Saiba como transformar seu hobby em renda extra

Contar com uma estratégia para formar uma renda extra é uma alternativa é uma alternativa que pode ser considerada.

Categoria: Dicas Financeiras

Categoria: Dicas Financeiras

Nesse sentido, é natural que o foco no trabalho nos faça deixar de perceber o potencial lucrativo de certas atividades do nosso dia a dia. Afinal, você já pensou em ganhar algum dinheiro com aquele seu hobby? É ou não é uma ideia libertadora?

Quando falamos de hobby, estamos destacando aquela atividade que fazemos por lazer, entretenimento ou mesmo distração. Já parou para pensar em como você usa o seu tempo livre? Então, que tal transformar essa mesma atividade em fonte de renda extra?

Reunimos neste post algumas dicas para ajudar você a levantar dinheiro fazendo aquilo que mais gosta. Então, vamos lá!

Venda comidas caseiras

Cozinhar é uma prática tão apaixonante que, para muita gente, chega a ser um momento de meditação. O hobby tem ainda um benefício duplo: além de gerar momentos de tranquilidade, provê uma alimentação mais saudável para quem quer fugir da rotina dos restaurantes — e, de quebra, ajuda a economizar. Já pensou, então, em transformar esse hobby em renda extra?

A venda de doces, marmitas e comidas saudáveis, por exemplo, pode ser uma ótima solução para quem quer unir o útil ao agradável. Além de desenvolver as suas habilidades de chef, o retorno financeiro se torna uma inspiração extra para cozinhar!

Divulgue os seus trabalhos fotográficos

A qualidade das fotos das suas redes sociais costuma ser exaltada pelos seus amigos? Já pensou, então, em transformar esse dom em fonte de renda? Pois saiba que tem muita gente por aí levando esse hobby não só como uma fonte de renda extra, mas sim como uma profissão!

A habilidade com a câmera tem sido monetizada em redes sociais como o Instagram, que já tem mais de 1 bilhão de usuários. Além de vender as próprias fotos, é possível formar parcerias patrocinadas e divulgar produtos como afiliado, por exemplo.

Para ter ainda mais sucesso, invista na produção de fotos enquanto estiver viajando. Se você tem uma longa lista lugares que quer conhecer, essa pode ser a desculpa esperada para adicionar alguns carimbos no seu passaporte. Lugares paradisíacos são bastante favoráveis para uma boa foto!

Que tal, então, fazer aquele mochilão pela América Latina e pelos cantos do Brasil? Com boas fotos, você pode criar um acervo de experiências sobre as suas viagens. E não se trata apenas de paisagens maravilhosas. Cada detalhe da sua experiência pode ser um prato cheio para quem ama colocar o pé na estrada!

Nesse caso, vale considerar também uma segunda forma de enriquecer as suas produções. Afinal, como anda a sua escrita?

Escreva como freelancer

Escrever bem é uma habilidade bastante valorizada, principalmente por produtoras de conteúdo para a web. Além de levantar uma renda extra, você pode usar esse hobby para desenvolver ainda mais o seu conhecimento em determinadas áreas. Para chegar lá, é possível escolher diferentes caminhos.

Criar uma plataforma e vender os seus próprios textos é uma boa forma de começar. Entretanto, você pode ir direto aos seus clientes, procurando por agências de produção de conteúdo para a web e se cadastrando como freelancer. Uma alternativa é criar um blog, desenvolvendo vários posts em torno de um determinado tema.

A sua escrita pode ter diferentes focos: desde conteúdos mais técnicos até assuntos do cotidiano. Seja com um toque artístico, seja ensinando algo, escrever para a web é algo que pode dar um retorno financeiro significativo!

Faça produtos artesanais

O artesanato em geral nunca deixou de ter o seu espaço cativo na casa da maioria das pessoas. Alguns produtos, como os feitos de crochê, são especialmente valorizados. Se você tem gosto por essa arte, vale a pena investir no desenvolvimento de artigos com boa procura de venda: tapetes, cortinas, bonecos, bolsas etc.

Inicialmente, você pode tentar vender para os amigos e em círculos de pessoas mais próximas. Aos poucos, no entanto, é possível ampliar o alcance do seu trabalho com a ajuda das redes sociais. Fotos no Instagram ou no Pinterest, por exemplo, podem impulsionar o alcance de um bom trabalho, atraindo clientes fiéis e gerando um lucro interessante para o seu hobby.

Personalize roupas e toalhas

Outra técnica de artesanato muito reconhecida é o bordado. Com a agulha nas mãos, é possível transformar completamente uma roupa, uma toalha de banho ou um pano de prato. O ambiente doméstico oferece um mundo inteiro de inspirações para boas ideias, do forro de mesa à roupa de cama.

O mais interessante é que, assim como no caso do crochê, a internet é uma grande amiga de quem faz bordado. Além das plataformas e redes sociais para divulgação de trabalhos, você pode contar com sites e canais no YouTube com dicas, técnicas, modelos de imagem e, até mesmo, aulas curtas para melhorar a sua técnica.

Em pouco tempo, aquele momento de relaxar pode se tornar parte da sua fonte de renda.

Divulgue as suas partidas de videogame

O público jovem criou maneiras inteiramente novas de se relacionar pela internet. O YouTube é, em especial, uma grande plataforma de compartilhamento de experiências — e os jogos de videogame são um bom exemplo disso. Basta olhar para a nova geração de gamers que ganham dinheiro de uma forma totalmente inovadora: compartilhando as suas partidas de jogos.

Se você joga pelo computador, o uso de um programa (software) para captar a imagem é bem simples. Em consoles como PlayStation 4 e XBOX One, os próprios equipamentos oferecem comandos para captura de imagem (foto). Além disso, um software pode ajudar a gravar em vídeo a partida como um todo.

Então, pegue aquele jogo no qual você manda bem e faça uma experiência. Aos poucos, você pode adicionar efeitos de edição e até gravar as suas reações ao longo do vídeo. A renda extra, por sua vez, pode ser levantada de forma simples, por meio da monetização do YouTube. Vale a pena se aventurar nessa experiência!

Deu para ver que são muitas as formas de transformar aquele hobby que você tanto gosta em fonte de renda extra, não é? Então, mãos à obra! Se você pratica alguma dessas atividades, a hora é agora. Coloque-a para render um dinheirinho extra e tire ainda mais proveito desses momentos de lazer!

Se gostou da ideia, compartilhe o post nas redes sociais e descubra quais amigos têm o mesmo hobby que você!

Atendimento BV