Como conferir se o e-mail é verdadeiro? Descubra agora!

Recebeu um e-mail suspeito e não sabe se ele é verdadeiro? Entenda agora mesmo como verificar sua autenticidade!

Categoria: Dicas Financeiras

Categoria: Dicas Financeiras

Quantos e-mails você recebe por dia? Seria possível dizer quais deles são verdadeiros e quais são tentativas de fraude? Checar a veracidade dessas mensagens é mais do que necessário para a sua segurança digital. Afinal, várias pessoas mal-intencionadas usam essa ferramenta com o objetivo de roubar dados sensíveis, como senhas e afins.

Os e-mails indesejados existem há bastante tempo — desde que a internet começou a dar seus primeiros passos, foram desenvolvidos alguns mecanismos para aproveitar as brechas desse sistema. Felizmente, os anos se passaram e as medidas preventivas se tornaram mais simples e conhecidas por um número maior de pessoas.

As táticas utilizadas para enganar são diversas. Porém, com alguns cuidados básicos você pode evitar ser uma vítima dessas ameaças.

Se você receber um aviso de que um empréstimo já foi aprovado em seu nome sem ter solicitado isso em nenhum banco ou instituição financeira, por exemplo, ignore o e-mail. Esse raciocínio também vale para outras situações, como boletos enviados por empresas que você não conhece, solicitações de dados pessoais e assim por diante.

Pensando nisso, preparamos este infográfico. Durante a leitura, você encontrará algumas dicas sobre como se prevenir. Acompanhe até o fim e aproveite as informações em seu dia a dia!

Ficar protegido de fraudes por e-mail não é tão complicado quanto parece, concorda? Basta ter atenção ao remetente e olhar com cuidado para os links e arquivos anexados na mensagem.

Um erro comum é receber uma mensagem que parece ser de seu banco com um boleto ou fatura para ser pago, por exemplo, e efetuar o pagamento sem checar o remetente ou a veracidade do e-mail. Por isso, caso tenha dúvidas, entre no site da empresa e veja quais são suas formas de contato oficiais.

Dessa forma, você não correrá riscos desnecessários e conseguirá saber se o e-mail é verdadeiro. Não deixe de compartilhar o infográfico com seus amigos e familiares, combinado?

Atendimento BV