Se você pretende comprar uma moto, é muito provável que tenha dúvidas sobre o modelo ideal para as suas necessidades. Tudo isso porque, atualmente, existem diversos tipos de moto disponíveis no mercado.
De acordo com dados da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), há cerca de 34,2 milhões de motocicletas em circulação no Brasil. E, dentro dessa categoria, há uma infinidade de modelos.
Prática e mais barata do que um carro, a moto já vem sendo um dos principais meios de transporte no Brasil. Não é à toa que 1 em cada 3 cidades já tem mais motos do que carros circulando.
Dessa forma, antes de tomar a sua decisão, que tal conhecer qual é o melhor tipo de moto para o seu dia a dia? Siga a leitura deste conteúdo e fique por dentro de todas as variações desse veículo de duas rodas.
Como as motos são classificadas?
Primeiramente, vale destacar que as motos podem ser classificadas de acordo com seu uso e design. Algumas são projetadas para um desempenho em estradas asfaltadas (on-road), enquanto outras são dedicadas a terrenos acidentados (off-road).
Além disso, muitos modelos oferecem um equilíbrio entre conforto e desempenho. Tudo isso afeta até mesmo a forma de como pilotar a moto.
Veja, a seguir, os principais tipos desse veículo que estão disponíveis no mercado:
Naked
Conhecidas por um visual mais despojado e pela mecânica exposta – o termo “naked” significa “nua” –, as motos naked são ideais para quem busca uma experiência de pilotagem mais esportiva, sem deixar de lado o conforto.
Esse tipo de moto é bem versátil e se destaca como uma ótima opção tanto para o dia a dia na cidade quanto para viagens curtas.
Além disso, é importante destacar que elas possuem, geralmente, um custo de manutenção mais acessível e atraem pilotos iniciantes e experientes.
Cub
Fonte: Autoesporte
Outro tipo de moto bastante popular é a cub. Perfeitas para trajetos urbanos, as motos cub se destacam pelo baixo consumo de combustível. Outro ponto positivo é a facilidade de condução. Sendo assim, ela é uma excelente alternativa para quem busca praticidade no que se refere a como pilotar moto.
Esses modelos costumam ter motores de baixa cilindrada, sendo mais acessíveis e de manutenção mais simples.
Dotadas de um câmbio semiautomático, as cubs são amplamente utilizadas como veículos de trabalho ou transporte pessoal no dia a dia.
Scooter
Uma categoria de sucesso entre os tipos de moto são as scooters – verdadeiros sinônimos de conforto e praticidade para o cotidiano. Elas contam com um design mais compacto e câmbio automático, sendo ideais para o uso urbano.
Para quem lida com grandes centros ou locais com trânsito intenso, uma moto do tipo scooter pode ser a melhor alternativa. Além de práticas, esses modelos oferecem espaço para armazenamento sob o assento e são extremamente fáceis de pilotar.
Também vale destacar seu design moderno e atraente, o que faz da moto scooter uma escolha popular entre jovens e profissionais que procuram agilidade e estilo.
Custom
Diferentemente das demais, as motos custom são famosas por seu visual clássico, com um tipo de pilotagem mais relaxada. Ideais para viagens longas, elas oferecem conforto e estabilidade em estradas.
Outro aspecto interessante desse modelo é o seu motor mais potente e um design marcante. No entanto, é importante considerar que o custo de manutenção e o consumo de combustível costumam ser mais elevados.
Trail e Big Trail
Por fim, um dos tipos de moto que você pode optar são os modelos projetados para trajetos mais acidentados: as chamadas motos trail e big trail. Essas categorias se destacam especialmente em viagens off-road, contando com uma suspensão reforçada e pneus adequados para diferentes tipos de solo.
Enquanto as trail são mais compactas e indicadas para quem está começando, as big trail oferecem maior potência e conforto. Contudo, ambas são ideais para longas expedições.
Sendo assim, se você é apaixonado por explorar novos caminhos e se aventurar, esses modelos são uma excelente escolha.
Existe diferença entre moto e motoneta?
Agora que você já sabe quais são os principais tipos de moto, vale lembrar das diferenças entre moto e motoneta. Na verdade, apesar de ambos serem veículos de duas rodas, motos e motonetas possuem algumas diferenças, especialmente em termos de design e uso.
As motos são, geralmente, mais robustas e possuem motor de maior cilindrada. Elas são indicadas para trajetos mais longos ou para quem busca velocidade e desempenho.
Por outro lado, as motonetas são menores e mais leves. Assim, é muito comum que elas tenham câmbio automático ou semiautomático, resultando em opções mais indicadas para trajetos curtos e urbanos.
Como pilotar moto com segurança?
Pilotar uma moto exige atenção redobrada, especialmente para a segurança de quem as conduz.
Mas o que fazer para conduzir o seu veículo de duas rodas com cuidado no dia a dia? Algumas práticas a serem adotadas são:
- Use equipamentos de proteção: sempre utilize capacete e roupas adequadas para pilotar.
- Respeite as leis de trânsito: coloque atenção aos limites de velocidade e demais sinais e leis de trânsito.
- Evite pontos cegos: tenha cuidado ao mudar de faixa e mantenha uma distância de seguimento adequada de veículos maiores.
- Revise sua moto regularmente: certifique-se de que todos os componentes estão em bom estado antes de pilotar.
- Seja visível: use roupas refletivas, especialmente à noite, para evitar acidentes.
Pode dirigir moto de chinelo?
Indo direto ao ponto, a resposta é não: não é permitido dirigir moto de chinelo. Essa prática coloca a sua segurança em risco, já que reduz a aderência dos pés aos pedais, o que pode causar graves acidentes.
Além disso, de acordo com o artigo 252 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), caso a pessoa não esteja utilizando um calçado adequado nos pés, isso poderá resultar em uma multa de R$ 130,16 e adição de 4 pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
Por isso, ao dirigir sua motocicleta, opte sempre por utilizar calçados fechados, como botas, sapatilhas, sapatos ou tênis.
Quais são as formas de comprar uma moto?
Apesar de ser útil saber quais são os tipos de moto, também é importante entender como você deseja comprar a sua, uma vez que existem várias maneiras de adquirir esse veículo de duas rodas.
O ideal é optar pela forma que mais se adequa ao seu contexto e situação financeira atual. Veja, na sequência, as explicações de cada uma das maneiras possíveis de comprar uma moto:
À vista
Uma das principais formas de comprar uma moto é realizando o pagamento à vista, método que pode conceder bons descontos.
Além disso, ao comprar uma moto dessa maneira, é possível elevar o seu score de crédito – isto é, a sua pontuação como um bom pagador.
Porém, é sempre importante se atentar à sua situação financeira atual e avaliar se, caso realize o pagamento à vista, ainda terá uma reserva de dinheiro na conta. Lembre-se de que imprevistos acontecem e, por isso, um bom planejamento financeiro é sempre indispensável.
Consórcio
Outra alternativa para quem já escolheu qual tipo de moto deseja comprar é fazer um consórcio. Essa é uma opção possível para quem não tem pressa em adquirir o veículo de duas rodas ou não possui todo o valor para pagar à vista.
Nessa forma de pagamento, a pessoa interessada se une a um grupo com o mesmo objetivo para acumular a quantia necessária para a obtenção de uma carta de crédito – dentro de um período de tempo que pode variar entre 24 e 60 meses.
Assim, cada integrante compra uma cota do consórcio e paga as prestações para ter acesso à quantia de dinheiro equivalente ao veículo.
Contudo, preste muita atenção na empresa com a qual você vai fechar o contrato. Pelo fato de o consórcio ser bastante acessível, alguns indivíduos com más intenções podem se aproveitar disso para aplicar golpes financeiros.
Financiamento
Por fim, outra excelente opção para comprar uma moto é optar por um financiamento. Nesse caso, você pega o dinheiro emprestado de um banco ou instituição financeira e compra o seu veículo de duas rodas em uma loja ou concessionária.
Portanto, analise o seu orçamento, faça uma pesquisa de mercado e compare preços e condições para tomar a sua decisão.
O BV, por exemplo, é especialista em financiamento de veículos e conta com uma presença de mais de 30 anos no mercado. Aqui, você pode pagar as suas parcelas em até 60 vezes e tem acesso a uma das menores taxas.
Já escolheu o seu tipo de moto preferido? Então, aproveite essa oportunidade e faça a sua simulação de financiamento com a gente!