Empréstimo para intercâmbio: vale a pena?

Muitas instituições financeiras disponibilizam opções de empréstimo para intercâmbio

Categoria: Crédito

Categoria: Crédito

Você já imaginou tudo que um intercâmbio pode proporcionar para a sua vida pessoal e profissional? É uma oportunidade única de conhecer pessoas de lugares diferentes, vivenciar outra cultura, aprender uma nova língua e ter um desenvolvimento pessoal. Já está se imaginando essa experiência mas não sabe como fazer para bancar esse sonho?

Muitas instituições financeiras disponibilizam opções de empréstimo para intercâmbio. Essa é uma oportunidade para quem não tem dinheiro suficiente para viajar, mas também não quer abrir mão desse sonho. Veja como funciona o empréstimo para intercâmbio!

Por que fazer intercâmbio?

Já passou o tempo em que viajar para o exterior era algo para quem tinha muito dinheiro. Com um pouco de planejamento financeiro, organização e ajuda externa é possível realizar esse sonho e aproveitar todas as experiências incríveis.

Quer conhecer todas as vantagens de fazer um intercâmbio? Então continue a leitura dos próximos tópicos!

Desenvolvimento pessoal

Morar em outro país permite que você descubra quem realmente é, pois precisa se adaptar a uma realidade completamente diferente. Assim, você aprende quais são os seus gostos pessoais e também passa a apreciar coisas diferentes e simples — como uma bela paisagem, um passeio ao ar livre ou a oportunidade de conhecer pessoas de outras culturas.

Essa vivência no exterior também exige que você saiba se virar em diferentes ambientes porque não tem a família ou os amigos de infância por perto. Logo, o intercâmbio favorece o desenvolvimento pessoal e o aprendizado contínuo.

Melhores oportunidades de trabalho

Ao viajar para outro país você aprende um novo idioma, e isso pode abrir portas no futuro. As melhores oportunidades de emprego exigem inglês e/ou espanhol fluente, e o intercâmbio é a maneira mais apropriada para aprimorar outra língua

Isso acontece porque você convive com o idioma diariamente e em todas as situações: em uma compra no supermercado, no ambiente de trabalho ou nos estudos. Muitas vezes, até os seus melhores amigos serão de nacionalidades diferentes, exigindo que você utilize o inglês ou outro idioma diariamente para conversar.

Além disso, muitos profissionais de Recursos Humanos entendem que as pessoas são mais flexíveis quando fazem intercâmbio, pois já precisaram aprender a se adaptar a situações diferentes. Toda essa bagagem é considerada muito positivo na hora de participar de entrevistas de emprego, por exemplo.

Aprendizado em tempo integral

O intercâmbio proporciona um aprendizado para a vida. Isso não se trata apenas de estudar outro idioma, mas de entender como pegar um ônibus em outro país, trabalhar em uma área diferente da sua formação, fazer novos amigos e vencer os preconceitos. Por isso, pode-se dizer que o intercâmbio proporciona aprendizado em tempo integral.

É possível pedir empréstimo para intercâmbio?

Sim. Há diferentes modalidades de empréstimo pessoal para você escolher. Muitas instituições financeiras fornecem crédito para quem deseja estudar, viajar ou realizar uma festa de casamento.

Você só precisa passar pela análise de crédito pessoal, repassar a documentação necessária e se comprometer a pagar os valores mensais. É claro, também é importante conhecer as taxas de juros aplicadas em cada modalidade e negociar os valores diretamente com a instituição financeira.

Além disso, é recomendável se preocupar em ter um bom score junto às instituições financeiras. Como conseguir isso? Pague as contas em dia e use o crédito de forma moderada.

Quais são os benefícios do empréstimo?

Ao pedir empréstimo pessoal para realizar um intercâmbio, você tem a oportunidade de investir no seu desenvolvimento pessoal. Sendo assim, no médio e no longo prazo você consegue melhores oportunidades de emprego — que vão pagar mais —, o que torna mais fácil a quitação do empréstimo.

Podemos fazer uma comparação com o Fies (Financiamento Estudantil). Quem contrata esse modelo está aceitando pagar juros do empréstimo pessoal específicos da modalidade para investir na sua carreira. Isso porque entende que o estudo é a melhor opção para ter um crescimento profissional.

Logo, o empréstimo para intercâmbio é uma forma de ampliar a sua capacidade de gerar mais recursos em poucos anos.

Como funciona o empréstimo para intercâmbio?

Há diferentes instituições financeiras que oferecem crédito pessoal para fazer um intercâmbio. Por isso, o mais indicado é analisar a proposta de cada local antes de fazer a sua escolha.

Em alguns bancos, por exemplo, são oferecidos até 48 meses para pagar o valor solicitado. As parcelas podem iniciar com valores reduzidos de R$20,00, dependendo do montante emprestado.

Vale lembrar que as parcelas mensais incluem a cobrança de IOF (Imposto sobre Operações Financeiras), taxa de juros, entre outros. Há ainda a opção de pagar um seguro para cobrir algumas parcelas caso você perca o emprego ou passe por alguma dificuldade no período de pagamento.

Em outras instituições financeiras o processo é ainda mais simples: você não precisa dizer qual é o motivo para pedir o empréstimo pessoal e tem taxa de juros reduzida. Há ainda a possibilidade de começar a pagar depois de 45 dias, com um prazo de até 24 meses para quitar toda a dívida.

Você precisa passar por uma análise de crédito antes de receber a liberação do dinheiro. Para tanto, são exigidos os seguintes documentos:

- RG, CPF ou CNH;
- comprovante de renda;
- comprovante de residência;
- comprovante de mais de um ano de conta ativa.

Lembre-se de organizar as finanças antes de solicitar um empréstimo pessoal. Isso vai ajudar você a manter as contas em dia e ter o nome limpo no mercado. Muitas vezes não é simples cortar gastos, principalmente quando se tem muitas contas a pagar. No entanto, é fundamental gastar menos do que você ganha para ter saúde financeira e oportunidades de crédito.

Também é importante analisar outras taxas que são cobradas dentro da mensalidade do empréstimo. Por isso, você deve olhar o Custo Efetivo Total (CET). Ele já inclui todas as taxas e os impostos pagos durante a operação financeira, o que facilita a sua comparação de preços para escolher a melhor opção.

Já está sonhando com a sua viagem? Então, conheça as opções de crédito da BV e realize esse sonho!

Atendimento BV