BV Inspira
Conteúdos para deixar mais leve a vida
financeira de pessoas e empresas.
Como fazer que as parcelas do empréstimo caibam no orçamento
Confira dicas para você fazer a contratação de empréstimo pessoal com parcelas que cabem no seu orçamento!

Categoria: Crédito Pessoal
Imagine que você precisa de dinheiro agora para realizar algo importante como a reforma da casa, urgente como um tratamento de saúde ou até mesmo aproveitar uma oportunidade, como uma viagem de estudos, mas não tem a quantia necessária. Então decide contratar um empréstimo pessoal, mas ainda não sabe muito bem se vai conseguir pagar.
Esta dúvida é comum e muito bem-vinda para motivar você a se organizar e tomar uma decisão consciente para que este crédito seja uma solução na sua vida.
Afinal, o que todo mundo quer é ter as contas em dia, passar longe da inadimplência (e consequentemente das listas dos órgãos de proteção ao crédito) e dormir com tranquilidade, certo? Mas o que fazer para que isso aconteça? Continue a leitura e veja aqui!
Procure seu banco
O primeiro passo é procurar sua instituição financeira para conhecer os modelos de empréstimos disponíveis e as condições de cada um. No BV, por exemplo, você consegue acessar essas informações e muito mais sem sair de casa. Todo o nosso processo é feito de maneira online, pensando na sua tranquilidade. Acesse nosso site e confira como pedir um empréstimo pessoal BV.
Calcule o valor total a ser pago
Além do valor da parcela e dos juros cobrados, você deve conhecer também os encargos, tarifas e seguros que incidem sobre ela para saber qual será o valor total do crédito (também chamado de custo efetivo total).
Assim, poderá calcular o impacto do empréstimo no seu orçamento. Solicite essa informação à instituição e faça contas para avaliar sua capacidade de pagamento. Se preferir, você pode usar a Calculadora do Cidadão, criada pelo Banco Central para esta finalidade.
O controle financeiro unido a uma plano para o dinheiro do empréstimo pessoal podem te ajudar!
Tenha organização financeira
Controlar o próprio orçamento vale para todos que desejam ter uma vida financeira saudável, mas para quem pensa em contratar um crédito, esta regra é fundamental. Veja 5 passos para organizar suas contas:
- Mensalmente, faça uma tabela com duas colunas, uma para as entradas e outra para as saídas de dinheiro.
- Coloque tudo no papel, da escola dos filhos ao cafezinho com o amigo, registre todas as movimentações sem exceção.
- Separe as contas por categoria para saber quanto gasta em alimentação, moradia, transporte, saúde, beleza, educação, lazer e celebrações. Assim, você saberá para onde vai seu dinheiro – você conseguirá, inclusive, visualizar se esta distribuição está de acordo com o que você considera mais ou menos importante.
- Compare as colunas de entradas e saídas para ter uma visão ampla e detalhada de sua situação financeira. Aliás, nessa análise, você conseguirá saber se tem facilidade ou dificuldade em otimizar gastos e economizar.
- Agora inclua o valor mensal do crédito que pretende contratar e avalie se o valor que você ganha no mês é suficiente para cobrir seus gastos, incluindo as parcelas do seu crédito.
Use a criatividade
Se o orçamento está apertado, pense em formas de ter um pouco mais de folga para o pagamento das parcelas. Veja se consegue negociar alguns compromissos, diminuir custos mensais ou buscar formas de gerar novas rendas.
Que tal tentar conseguir um desconto na escola das crianças durante alguns meses? Usar mais transporte público do que carro? Ou, ainda, fazer um trabalho extra aos finais de semana? Pense que novas experiências podem ser ricas e divertidas e trazer mais tranquilidade para você.
Envolva toda a família
A reforma da casa, a compra de um utensílio doméstico ou um tratamento de saúde são objetivos que têm impacto na vida da família como um todo. Esta é uma boa oportunidade para iniciar um planejamento financeiro coletivo.
Convide cada um a pensar como pode colaborar com o corte de gastos ou contribuir com ajuda financeira, por exemplo. Quando todos colaboram com a solução, fica mais leve cumprir os compromissos e aumenta o sentimento de responsabilidade, união e pertencimento.
Se entrou algum dinheiro, amortize
Décimo terceiro salário, férias, bônus. Antes de usar estas quantias extras, que não entram todos os meses, para outras finalidades, considere a possibilidade de pagar mais uma parte do seu crédito agora.
Assim, você diminui o valor das parcelas (ou número de meses para pagar), adiantando, assim, a sua tranquilidade e possibilidade de, em breve, usufruir do seu dinheiro para novas conquistas ou formar sua reserva financeira.
Gostou das dicas? Confira mais informações sobre empréstimo pessoal em nosso blog!
“Através do nosso blog você tem acesso às informações atualizadas e relevantes do mercado financeiro. No entanto, as informações aqui apresentadas têm como única intenção o caráter informativo, estando baseadas em dados de conhecimento público, não significando, portanto, quaisquer compromissos por parte do Banco BV e não constituem uma obrigação ou um dever para o leitor. O conteúdo disponibilizado é elaborado por terceiros e publicado pelo Banco BV. O Banco BV e suas empresas coligadas se eximem de qualquer responsabilidade por quaisquer prejuízos, diretos ou indiretos, que venham a decorrer da utilização deste material e de seu conteúdo. Dúvidas, sugestões e reclamações, entre em contato com o Serviço de Atendimento ao Cliente pelo telefone 0800 728 0083 ou pelo e-mail sac@bv.com.br. Deficientes Auditivos e de Fala: 0800 701 8661. Se desejar entrar em contato com a Ouvidoria, ligue para 0800 707 0083 (Deficientes Auditivos e de Fala: 0800 701 8661)”.