O mercado de automóveis começou o ano movimentado! O IBV Auto, índice do banco BV que acompanha a variação nos preços de automóveis leves usados, registrou uma alta de 0,90% em janeiro. Esse avanço, impulsionado especialmente pela região Nordeste (que teve uma inflação dos automóveis de 1,28%), indica um aquecimento no setor.
Mas, o que isso muda para quem quer comprar ou vender um carro usado? Neste guia, vamos te explicar tudo sobre o IBV Auto e quais automóveis tiveram mais variação de preço!
O que é o IBV Auto e como ele é calculado
O IBV Auto funciona como uma régua para quem compra ou vende carros. Ele acompanha a variação de preços do mercado de usados em todo o Brasil, e te ajuda a entender se o momento é de valorização ou de baixa. O cálculo é feito com base em dados reais de negociação de automóveis.
Quais foram os destaques de janeiro
Tradicionalmente, janeiro é um mês de menor movimento, mas em 2026 a realidade foi diferente. O aumento do IBV Auto indica que a busca por automóveis usados está aquecida, tendo alta em modelos de carros populares.
Modelos em alta no IBV Auto
-
Fiat Palio: um clássico que segue muito valorizado, com aumento de 3,30%.
-
Hyundai HB20: o queridinho dos brasileiros registrou alta de 2,82%.
-
VW Gol: outro modelo de alta liquidez que subiu 1,45%.
E as quedas no valor do veículo
Indo contra a tendência de alta, alguns modelos apresentaram desvalorização em janeiro, sendo eles:
-
GM Celta: queda de -1,44%.
-
VW Crossfox: desvalorização de -0,89%.
-
Toyota Hilux SW4: foi o destaque negativo do mês, com uma queda de -3,74%.
Carros elétricos e híbridos: como fica a desvalorização
O IBV Auto trouxe resultados que mostram a desvalorização dos modelos elétricos e híbridos que foram lançados em 2023.
-
Elétricos: desvalorização acumulada de 44,9%;
-
Híbridos: a queda média ficou próxima de 23%;
-
Combustão: para comparação, a desvalorização dos carros a combustão foi de 21,6%.
O que dizem especialistas do banco BV sobre as variações
Segundo Roberto Padovani, economista-chefe do banco BV, a aceleração do IBV Auto reflete um ambiente positivo para o consumo. Jamil Ganan, diretor-executivo de Varejo do banco BV, reforça que o resultado confirma o aumento da procura nas lojas, mesmo em um mês historicamente mais fraco.
Como aproveitar este cenário de 2026
Se você está pensando em trocar de carro, veja como se planejar:
-
Vender seu usado: aproveite a alta demanda e a valorização de alguns para conseguir um bom preço na negociação;
-
Planejar a compra: pesquise os modelos que se encaixam no seu perfil e orçamento. Com os preços com tendência de alta, monitorar o preço de veículos usados ajuda a identificar a hora certa de fechar negócio;
-
Considerar um elétrico ou híbrido: apesar da desvalorização inicial, esses modelos podem ser uma opção interessante para quem busca economia de combustível e sustentabilidade.
Banco BV: seu parceiro financeiro na hora de comprar ou vender
O banco BV oferece diversas soluções para você realizar seu sonho, seja adquirindo um carro novo ou usado!
Ao planejar sua próxima conquista, você pode contar com o nosso Financiamento de Veículos, que oferece taxas competitivas e condições facilitadas. Ou ainda optar pelo Empréstimo com Garantia de Veículo, usando seu carro atual para conseguir crédito com juros mais baixos.
Consulte nossas soluções financeiras e fique de olho nas próximas divulgações do IBV Auto para tomar as melhores decisões no mercado de usados em 2026! Para mais conteúdos e dicas financeiras, continue acompanhando o BV Inspira.
Este conteúdo foi criado com o auxílio de IA, mas revisado e aprimorado por nossa equipe para garantir a qualidade e relevância da informação.


