O novo normal pode ser melhor do que você imagina

A necessidade de trocar veículos coletivos pelo carro próprio vai ajudar a aquecer as vendas

Categoria: Financiamento de Veículos

Com o retorno das atividades comerciais em várias cidades do Brasil, você deve estar ouvindo muito sobre o novo normal. Nada mais é do que a realidade que vem agora após o relaxamento do isolamento social.

Se o termo “novo normal” causa calafrios em muita gente devido ao futuro cenário de indefinição, no setor de automóveis a situação é mais positiva do que parece. 

As estatísticas mostram que esse mercado está se recuperando aos poucos. E para os usados, a previsão é melhor ainda. Enquanto as vendas de veículos novos em junho corresponderam a 59,5% do volume de junho 2019, os usados alcançaram a marca de 70% do ano passado.  

 

Medo da contaminação

E as coisas vão melhorar ainda mais. Especialistas do setor explicam que as vendas de veículos sofrerão um aumento porque serão impulsionadas principalmente pelo medo da contaminação pelo novo coronavírus. 

A tendência é que uma parte do público deixe de lado os veículos de aplicativo ou o transporte público para comprar um automóvel próprio. Não é à toa que, no início da pandemia, os motoristas de Uber relataram uma redução de até 90% das corridas nas grandes cidades. 

Uma pesquisa realizada na China logo após o retorno da economia também confirma essa tendência. Segundo levantamento do Instituto Ipsos, o total de chineses que preferem fazer seus deslocamentos na cidade com um automóvel particular subiu dos 34% antes da pandemia para os atuais 66%. Perguntados se pensavam em adquirir um carro nos próximos meses, 72% afirmaram que sim. Questionado sobre o motivo, o medo de se contaminar no transporte coletivo foi apontado por 77% deles.

No Brasil, a situação é bem parecida. De acordo com uma pesquisa divulgada em junho pela Anfavea (associação das montadoras), 64% dos entrevistados confirmaram que estavam interessados em adquirir um veículo nos próximos 6 meses.

Agora que você conhece melhor o novo normal, é hora de se preparar para o futuro. Fique atento aos cuidados que vão ajudá-lo a aproveitar essa fase para fazer mais negócios: 

 

Use máscara na loja: além de ser uma segurança a mais para você, ajuda a transmitir confiança para o comprador. Lembre-se que tem gente comprando um automóvel justamente pelo medo de ser contaminado no contato com outras pessoas no transporte público. 

 

Ferramentas digitais: muito consumidor quer trocar de carro, mas tem receio de sair de casa. Use e abuse da internet. Anuncie seu estoque nas redes sociais ou nos sites parceiros e não tenha medo de fazer todo o atendimento por WhatsApp ou e-mail. Encaminhe as simulações de financiamento do site da BV para que o comprador encontre uma opção que caiba no seu bolso neste momento.   

 

Delivery de test-drive: se o cliente não vai até a loja, é hora de levar a loja até o cliente. Aproveite o serviço #LevamosAtéVocê, que manda o carro de test-drive para a casa do interessado. Explique que o veículo será entregue devidamente higienizado.

 

Compra a distância: muita gente não sabe que a toda a negociação pode ser feita sem que o comprador tenha de ir à loja. Explique como funciona, quanto tempo leva o processo e que até a assinatura do contrato pode ser feita de longe, via autenticação eletrônica.

Atendimento BV

Este site usa cookies e outras tecnologias semelhantes de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade, o que pode acarretar no tratamento de dados pessoais. Ao continuar navegando, você declara estar ciente dessas condições.