Carro ou transporte público: qual escolher?

Veja prós e contras de cada opção e não erre na decisão

Categoria: Dicas Financeiras

Categoria: Dicas Financeiras

O que é melhor: carro ou transporte público? A maioria de nós já se perguntou sobre isso e, claro, a conclusão não é tão simples quanto parece.

Existem prós e contras para as duas opções e, para não errar na escolha, você precisa analisá-los com atenção. Será que o investimento feito na compra de um carro é mais vantajoso do que andar de ônibus e metrô? Ou será que a economia do transporte público compensaria mais?

Se você também tem essa dúvida, é hora de descobrir! Continue a leitura para saber o que é mais interessante!

Comprar um carro é uma boa opção?

Você tem carro ou está pensando em comprar um? De acordo com a Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores), as vendas de carros novos cresceram 14,6% em 2018.

Isso mostra que muitos brasileiros estão fazendo esse investimento. Afinal, quando o assunto é mobilidade urbana, ele é um grande facilitador.

Mas, se você ainda não se decidiu, que tal conhecer melhor as vantagens e desvantagens de adquirir um automóvel?

As vantagens de andar de carro

Não é preciso pensar muito para encontrar argumentos a favor da compra de um carro. Isso porque, desde quando foi inventado, a locomoção humana nunca mais foi a mesma. Confira!

Traz conforto na hora de se locomover

Andar de carro é mais confortável do que pegar um ônibus. O mercado automobilístico está em constante evolução e os veículos estão cada vez mais modernos e fáceis de dirigir.

Recursos como ar-condicionado, direção hidráulica e elétrica, bancos de couros e amortecedores tornam a experiência muito mais agradável.

E isso não é tudo! Muitos afirmam que dirigir é uma terapia, capaz de transformar os deslocamentos em momentos prazerosos. Experimente ouvir podcasts e audiobooks enquanto dirige!

Entrega praticidade ao seu dia a dia

Quer coisa mais prática do que tirar o carro da garagem e ir até onde precisa? Esse é outro benefício desfrutado por quem o adquire.

Com um dia a dia corrido e repleto de afazeres, a praticidade proporcionada pelo carro pode tornar sua vida muito menos cansativa. Não é preciso sair de casa, ir até um ponto de ônibus e aguardar que ele chegue. Você só precisa pegar as chaves e seguir viagem.

Em um mesmo dia, é possível levar os filhos na escola, ir ao banco, fazer compras e visitar um amigo. O carro traz a praticidade de se deslocar sem paradas desnecessárias!

É um aliado em caso de emergências

Já pensou precisar ir ao médico ou ao banco de última hora? Isso pode acontecer principalmente com quem tem filhos ou idosos em casa.

No entanto, quem tem carro consegue passar por emergências sem grandes problemas, já que ele está disponível e pronto para levá-lo onde é preciso. Imprevistos sempre acontecem e um veículo em casa pode salvá-lo exatamente nessas horas!

Ajuda a fazer amigos

Não entendeu o título? Então vamos te explicar melhor! Ter um carro pode ajudá-lo a fazer novos amigos e melhorar sua interação social.

Em grandes cidades, dar caronas para vizinhos e colegas de trabalho é uma prática muito recorrente. Além de gerar economia, isso torna a viagem mais agradável e fortalece seus laços de amizade.

Permite que você explore outros ambientes

Ter um carro expande seus horizontes e permite que você conheça novos lugares. Que tal aproveitar seu final de semana para conhecer um bairro diferente, um parque ou uma cidade vizinha?

As desvantagens de comprar um carro

Comprar um carro é muito bom, não é mesmo? Acontece que essa aquisição requer estudo e planejamento e você também precisa conhecer os pontos negativos antes de tomar uma decisão.

Em síntese, as principais desvantagens estão relacionadas aos custos. Além do valor do financiamento — a modalidade de compra mais usada no país —, o proprietário deve arcar com algumas responsabilidades, como o IPVA, Seguro Obrigatório e Licenciamento.

As manutenções também não podem ser ignoradas, principalmente por quem opta por adquirir modelos seminovos. Afinal, alguns cuidados evitam acidentes e prolongam a vida útil do seu bem.

Por isso, na hora de comprá-lo não deixe de colocar esses custos extras em seus cálculos.

Utilizar o transporte público é uma boa escolha?

Ônibus, metrô, trem... existem muitas opções para quem opta pelo compartilhamento do meio de locomoção, mas será que essa é uma boa escolha?

Para ajudá-lo a se decidir, separamos os prós e contras do transporte coletivo no Brasil. Acompanhe!

Os benefícios do transporte coletivo

O transporte público, como o nome sugere, não pertence aos usuários. Todos devem pagar uma tarifa para poderem usar e se locomover pela cidade. Essa é sempre uma opção a ser considerada, especialmente porque existem alguns pontos positivos importantes, como:

- é uma alternativa sustentável e ajuda a desafogar o trânsito;
- pode ser mais econômico e rápido em cidades pequenas;
- evita gastos com manutenção e impostos sobre a propriedade.

Perceba que há dois grandes fatores que contam a favor: a redução de gastos e a contribuição para um mundo mais sustentável. No entanto, precisamos lembrar que os carros mais modernos já estão saindo de fábrica com recursos que emitem menos gases poluentes e existem vários meios de pagamentos para comprar um carro de forma tranquila e organizada.

As desvantagens do transporte público

Assim como a compra de um carro, escolher o transporte público também tem seus pontos negativos e você deve entendê-los para que sua decisão seja segura e coerente às suas necessidades e condições.

Em geral, ficar esperando o ônibus não é nada produtivo. Pior ainda, esse tempo é descontado nas horas que seriam destinadas ao seu descanso, lazer e interação social — o que afeta a sua vida e, até mesmo, sua saúde. Veja mais alguns dos fatores que devem ser observados:

- é uma opção menos confortável, especialmente em horários de picos;
- não há flexibilidade de horários e rotas, o que pode exigir tempo extra de caminhada;
- os dias de chuva podem ser extremamente complicados;
- transportar crianças e idosos em um ônibus coletivo é um grande desafio;
- é um alvo recorrente de bandidos, especialmente durante assaltos e manifestações;
- dificulta o transporte de cargas e compras maiores, como uma feira mensal.

Agora que já conhece os prós e contras das duas opções, já pode começar a refletir o que é melhor para você. Lembre-se de que o carro ou o transporte público devem facilitar o seu deslocamento. Além disso, com um planejamento financeiro bem feito é possível tornar os trajetos mais rápidos, confortáveis e econômicos. Analise com atenção e faça a sua escolha com consciência!

Ainda tem dúvidas sobre o tema? Gostaria que compartilhar suas experiências ou nos contar sua opinião? Use o espaço abaixo para deixar seu comentário!

Atendimento BV