BV Inspira
Conteúdos para deixar mais leve a vida
financeira de pessoas e empresas.
Existe empréstimo para negativado? Faça de forma segura!
Quer conferir se existe empréstimo para negativado? Leia este conteúdo, veja quais existem e como fugir de golpes!

Categoria: Crédito FGTS
O Brasil tem registrado um número alto de pessoas que se endividam fazendo compras parceladas e que ficam inadimplentes por não conseguirem pagar as contas. Quase 80% das famílias brasileiras estão endividadas e 30% estão inadimplentes.
Este é o levantamento da Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic) em relação ao mês de setembro. Ela foi feita pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).
Estes dados refletem a realidade do brasileiro, que tem recorrido ao parcelamento e até ao crediário das lojas para comprar o que precisa. A pessoa endividada é aquela que tem faturas e prestações que vão vencer, como a do cartão de crédito, empréstimo, etc.
Mesmo tentando diminuir o peso das contas no mês, ainda não é suficiente para algumas famílias manterem suas finanças. A pessoa inadimplente é aquela que está com dívidas que já venceram e não têm como pagar.
Ao entrar nesse ciclo de novas despesas e acúmulo de contas em atraso, fica cada vez mais complicado conseguir algum tipo de crédito. Com o nome sujo, parece uma missão impossível, mas a verdade é que existe empréstimo para negativado.
Neste conteúdo, vamos explicar como ele funciona e como você pode sair das dívidas e limpar seu nome. Confira!
Afinal, existe empréstimo para negativado?
Sim, existe empréstimo para negativado! A primeira coisa que você precisa saber sobre ele é que as taxas podem ser mais altas do que outras linhas de empréstimo. Mas, existem opções que têm um custo mais baixo por causa da fonte de renda que você vai usar para pagar o empréstimo.
De modo geral, as taxas do empréstimo para quem está negativado são mais altas do que o normal porque o histórico de inadimplência é um sinal de alerta de que a instituição que vai emprestar o dinheiro também poderá ficar sem receber. Para compensar esse risco, os juros são maiores.
No entanto, algumas opções como o empréstimo FGTS pode ajudar quem tem nome sujo a pagar menos juros. Mais adiante, vamos mostrar quais são as opções de empréstimo para negativado disponíveis no mercado hoje em dia.
É seguro fazer um empréstimo para negativado?
Quando você está cheio de dívidas atrasadas, fica difícil distinguir quem realmente quer te ajudar ou se aproveitar da situação, não é? No desespero, acaba recorrendo aos agiotas ou caindo em golpes.
Existe empréstimo para negativado em empresas de confiança. Geralmente, o procedimento pode ser feito online e sempre pelos canais oficiais. É seguro contratar essa linha de crédito quando você busca opções confiáveis. Afinal, pior do que a insegurança de não ter dinheiro e estar devendo é perder com golpistas, certo?
Quais cuidados tomar ao fazer um empréstimo para negativado?
Confira, a seguir, alguns pontos para você considerar antes de fazer um empréstimo desse tipo:
- Desconfie de pessoas que entram em contato direto pelo seu Whatsapp ou enviam mensagens pelas redes sociais oferecendo crédito;
- Os bancos e financeiras de confiança têm todas as informações claras para você conferir no site oficial delas;
- Tome cuidado ao pesquisar pelas empresas que oferecem empréstimo para negativado no Google. Podem haver anúncios e até sites falsos com endereço parecido ao de instituições conhecidas. Preste bastante atenção antes de passar seus dados ou fazer contato;
- Sites fraudulentos podem apresentar textos com erros de ortografia e não ter dados de contato, como e-mail e telefone;
- Nenhuma empresa pode pedir um depósito antecipado para poder liberar o dinheiro do empréstimo. Outras pedem o adiantamento para pagar algum imposto também. Por mais correta que a empresa aparenta ser, é golpe!
- O Banco Central tem uma página onde você pode buscar pelas empresas que estão autorizadas a trabalhar com esse tipo de serviço. Na dúvida, confira.
- Busque pela instituição em sites de reputação, como o Reclame Aqui, e avalie se ela é confiável e como é o atendimento que ela oferece.
Além dos golpes, é importante prestar atenção às taxas abusivas. Compare o Custo Efetivo Total (CET) entre as empresas. O CET indica todas as taxas e encargos que você irá pagar.
Em alguns casos, uma instituição financeira oferece uma quantidade de parcelas maior, prometendo uma “facilidade” para você conseguir pagar. Mas, no final das contas, poderá pagar uma quantia de juros muito mais alta por conta desse prazo.
3 principais empréstimos para negativado
Você já sabe que existe empréstimo para negativado, então estude sobre quais são as opções que estão no mercado!
Confira, agora, quais são essas opções de empréstimo e como cada uma funciona:
Empréstimo FGTS
É a opção mais segura para quem empresta e para quem toma o dinheiro emprestado quando se está com o nome sujo. Traduzindo, isso quer dizer que as taxas podem ser bem mais baixas do que as opções convencionais que vamos mostrar mais abaixo.
Como funciona o empréstimo FGTS
No empréstimo FGTS, você recebe o dinheiro da instituição financeira e paga as parcelas usando o saldo do seu Fundo de Garantia do Tempo de Serviço. Normalmente, esse valor que fica nas contas do fundo só pode ser usado em situações específicas, como demissão sem justa causa, compra de imóvel, aposentadoria, etc.
Mas, desde 2019, é possível escolher a opção de sacar uma quantia do FGTS uma vez por ano, o chamado Saque-Aniversário. Nele, você recebe uma parcela do seu saldo no mês do seu nascimento até que ele acabe. Isso pode pode levar alguns anos, dependendo do montante que tem nas contas ativas e inativas.
Quem escolhe o Saque-Aniversário e precisa de mais dinheiro para pagar as contas pode recorrer ao Empréstimo FGTS. Depois que você recebe o valor, não precisa juntar dinheiro para quitar as parcelas da dívida porque elas são descontadas diretamente do seu FGTS. Ou seja, a parcela que você receberia do Saque-Aniversário vai para a instituição financeira que emprestou o dinheiro.
Custo e pagamento do empréstimo FGTS
Por ser um valor que já existe, você não precisa estar trabalhando e pode estar com o nome sujo para fazer esse empréstimo. Os juros, neste caso, são mais baixos do que outras opções para negativados.
Empréstimo com garantia
No empréstimo com garantia, você usa algum bem para reforçar seu compromisso de quitar a dívida. Os imóveis e veículos são os bens mais comuns a serem usados nessa operação.
Como funciona o empréstimo com garantia
O contrato do empréstimo terá a descrição de qual bem vai ser usado como garantia. O bem fica alienado à instituição financeira, como uma posse indireta. No entanto, o bem continua no seu nome, já que você segue com a posse direta dele.
Se a garantia for um imóvel, você pode continuar morando nele. Se for um veículo, pode continuar a usá-lo. Quando o contrato terminar, a alienação acaba também. No BV, já é possível solicitar empréstimo com garantia de veículo!
Quer entender mais? Então, confira nossos artigos sobre o assunto aqui!
Custo e pagamento do empréstimo garantido
Por ser uma linha de crédito que oferece uma garantia de pagamento, as taxas podem ser menores do que outras. No entanto, os custos são diferentes para quem tem nome sujo ou limpo.
Se você ficar inadimplente, o maior risco é que o bem seja levado a leilão. O dinheiro da venda é usado para pagar a dívida. Além disso, o valor do bem poderá ser inferior ao total do empréstimo e, mesmo que perca o bem, ainda poderá ficar devendo uma parte.
Consignado Privado
O empréstimo consignado privado é voltado para pessoas que trabalham com carteira assinada em uma empresa particular. Isso significa que a garantia de pagamento é o vínculo do emprego e o salário que cai na conta todo mês.
Como funciona o consignado privado
Nesse tipo de empréstimo, as parcelas são debitadas antes do salário entrar na sua conta. Ou seja, ele é descontado da sua remuneração líquida a cada mês e vai direto para a instituição financeira.
Assim, o risco de não honrar a parcela “por falta de dinheiro” é menor, já que você não precisa pagar boleto nem enviar dinheiro para lugar nenhum. A transação é automática por ser descontado da folha de pagamento.
Custos e pagamento do empréstimo consignado privado
Assim como acontece no Empréstimo FGTS, o empréstimo consignado privado pode ter juros menores do que outras modalidades. Mas, quem está negativado vai pagar uma taxa um pouco acima por causa do histórico de pagamento.
O peso de estar com o nome sujo aumenta o risco para a instituição financeira quando você sai do emprego. Mesmo que perca ou mude a fonte de renda, a dívida precisa ser paga.
O banco BV também já oferece o empréstimo consignado privado! Basta que a empresa em você trabalha ter vínculo com a gente para você fazer sua análise de crédito.
Quer entender como fazer isso? Nosso blog está repleto de artigos que podem te orientar.
6 estratégias para limpar seu nome
Agora que você já sabe que existe empréstimo para negativado, confira algumas dicas para limpar o nome!
A seguir, separamos algumas dicas para você se organizar financeiramente e conseguir limpar seu nome de vez:
1. Atualize as informações sobre a sua dívida
Se você está inadimplente com mais de uma empresa, é importante checar com os escritórios de proteção ao crédito, como SPC e Serasa, para saber quais são elas. Entre em contato e informe-se sobre o montante da dívida, com juros e correção monetária. Identifique qual é o valor original que deveria pagar e quanto está hoje.
Liste suas dívidas e ordene priorizando as mais caras e as essenciais, como o cheque especial do banco e a mensalidade da escola do filho, por exemplo. Veja quais têm juros elevados porque elas precisam ser pagas para conter o efeito bola de neve da dívida.
2. Verifique como pode pagar cada pendência
Aproveite o contato com as empresas e verifique quais são as possibilidades que elas oferecem para negociar a dívida. Anote todas as opções e estude com cuidado.
Em muitos casos, elas podem oferecer diversas parcelas mas colocam um juros abusivo. Nessa etapa, você deve apenas se informar sobre as condições de pagamento.
3. Veja qual é a sua realidade financeira
Você consegue pagar algum valor mensal para quitar suas dívidas? Para saber isso, você precisa fazer um orçamento financeiro, com a relação das principais despesas e suas fontes de receita a cada mês. Avalie quais são os gastos que pode diminuir ou cortar e tenha a clareza de quanto consegue usar para pagar o que ficou pendente.
Veja se o valor que consegue direcionar para pagar as dívidas é suficiente. Avalie também se é melhor pagar todas essas empresas fazendo um empréstimo para negativado e ter um compromisso com uma única instituição.
Você vai encontrar essa resposta comparando quanto fica pagar parcelas para essas empresas separadamente, com os juros que cada uma cobra e quanto fica se quitar com todas elas de uma vez e assumir somente um empréstimo.
4. Identifique qual é o empréstimo para negativado que pode te ajudar
Sabendo qual é a sua realidade financeira, você consegue identificar qual é o tipo de crédito que vai fazer mais sentido. Clientes com dívidas com o BV, por exemplo, podem usar o saldo do FGTS para quitar a pendência.
Escolha o tipo de empréstimo para negativado, envie seus dados, confira o contrato e aguarde a aprovação. Claro que o processo de solicitação de empréstimo pode variar em cada instituição financeira.
5. Quite as dívidas e limpe seu nome
Se você fez um empréstimo, tem poder para negociar as dívidas, principalmente porque poderá quitá-las de uma vez. O que as empresas mais querem é o dinheiro pendente e vai preferir reduzir o valor total do que prolongar um acordo.
Com o valor do empréstimo, você pode quitar as dívidas e pedir à empresa que cadastrou seu nome nos escritórios de crédito para regularizar a situação. Assim que você começa a pagar a negociação, a empresa pode fazer o pedido e seu nome deixa de ficar negativado em poucos dias.
6. Evite novas dívidas
Agora que você passou por essas etapas de organizar suas finanças e assumir um compromisso de limpar seu nome de vez, é importante que evite novas dívidas. Avalie a necessidade antes de comprar por impulso, de aproveitar uma promoção ou de passar tudo no cartão de crédito se não tiver controle.
Você viu que existe empréstimo para negativado e que as opções podem contribuir para melhorar a sua realidade financeira, não é? Então aproveite as dicas acima e conte com o BV para o que precisar!
“Através do nosso blog você tem acesso às informações atualizadas e relevantes do mercado financeiro. No entanto, as informações aqui apresentadas têm como única intenção o caráter informativo, estando baseadas em dados de conhecimento público, não significando, portanto, quaisquer compromissos por parte do Banco BV e não constituem uma obrigação ou um dever para o leitor. O conteúdo disponibilizado é elaborado por terceiros e publicado pelo Banco BV. O Banco BV e suas empresas coligadas se eximem de qualquer responsabilidade por quaisquer prejuízos, diretos ou indiretos, que venham a decorrer da utilização deste material e de seu conteúdo. Dúvidas, sugestões e reclamações, entre em contato com o Serviço de Atendimento ao Cliente pelo telefone 0800 728 0083 ou pelo e-mail sac@bv.com.br. Deficientes Auditivos e de Fala: 0800 701 8661. Se desejar entrar em contato com a Ouvidoria, ligue para 0800 707 0083 (Deficientes Auditivos e de Fala: 0800 701 8661)”.