O que é freio ABS e como ele funciona? Saiba mais!

Leia este artigo para entender melhor o que é freio abs, como ele funciona, quais são seus diferenciais, durabilidade e muito mais!

Categoria: Financiamento de Veículos

O sistema de freio ABS é uma das tecnologias mais impactantes para a segurança automotiva. Sua presença se tornou obrigatória em veículos fabricados no Brasil a partir de 2014, e tem sido fundamental na prevenção de acidentes.

Esse tipo de sistema proporciona aos motoristas um controle abrangente das situações, além de oferecer maior segurança no trânsito, já que evita o travamento repentino e a derrapagem das rodas.

Você gostaria de saber o que é freio ABS e para que ele serve? No texto, a seguir, apresentaremos todas as informações necessárias sobre esse tema. Acompanhe!

O que é freio ABS?

O sistema ABS (Anti-lock Braking System) opera por meio de sensores localizados nas rodas, os quais evitam o travamento repentino ou a derrapagem das mesmas, sendo parte integrante dos controles de estabilidade e tração.

Portanto, trata-se de um sistema de segurança essencial nos veículos, ativado em situações de emergência para prevenir acidentes.

Estima-se que os veículos equipados com freios ABS são capazes de reduzir a distância de frenagem em até 30%. Isso proporciona ao motorista um tempo maior de reação para desviar de obstáculos durante a frenagem.

Uma curiosidade: o sistema ABS foi introduzido nos carros de luxo na década de 1980, ganhou popularidade nos anos 1990 e, hoje em dia, é considerado indispensável quando o assunto é segurança veicular.

No Brasil, é importante lembrar que o uso do ABS é obrigatório por lei desde 2014, juntamente com o airbag frontal duplo.

Agora que você já sabe o que é freio ABS e como ele chegou na indústria automotiva, veja abaixo como ele funciona, bem como quais são os seus componentes principais!

Como funciona o freio ABS?

É essencial contar com tecnologias e sistemas de segurança para garantir a proteção do condutor e dos passageiros, por isso vale a pena aprender o que é freio ABS.

O sistema de freio ABS é composto por quatro componentes principais:

1. Sensores de velocidade: estão presentes nas 4 rodas. Eles interpretam as informações de rotação das rodas e enviam sinais para a central eletrônica quando há desalinhamento com a velocidade do veículo;

2. Bomba hidraulica: sua função é pressurizar o fluido de freio após o acionamento do sistema ABS;

3. Controlador eletrônico: responsável pela monitoração dos sensores de velocidade e pelo controle do sistema ABS;

4. Válvulas hidráulicas: controlam a pressão dos fluidos de freio em cada roda, permitindo o ajuste individual do freio para evitar o travamento das rodas.

Ou seja, os sensores instalados nas rodas detectam uma frenagem brusca e enviam essas informações para a unidade de controle eletrônico. A partir disso, a unidade determina a liberação gradual dos freios. Isso permite que as rodas girem sem travar, resultando em uma distância de parada menor.

O sistema ABS realiza um monitoramento contínuo da rotação das rodas e as compara com a velocidade do veículo. A cada seis milissegundos, ele verifica o esterçamento da direção, a força do motor, a aceleração e outros aspectos, garantindo assim uma viagem segura.

Para ativar o sistema, o motorista precisa pressionar o pedal de freio com força. Esse movimento faz com que os sensores identifiquem uma desaceleração das rodas incompatível com a velocidade do veículo.

Como resultado, a válvula hidráulica é ativada no freio da roda, reduzindo a força de frenagem e permitindo que a roda gire mais rapidamente. Em seguida, a velocidade da roda é recuperada e a válvula reintroduz a pressão para segurá-la, repetindo esses dois ciclos do processo em um intervalo de aproximadamente 15 segundos.

Para que serve o freio ABS?

O freio ABS tem como principal função evitar o travamento das rodas durante frenagens bruscas ou emergenciais. Com isso, essa tecnologia permite que o motorista mantenha o controle direcional do veículo, mesmo em superfícies escorregadias ou em situações de aderência reduzida.

Isso significa que o veículo permanece mais estável e manobrável durante a frenagem, reduzindo o risco de derrapagem e perda de controle.

Além disso, o freio ABS ajuda a reduzir a distância de frenagem, pois permite que as rodas continuem girando e tracionando o veículo, mesmo em uma frenagem intensa. Isso proporciona ao motorista um tempo de reação maior para evitar obstáculos ou colisões.

Como saber se o carro tem freio ABS?

Desde 2014, no Brasil, é obrigatório que todos os carros novos vendidos sejam equipados com o sistema de freio ABS. No entanto, se o veículo tiver sido fabricado antes desse ano, é recomendado que o motorista consulte o manual do proprietário para verificar se o carro possui esse sistema instalado.

É importante ressaltar que todos os veículos equipados com o sistema de freio ABS possuem uma luz de alerta no painel. Essa luz tem a função de indicar se há algum problema no sistema, mas é normal que ela acenda por alguns segundos sempre que o motorista ligar o carro. Dessa forma, a verificação é simples: se a luz não acender, significa que o carro não possui o sistema ABS instalado.

Mas fique atento, pois se essa luz permanecer acesa no painel, pode ser um indicativo de que o sistema não está funcionando bem. Pode ser um simples mau contato em alguma parte do sistema de freio até problemas mais sérios.

Um dos possíveis motivos é o mau funcionamento de algum sensor do ABS nas rodas. Também pode ser que o veículo esteja com pouco fluido de freio ou com alguma pane elétrica.

Diante disso, é recomendável levar o carro ao seu mecânico de confiança para uma verificação adequada, a fim de identificar a causa do problema e fazer a manutenção necessária.

Qual a diferença entre o freio ABS para o normal?

As diferenças entre os freios ABS e os convencionais baseiam-se, principalmente, na resposta em situações de emergência.

O sistema ABS permite que, ao realizar uma freada de emergência, o motorista possa controlar a direção do veículo durante a frenagem e que seja possível evitar um obstáculo, algo impossível com os freios convencionais.

Quando o veículo inicia a frenagem e o ABS é ativado, será perceptível a vibração do pedal. Ao contrário dos freios convencionais, essa vibração não indica nenhum problema ou possível falha, é algo normal no funcionamento do sistema ABS.

Para além de entender o que é freio ABS, é importante saber as especificidades desse tipo de tecnologia.

Quais as vantagens do freio ABS?

O principal benefício do sistema ABS é, sem dúvida, proporcionar maior segurança aos veículos em situações adversas.

Confira as principais vantagens de sua utilização:

    - Prevenção de acidentes;
    - Ajuda no controle da direção durante manobras;
    - Reduz o tempo e da distância de frenagem;
    - É eficiente em diferentes tipos de pista, como areia, asfalto molhado, entre outros;
    - É possível fazer a integração com outras tecnologias de segurança por meio de conexão em rede, como sistemas como controle de tração e controle de estabilidade.

Quanto tempo dura o freio ABS?

A vida útil do sistema ABS é equivalente à vida útil do sistema de frenagem como um todo. Portanto, é importante realizar manutenção periódica e preventiva do conjunto para evitar problemas futuros.

Além disso, é recomendado a substituição das pastilhas e a verificação do sistema a cada 10 mil quilômetros rodados. Fique de olho nas orientações do fabricante para a troca do fluido de freio, que você pode encontrar no manual do veículo.

E aí, gostou de aprender o que é freio ABS? Então, confira mais conteúdos educativos do blog BV Inspira!

 

“Através do nosso blog você tem acesso às informações atualizadas e relevantes do mercado financeiro. No entanto, as informações aqui apresentadas têm como única intenção o caráter informativo, estando baseadas em dados de conhecimento público, não significando, portanto, quaisquer compromissos por parte do Banco BV e não constituem uma obrigação ou um dever para o leitor. O conteúdo disponibilizado é elaborado por terceiros e publicado pelo Banco BV. O Banco BV e suas empresas coligadas se eximem de qualquer responsabilidade por quaisquer prejuízos, diretos ou indiretos, que venham a decorrer da utilização deste material e de seu conteúdo. Dúvidas, sugestões e reclamações, entre em contato com o Serviço de Atendimento ao Cliente pelo telefone 0800 728 0083 ou pelo e-mail sac@bv.com.br. Deficientes Auditivos e de Fala: 0800 701 8661. Se desejar entrar em contato com a Ouvidoria, ligue para 0800 707 0083 (Deficientes Auditivos e de Fala: 0800 701 8661)”.

Atendimento BV