Como a energia solar ajuda sua empresa a reduzir a pegada de carbono?

Já ouviu falar em pegada de carbono? Neste artigo, explicamos o conceito e mostramos qual é a relação que ele tem com a sustentabilidade. Confira!

Categoria: Financiamento para Energia Solar

Com temas como sustentabilidade e aquecimento global cada vez mais presentes na sociedade, é natural que as pessoas e empresas passem a se conscientizar e promover a redução da pegada de carbono na atmosfera, a fim de preservar o meio ambiente e evitar consequências drásticas no futuro.

Mas você sabe o que é a pegada de carbono e como ela influencia o controle dos níveis de poluentes liberados no planeta? É justamente o que explicamos neste artigo. Portanto, se deseja saber mais, continue conosco!

O que é pegada de carbono?

Pegada de carbono é uma metodologia que mede a quantidade de gases liberados na atmosfera durante o ciclo de um produto, indivíduo ou serviço.

Esse método foi criado devido à grande quantidade de empresas, pessoas e atividades com capacidade de emitir esses gases poluentes para o planeta, contribuindo para o aquecimento global por meio do efeito estufa.

Com os dados dos cálculos em mãos, é possível avaliar os impactos que essa emissão de gases causa atualmente, permitindo aos especialistas pensar em medidas para reduzir os prejuízos ao meio ambiente e evitando maiores consequências — como desastres naturais.

Para isso, é importante conscientizar não só as pessoas no seu dia a dia, mas também os gestores das empresas, que devem sempre buscar adotar medidas sustentáveis, contribuindo para a sociedade e para o aumento da qualidade de vida de todos.

Como é calculada a pegada de carbono?

Para facilitar o controle e o monitoramento das emissões de gases, as empresas vêm criando inventários de GEE (Gases de Efeito Estufa). Dessa forma, é possível se informar sobre quanto está sendo liberado na natureza e pensar em estratégias mais eficientes para combater esse processo, além de contribuir para a preservação ambiental.

Outra forma de realizar esse cálculo é por meio do site Carbon Footprint, que hospeda uma ferramenta gratuita que colhe informações fornecidas pelo usuário e calcula o valor aproximado de carbono que o indivíduo pode estar emitindo.

Para poder ter o resultado, devem ser informados dados, como: 

-número de habitantes na residência;

-consumo de energia;

-modelos de transporte utilizados no dia a dia;

-gastos com roupas e acessórios;

-produtos que costumam fazer parte da alimentação.

Por que sua empresa precisa se preocupar com a sustentabilidade?

As grandes organizações têm se empenhado cada vez mais na realização de projetos voltados à ações sustentáveis, tanto para contribuir para a sociedade quanto para manter uma imagem positiva no mercado.

Mas não é só nesses aspectos que uma empresa é beneficiada quando adota medidas sustentáveis. Confira algumas das outras vantagens a seguir.

Aumento dos lucros

Quando a empresa investe em sustentabilidade, ela promove maior bem-estar a seus funcionários e colaboradores, estimulando-os a se dedicar mais pelos objetivos da companhia e melhorando seu desempenho.

Outro fator é a diminuição dos impactos negativos ao meio ambiente, o que gera à empresa uma maior adequação às leis, reduzindo o risco de multas. Além disso, soluções sustentáveis contribuem para a economia de recursos naturais, como água e energia, diminuindo os custos mensais.

Exemplo social

Quando uma empresa adota um modelo sustentável, ela passa a incentivar todos os colaboradores diretamente ligados a ela a mudar seus hábitos, se tornando mais conscientes e adotando medidas que contribuam para a preservação ambiental e redução da pegada de carbono. 

Olho no futuro

Como já foi dito, as empresas vêm sendo cada vez mais cobradas pela sociedade a adotar medidas sustentáveis, pensando na preservação do planeta. Daqui a alguns anos, as organizações que não estiverem dispostas a seguir com esse modelo não conseguirão mais se manter no mercado, pois os impactos negativos para a sua imagem serão grandes.

Essa mudança já vem ocorrendo nos dias de hoje, com muitas empresas apostando na sustentabilidade e com a preferência de investidores por essas corporações.

Impacto na economia

Com investimentos nesse novo modelo de negócio, muitas oportunidades poderão ser abertas, especialmente no que diz respeito à geração de novos empregos, já que adotar medidas sustentáveis poderá levar a um crescimento radical na produtividade da empresa, aumentando a demanda por novos profissionais no mercado.

Como reduzir a pegada de carbono?

Para reduzir a pegada de carbono, além da conscientização, é preciso mudar alguns hábitos adotados no dia a dia. Abaixo, vamos apresentar algumas medidas que podem ser tomadas para auxiliar nessa redução.

Em casa

-Otimizar o consumo de alimentos e, consequentemente, reduzir a produção e descarte de materiais prejudiciais ao meio ambiente, como o plástico utilizado nas embalagens;

-Reduzir o consumo de carne, já que o setor pecuário é um dos que mais contribuem para alterações climáticas, com sua emissão de dióxido de carbono;

-Dar preferência a produtos fabricados por produtores locais, evitando a poluição por meio dos veículos responsáveis pelo transporte dos produtos de seu local de origem até as grandes corporações;

-Reduzir o uso de automóveis, indo a pé ou de bicicleta a locais perto de sua casa e promovendo caronas a amigos e familiares que façam o mesmo trajeto que o seu.

Nas empresas

-Priorizar parcerias com fornecedores preocupados com responsabilidade ambiental;

-Promover a redução na utilização de materiais prejudiciais ao meio ambiente — como copos e talheres descartáveis — por meio de ações de conscientização;

-Buscar soluções sustentáveis para reduzir o consumo de recursos naturais, como água e energia;

-Promover a redução da dependência de meios de transporte poluentes, incentivando caronas colaborativas e uso de bicicletas e gerando soluções para os colaboradores que utilizem esses meios, como instalação de bicicletário, vestiários e chuveiros.

Como a energia solar pode reduzir a pegada de carbono?

O conjunto de empresas e casas de uma região demanda uma quantidade muito grande de energia elétrica, fazendo com que cada vez mais recursos naturais sejam utilizados para sua produção. Por isso, uma redução no consumo é essencial para a preservação do meio ambiente.

Uma das maiores aliadas dessa economia é o investimento em soluções sustentáveis com a utilização de energia renovável, como o sistema fotovoltaico — que utiliza os raios solares para produzir energia.

Por ser uma opção que utiliza uma fonte renovável e inesgotável de energia (o sol) e promover uma liberação mínima de gases poluentes na natureza, essa solução vem sendo cada vez mais adotada por empresas e residências em todo o mundo.

Isso se dá até mesmo por conta da acessibilidade, bem maior nos dias de hoje — podendo ser adquirido por um financiamento solar, por exemplo. 

Fora o impacto positivo no meio ambiente, um dos muitos benefícios da energia solar é a redução de seus custos com esse tipo de gasto em até 90%, gerando um impacto positivo no orçamento da empresa ou no âmbito familiar.

Agora que você já sabe o que é a pegada de carbono e como ajudar a reduzir esses níveis, ficou mais fácil adotar as medidas de sustentabilidade apresentadas e auxiliar na preservação do meio ambiente e no combate ao aquecimento global, não acha?

Gostou do artigo? Então, compartilhe-o em suas redes sociais e permita que mais pessoas tenham acesso a essas informações!

Atendimento BV

Este site usa cookies e outras tecnologias semelhantes de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade, o que pode acarretar no tratamento de dados pessoais. Ao continuar navegando, você declara estar ciente dessas condições.