Por que financiar um carro?

Veja quais são os tipos de financiamento de carros e como eles funcionam

Categoria: Financiamento de Veículos

Ter um automóvel novo na garagem é um sonho muito comum. No entanto, não é barato realizar essa compra. Em função disso, muitas pessoas buscam financiar um carro para alcançar esse objetivo pessoal.

Não é à toa que o financiamento de automóveis é a maneira mais comum de comprar carros no Brasil. Só no primeiro semestre de 2019, quase 3 milhões de pessoas usaram o método para realizar esse sonho.

Você pensa em trocar de carro? Gostaria de dirigir um automóvel mais novo, com mais potência e funções? Então que tal buscar um financiamento? Se você ainda não tem certeza que financiar um carro é uma boa opção, continue a leitura deste artigo e confira as informações que selecionamos sobre o assunto!

Como funciona o financiamento de carros?

Financiar um carro é uma maneira de viabilizar um sonho. De certa forma, é uma estratégia do mercado para que você possa comprar o bem que tanto quer na garagem de casa, mesmo que não tenha o dinheiro para isso agora.

Explicando de uma maneira simples, o financiamento de carros funciona como um crédito para que o cliente compre um automóvel agora, mas pague em pequenas parcelas durante determinado período.

O banco oferece um crédito com o valor do carro — que deve ser pago à concessionária — e adiciona uma taxa de juros para cobrir os seus riscos. O cliente, por sua vez, paga o valor diretamente ao banco em parcelas mensais pela duração do contrato.

Essa é a mecânica básica do financiamento, mas existem diferentes formas de fazer esse negócio, cada uma indicada para um tipo de pessoa e um objetivo diferente. Quer ver quais são elas? Leia o próximo tópico!

Quais são os tipos de financiamento de carros?

Ao todo, existem 3 diferentes maneiras de financiar um carro:

- crédito direto ao consumidor;
- financiamento entre particulares;
- consórcio. 

Veja a seguir como cada um funciona!

Crédito direto ao consumidor

O crédito direto ao consumidor é o tipo de financiamento de carro mais comum que existe. Você provavelmente já passou por um contrato do tipo ou ainda passará na sua vida, afinal, é por meio dele que a maior parte das pessoas compra um carro.

No CDC, o banco empresta o dinheiro diretamente ao consumidor (por isso tem esse nome) e recebe o pagamento em parcelas com juros. Esse negócio pode ser feito diretamente entre o banco e o cliente ou com o intermédio do vendedor.

A vantagem do CDC é que o consumidor fica com o carro no seu nome imediatamente. Ele pega o crédito e compra o automóvel, assumindo o compromisso de pagar as parcelas com o banco. Além disso, por ser tão comum, as pessoas têm ampla oferta de crédito para comprar um carro, o que significa juros menores.

Financiamento entre particulares

Normalmente, comprar um veículo de um amigo ou em um anúncio na Internet costuma ser um pouco mais barato do que em uma concessionária, mas exige que o pagamento seja à vista. No entanto, é possível financiar um carro de particular também.

Para isso, o interessado deverá procurar um banco de sua preferência e fazer o pedido do financiamento. A instituição financeira ajuda a montar a proposta adequadamente, faz uma análise de crédito e, quando o contrato é assinado, libera o valor para a aquisição do veículo. Atualmente, dá até para fazer todo o processo pela Internet.

Consórcio

O consórcio é uma maneira diferente de financiar um carro. Nele, um grupo de pessoas se une para fazer pagamentos mensais a uma operadora, que administra os recursos do consórcio. Todos os meses, um membro do grupo é sorteado e recebe a carta de crédito para comprar o automóvel.

A vantagem desse método de pagamento é que o valor total pago é menor, pois não há juros no consórcio, apenas correção monetária e a taxa de administração da operadora. A parte negativa é que pode levar anos até você ser contemplado e comprar o carro que sempre quis.

Quais são os benefícios de financiar um carro?

Você já se convenceu que financiar um carro é a melhor maneira de alcançar o seu objetivo? Não? Tudo bem. Veja a seguir 4 vantagens do financiamento que farão você mudar de ideia!

Você já sai com o carro

Uma das vantagens de financiar um carro é que você sai com o automóvel assim que fecha o contrato (com a exceção óbvia do consórcio), em vez de esperar meses para juntar o dinheiro necessário e fazer a compra.

Imagine que você quer comprar um carro de R$60.000,00 e, depois de fazer uma análise das suas finanças pessoais, percebe que só consegue poupar R$1.000,00 por mês. Sem o financiamento, você levará 5 anos para realizar o seu sonho. Com ele, pode ter um carro novo em poucos meses.

Você pode antecipar as parcelas para pagar menos

Um financiamento é um acordo simples: o banco fornece um crédito e você paga com parcelas mensais por determinado período, mas isso não significa que você tem a obrigação de esperar todos esses meses para terminar de pagar.

Se você conseguir uma promoção ou receber um dinheiro extra, pode antecipar as suas parcelas e se livrar do compromisso antes do esperado.

O sonho de ter um carro fica mais acessível

Uma das principais vantagens de financiar um carro é que o processo deixa o sonho das pessoas mais acessível. Com ele, muita gente que não teria como adquirir um automóvel passa a alcançar esse objetivo com pagamentos mensais que cabem no bolso.

Você pode trocar de carro mesmo sem terminar de pagar o financiamento

Suponha que você financiou um automóvel em 60 meses. Depois de pagar as parcelas em ordem por 4 anos, você viu um novo modelo na rua e quer trocar de carro. A vantagem do financiamento é que é possível fazer a troca mesmo sem ter terminado de pagar.

Pois é: você pode trocar um automóvel financiado mesmo com algumas parcelas para quitar. Basta que o novo dono do carro tope assumir o compromisso. Se ele concordar, é só ir ao banco para fazer o processo de transferência do contrato para o nome da pessoa. É simples e fácil!

Viu só como é vantajoso financiar um carro? Estude bem as suas necessidades, monte um planejamento financeiro para evitar atrasos nos pagamentos das parcelas e pesquise a instituição financeira que mais oferece vantagens para fechar contrato e conquistar o carro dos seus sonhos!

Gostou de saber mais sobre o assunto e quer comprar um automóvel? Conheça agora mesmo o financiamento de carros da BV e saiba como podemos ajudar você a realizar o seu sonho!

Atendimento BV