Entenda como financiar carro particular

Veja dicas e pontos de atenção para você não errar no financiamento

Categoria: Financiamento de Veículos

Você fez algumas economias, se planejou durante um tempo e, finalmente, tem o suficiente para dar uma entrada na compra do seu carro. Um grande amigo está vendendo o veículo dele e você se interessou, mas surgiu a dúvida: como fazer para financiá-lo? Afinal, você não tem todo o dinheiro em mãos para fazer o pagamento à vista.

Essa é uma dúvida comum de muitas pessoas e, por isso, convidamos Carlos Kiyoshi, gerente de Negócios da BV Financeira, para dar as dicas necessárias sobre como financiar um carro particular. Neste texto, também destacamos alguns dos pontos de atenção sobre o veículo a serem analisados antes e durante a negociação. Confira!

Os cuidados necessários na aquisição

Um carro seminovo ou usado pode ser comprado diretamente com o dono, sem precisar de passar por uma loja revendedora. Essa é uma opção muito utilizada por quem deseja adquirir um carro de um amigo, um parente ou outra pessoa mais próxima, por terem uma relação de confiança.

Por envolver um nível de confiança pessoal e conhecimento de como foi utilizado o veículo, a negociação costuma ser mais simples, possibilitando conversar melhor sobre as formas de pagamento, chegando a um acordo que seja bom tanto para o comprador quanto para o vendedor.

Outra opção de compra é buscar o carro em uma revenda. Porém, antes de mais nada, é importante pesquisar há quanto tempo a loja está no ramo e se existe alguma reclamação nos sites especializados, como Reclame Aqui ou o consumidor.gov.br — afinal, o princípio da confiança deve ser estabelecido antes de começar a compra.

As revendas apresentam como vantagens a grande quantidade de modelos, marcas e cores de carros disponíveis, bem como a possibilidade de promover para você alguns descontos especiais.

Mesmo com todos esses benefícios, alguns cuidados são fundamentais para que você faça uma compra tranquila e saia satisfeito com o seu novo carro. Veja quais são esses detalhes em que é preciso ficar de olho!

Verifique a situação do carro junto ao Detran

Um dos primeiros passos a serem dados por você é pedir ao dono do carro as principais informações quanto à documentação para que possa verificar, junto ao Departamento de Trânsito (Detran) do seu estado, qual é a situação do veículo, ou seja, se há alguma multa, débito ou restrição.

Para fazer essa consulta, você precisa ter em mãos a placa e o Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam). Em seguida, basta acessar o site do órgão no seu estado, buscar pela opção de “Situação de Veículos” ou nome semelhante e digitar os dados que, em poucos segundos, você terá todas as informações na tela.

Outra pesquisa simples que você pode fazer é utilizando o aplicativo Sinesp Cidadão, desenvolvido pelo Ministério da Justiça. Apenas com a placa do veículo você pode consultar se o carro foi furtado, roubado ou clonado, evitando qualquer problema relacionado a crimes cometidos por terceiros.

Sempre que possível, invista em uma vistoria cautelar veicular, pois nela é verificada a originalidade dos pontos de identificação dos veículos, como:

- chassi;
- motor;
- câmbio;
- vidros;
- etiquetas de identificação.

Além disso, verifica-se nessa vistoria se houve algum tipo de reparo estrutural significativo em partes como as longarinas dianteiras e traseiras, painel dianteiro, painel traseiro, laterais, teto, entre outras.

Confira todos os detalhes do veículo

Quando você compra o carro por uma loja revendedora, é obrigatório que seja fornecida uma garantia de 90 dias para o câmbio e motor, seguindo as determinações do Código de Defesa do Consumidor, além da garantia de procedência do carro. Infelizmente, na compra direto com o dono, esse benefício não existe.

Por isso, é muito importante que você peça ao proprietário a autorização para levar o carro em um mecânico que seja de sua confiança para conferir todos os detalhes que envolvam a parte mecânica e a elétrica. Alguns profissionais também podem ajudar você a identificar se o automóvel já se envolveu em algum acidente de trânsito por meio de uma análise da carroceria e da lataria, mesmo que elas tenham sido consertadas.

Pesquise sobre o preço

Para saber se o valor do carro que está sendo pedido é justo, você pode consultar a Tabela Fipe, que é a mais utilizada no mercado. Nela, você encontrará o preço médio pedido pelo carro, baseado na marca, no modelo e no ano. Além disso, você também pode fazer a sua pesquisa em sites especializados em anúncios, em que é possível buscar por diferentes modelos, a localização e o valor que os carros estão sendo anunciados por particulares ou revendas.

Os benefícios da compra financiada

O financiamento é uma possibilidade oferecida pelos bancos e financeiras, como a BV, para que você tenha acesso ao crédito e viabilize conquistas, dentre eles a compra de um carro — seja novo, seja usado. Essa modalidade de pagamento conta com algumas vantagens e é sobre elas que falaremos a seguir.

Compras com mais facilidade

Juntar dinheiro suficiente para pagar um carro à vista pode demorar muito tempo. Com o financiamento, basta fechar o acordo com a financeira, oferecer um valor de entrada e escolher o prazo de pagamento. Em poucos minutos, você terá o retorno quanto à possível aprovação e, após a assinatura do contrato, o crédito será feito para o proprietário do carro.

Parcelamentos que cabem no seu bolso

A financeira ajuda você a definir qual é a quantidade necessária para a entrada, o valor das parcelas, as taxa de juros aplicadas e o prazo. Tudo isso é baseado na saúde do seu bolso, para que não comprometa o orçamento familiar.

Caso você tenha algum receio quanto à instabilidade econômica, você ainda pode contratar um seguro de proteção financeira para que, em caso de desemprego involuntário,, algumas das suas parcelas sejam pagas. Em caso de morte ou incapacidade permanente, a seguradora poderá liquidar o saldo do financiamento, deixando a sua família menos preocupada e sem dívidas.

Carro na garagem com rapidez

Assim que o financiamento é liberado, você não precisa esperar por mais nada: nem sorteios, nem juntar mais dinheiro. É só finalizar a compra com o proprietário, incluindo as transferências de documento, e o carro já é seu! Assim, você e a sua família poderão aproveitar mais rápido para passear, viajar, trabalhar e ter muito mais mobilidade.

Saiba como financiar um carro particular

Depois de escolher o carro que você deseja de um particular e definir todos os detalhes com o vendedor, você precisa entrar em contato com a financeira — e a BV é a melhor parceira para esse momento! Antes de fechar negócio, é possível fazer uma simulação no site ou ir a uma Loja BV para entender qual será o valor estimado das parcelas e, ainda, tirar todas as dúvidas no atendimento. “Em minutos, você recebe a resposta, exigindo poucas informações”, destaca Carlos Kiyoshi.

Passo a passo de como fazer

Depois da simulação realizada, é hora da análise de crédito. A documentação exigida nessa etapa é bem simples: você precisa apresentar o documento original da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) ou identidade e CPF, um comprovante de renda, além de uma conta de consumo atualizada (no caso de pessoa física), como um boleto de água, luz ou telefone.

Caso o financiamento esteja de acordo com as suas condições financeiras, e uma vez aprovado o seu cadastro, a BV libera o crédito para o proprietário do carro. Para esse processo, é preciso que os documentos do veículo sejam apresentados, inclusive o Documento Único de Transferência (DUT), que é exigido para a venda de carros usados. “O vendedor deverá entregar o DUT com firma reconhecida por autenticidade em cartório, além de fornecer os dados bancários para o crédito do valor financiado”, explica o gerente de Negócios da BV.

Depois, é só assinar o contrato na Loja BV. O crédito é liberado para o vendedor e para você, que recebe o seu carro e começa a pagar o financiamento para a BV. A qualquer momento, é possível consultar no site os seus boletos, adiantar o pagamento de algumas parcelas e receber uma segunda via.

Como financiar o carro particular não é mais uma dúvida para você. Com as dicas deste conteúdo, você pode perceber que conquistar o carro próprio não é sinônimo de ir a uma loja, muito menos de ter dinheiro suficiente para pagar à vista: comprar usando um financiamento é simples e possível!

Encontrou o carro dos seus sonhos? Então conte com a BV para fazer esse momento se tornar realidade! Entre em contato conosco e vá cada vez mais longe!

Atendimento BV