por exemplo.

Por isso, vale a pena comprar um carro para ter as condições necessárias de lidar com uma situação urgente, caso ela aconteça.

6. Economia de tempo

Uma das vantagens que mostra que vale a pena comprar um carro é a economia de tempo que você ganha ao se tornar um motorista.

Imagine o seu percurso diário para o trabalho. Com o carro, você sai de casa, dirige até a sua empresa, estaciona e entra para trabalhar. Sem carro, você terá de andar até um ponto de ônibus, esperar o transporte público (desconfortável e caro), descer no ponto mais próximo do seu emprego (que ainda pode ser longe) e andar até lá (e isso desconsiderando o cenário em que você tem que trocar de transporte durante o trajeto).

Se o carro pega um engarrafamento no trajeto, o ônibus também pegará, com a diferença que é um meio de transporte mais desconfortável e que faz várias paradas para deixar/pegar passageiros, aumentando o tempo no trânsito. Você ainda perderá mais tempo andando do ponto até o seu local de trabalho.

Além disso, há a desvantagem dos horários do transporte público, que podem ser incompatíveis com o seu trabalho ou compromisso. Por causa disso, você teria de pegar um ônibus 30 ou 40 minutos antes do necessário e perderia boa parte do seu dia.

7. Prazer de dirigir

Por mais adaptações que você faça no seu dia a dia, existe uma vantagem de ter um carro que você não conseguirá substituir de nenhuma maneira: o prazer de dirigir. Dirigir é como jogar futebol, dançar, ouvir música ou comer: é uma atividade prazerosa e que também pode contar como lazer na sua vida.

Para quem gosta de dirigir, de sentir a vibração do motor pelo volante e o vento entrando pela janela quando pegamos a estrada, vale a pena comprar um carro. Não tem como sentir o mesmo prazer com um videogame, um simulador ou, especialmente, no transporte público.

Como deu para ver, existem muitas razões para ter um carro nos dias de hoje. Um automóvel, além de trazer vantagens práticas no seu cotidiano, ainda oferece benefícios que não dá para substituir, como o prazer de dirigir, a satisfação de realizar um sonho e um status social diferenciado.

Agora que você já viu que vale a pena comprar um carro, que tal nos seguir nas redes sociais? Curta a nossa página no Facebook e siga o nosso Instagram para conferir outros conteúdos que postamos por lá e participar das discussões com os nossos seguidores!

Atendimento BV