Sem dúvida alguma, recorrer às linhas de crédito oferecidas por bancos ou instituições financeiras é uma maneira de conseguir um dinheiro extra para colocar as contas em dia ou realizar algum sonho.
O empréstimo com garantia de veículo, por exemplo, funciona como uma oportunidade para isso. Ao oferecer o automóvel como garantia, é possível receber uma determinada quantia para usar da maneira que quiser.
Existem pessoas que, por inúmeras razões, podem querer solicitar um empréstimo em nome de terceiros. Contudo, mesmo com a intenção de ajudar, o empréstimo em nome de outra pessoa pode acabar prejudicando a todos os envolvidos. Quer entender os motivos disso? Continue a leitura abaixo!
Empréstimo com garantia de veículo: o que é?
No empréstimo com garantia de veículo, você usa o seu automóvel para conseguir até 120% do valor dele e tem a liberdade de utilizar essa quantia em dinheiro do jeito que quiser. O contrato desse tipo de crédito é feito com um banco, como o BV, e o veículo fica alienado à instituição até a quitação de todas as parcelas.
Por existirem alguns requisitos para ter acesso ao crédito, algumas pessoas realizam o empréstimo em nome de terceiros para conseguir aproveitar as mesmas vantagens – de modo que não precisam, necessariamente, cumprir tais requisitos.
Contudo, mesmo que haja consentimento de ambas as partes envolvidas, todas as cobranças e assinaturas são feitas no nome do titular.
Afinal, é crime fazer empréstimo em nome de outra pessoa?
Sim! Fazer empréstimo em nome de outra pessoa pode ser um ato enquadrado como crime de falsidade ideológica ou estelionato. Isso ocorre porque você empresta sua identidade e assinatura para que outra pessoa possa usar os serviços em seu nome.
Por esse motivo, tome muito cuidado ao cogitar tomar essa atitude ou aceitar que uma outra pessoa solicite um empréstimo em seu nome.
Por que não pedir empréstimo em nome de outra pessoa?
Emprestar o nome para terceiros realizar empréstimos pode trazer consequências perigosas. Segundo o Serasa, em 2023, as principais causas de endividamento foram a falta de controle financeiro e a diminuição de renda, sendo que o setor credor concentrou 64,03% das dívidas.
Com o endividamento, fica mais difícil de conseguir crédito e muitas pessoas acabam recorrendo ao empréstimo em nome de terceiros. Contudo, isso pode gerar complicações financeiras e desentendimentos entre os indivíduos que optarem por esse tipo de estratégia.
Quer saber quais outras consequências que o empréstimo em nome de terceiros pode causar? Então, confira a lista abaixo:
1. Ficar responsável pela dívida
O empréstimo com garantia de veículo, por exemplo, garante a oportunidade de pagar as parcelas em até 72 vezes. Por isso, ao contratar esse tipo de crédito para auxiliar outra pessoa, você estabelece um compromisso de longo prazo com a instituição financeira, e fica difícil prever se nesse período seu amigo ou parente manterá as condições financeiras para lhe pagar o que deve por diversas razões.
2. Desorganização financeira
Mesmo que você mantenha as suas contas em ordem e resolva fazer um empréstimo em nome de outra pessoa, não dá para garantir que ela também seja organizada financeiramente.
Caso ela comece a atrasar os pagamentos combinados com você, pode gerar um descontrole no seu planejamento mensal, levando-o a sacar recursos de suas reservas financeiras ou até a contratar outros tipos de empréstimo, a fim de repor o dinheiro necessário.
3. Improdutividade ou problemas de saúde
O estresse gerado por todos os riscos acima pode levar você a ter dificuldades de concentração no trabalho, além de efeitos na saúde e qualidade de vida.
Segundo o Serasa, o empréstimo em nome de terceiros pode causar danos emocionais, pois as preocupações aumentam e os envolvidos costumam ser pessoas próximas e queridas.
Busque outras possibilidades de ajuda e evite fazer esse tipo de transação.
Conheça outras alternativas possíveis
Recusar dinheiro não significa “dar as costas” a seu amigo ou parente. Existem inúmeras maneiras de apoiar alguém em dificuldades. É possível, por exemplo, auxiliar a pessoa a encontrar um emprego ou trabalho temporário que amplie a renda e permita obter o recurso que necessita.
Ainda, você pode oferecer seu tempo, auxiliando-a em alguma atividade para gerar renda extra, como trabalhos manuais, culinária, entre outras. Pode, também, oferecer seu apoio emocional e acolhimento nas horas difíceis ou oferecer sua casa para ela celebrar datas comemorativas com economia.
Como regra geral, só é recomendável fazer um empréstimo em nome de terceiros nas situações em que você tem total controle de suas contas e dinheiro próprio sobrando. Mesmo nessa situação, separe uma reserva suficiente para cobrir suas próprias emergências por alguns meses.
Para ver outras dicas sobre empréstimos e financiamentos, continue navegando em nosso blog e confira conteúdos sobre o tema!